5 dicas para manter um atendimento personalizado e conquistar seus clientes

O atendimento personalizado permite a aproximação com seu cliente e o alcance de novos patamares no relacionamento com o mesmo! Leia para saber mais!

Nos últimos anos, houve intenso crescimento da exigência dos consumidores por experiências completas e agradáveis nos processos de compra,  para que fossem convencidos. 

Segundo a pesquisa Personalization Pulse Check, realizada pela Accenture no final de 2017, 91% dos consumidores têm mais chances de comprar de marcas que façam ofertas e recomendações relevantes a eles. 

Além disso, na mesma pesquisa, 83% dos consumidores estão dispostos a compartilhar dados para permitir uma experiência personalizada. 

Empresas de sucesso como Nubank, Magazine Luiza e Amazon apostam suas fichas em um atendimento personalizado e excelente. E isso, combinado a outros fatores, as levou muito longe.

Com isso em mente, este artigo tem como propósito te ajudar a desenvolver esse atendimento personalizado em seu negócio. 

Você aprenderá o que significa ter um atendimento personalizado e algumas dicas para proporcioná-lo. 

O que é um atendimento personalizado?

O atendimento personalizado consiste na personalização da comunicação com os clientes. Por meio dessa personalização, é possível que o cliente identifique-se com mais facilidade à marca. 

Com o atendimento personalizado, você não só oferece seu produto ou serviço ao cliente, mas também quer realmente ajudá-lo a resolver seu problema e demonstra isso de forma amigável e com uma abordagem próxima. 

Essa personalização deve acontecer com base no perfil de pessoas com quem sua empresa lida. Dessa forma, é possível entender e resolver os problemas dos clientes com mais assertividade. 

Por isso, é muito importante saber suas preferências, linguagem e estilo de vida, para desenvolver uma abordagem adequada e personalizada nos atendimentos. 

É importante destacar que o atendimento personalizado não precisa ser algo complexo. Às vezes, apenas o envio de mensagens automatizadas com o nome do cliente escrito é suficiente e faz a diferença. 

São os pequenos detalhes combinados que fazem grande diferença no sucesso de um atendimento. 

Mas, afinal, por que investir em um atendimento personalizado?

Vantagens do atendimento personalizado

Agora que você entendeu um pouco mais sobre como funciona o atendimento personalizado, conheça algumas vantagens de utilizá-lo no seu negócio. 

  • Reconhecimento de marca
  • Fidelização de clientes
  • Credibilidade

O atendimento personalizado colabora para otimizar cada um dos pontos do negócio citados acima. 

Reconhecimento de marca 

Pense em uma empresa que tem aquele atendimento incrível, tão bom, que você não esquece até hoje da forma como foi atendido. 

Uma experiência positiva com determinada marca nos deixa satisfeitos e, ao mesmo tempo, com vontade de compartilhá-la com as pessoas mais próximas. 

Essa vontade de compartilhar gera uma reação em cadeia, e quanto mais pessoas sabem da marca e têm uma experiência positiva com a mesma, maior será o reconhecimento dessa marca, sem a necessidade de incentivar sua divulgação. 

Fidelização de clientes

Outra vantagem que o atendimento personalizado pode trazer é o aumento da fidelização de clientes. 

O atendimento personalizado proporciona uma visão muito boa da marca para o cliente, e ele tem um sentimento de exclusividade quando atendido com customização. Portanto, é possível consolidar relacionamentos mais profundos com os mesmos. 

A probabilidade de esses clientes voltarem a fazer negócios com sua marca é muito grande, mesmo que seu produto/serviço seja mais caro, eles reconhecem que pagam pela experiência, não apenas pelo produto. 

Para se ter uma ideia, em pesquisa realizada pela revista Pequenas Empresas, Grandes Negócios, 61% dos consumidores alegaram que um bom atendimento é mais importante que o preço ou a qualidade dos produtos. 

Credibilidade

A credibilidade é um fator essencial para conquistar mais espaço no mercado e alavancar um negócio. 

Como já foi explicado, o atendimento ao cliente é um dos fatores de grande influência direta na imagem da marca no mercado, e, quanto melhor ele for, mais as pessoas falarão bem da marca e, portanto, maior sua credibilidade.

Interessante… Mas como faço esse atendimento personalizado?

Veja a seguir quatro dicas para oferecer o melhor atendimento personalizado!

4 dicas para oferecer o melhor atendimento personalizado

Confira agora nossas dicas essenciais para construir um atendimento personalizado eficaz. 

As seguintes dicas não são apenas pontuais, elas são práticas que você deve implementar no dia a dia de seus atendentes, para colaborar com a construção de um atendimento personalizado. 

Registre as informações do cliente

As informações que os clientes fornecem são muito valiosas. Por meio delas, é possível ter insights importantes para criar relacionamentos e levar os clientes à conversão.

Portanto, é essencial ter um registro com as informações já fornecidas pelos clientes, tanto para manter controle em relação ao perfil de consumidores da marca, quanto para colaborar com o atendimento, que pode desenvolver uma abordagem exclusiva e não precisa solicitar informações já passadas. 

Seja proativo

Outra forma de demonstrar interesse e disposição para resolver os problemas do cliente é consolidando uma equipe de atendimento proativa. 

A proatividade no processo de resolução de problemas do cliente colabora para que ele tenha sentimentos de exclusividade e satisfação. 

Conheça seu público

Saber com quem você está falando é muito importante para que o atendimento flua com mais naturalidade e o consumidor sinta-se acolhido.

Para conhecer melhor o público, é importante utilizar aquelas informações fornecidas, citadas no primeiro tópico. 

Com algumas informações sobre o cliente, é possível ter mais assertividade e customização na comunicação.

Personalize a comunicação

Por fim, adapte a abordagem e a linguagem no atendimento, de forma que elas sejam adequadas aos consumidores da marca. 

A personalização pode ser, por exemplo, a simples utilização de termos com que o público está acostumado e utiliza diariamente. 

Mas lembre-se: o atendimento deve manter alguns padrões, para que a comunicação da marca não fique confusa, prejudicando sua imagem. 

Para facilitar esse processo de padronização, existem plataformas de atendimento ao cliente que permitem integrar todos os seus canais de comunicação, como SMS, E-mail e WhatsApp. É o caso do Zenvia Chat, por exemplo. Assim, você pode gerenciar todas as suas interações em um só lugar.

A padronização do atendimento não é necessariamente negativa para a marca, porém alguns toques de personalização podem ser o que falta para atingir a excelência no atendimento

Gostou do conteúdo?

Caso queira aprofundar mais seus conhecimentos sobre o tema, confira nosso post sobre satisfação do cliente e entenda como aumentá-la por meio do atendimento.

Aproveite também para ler gratuitamente:

E-book: “Xeque-mate: para vender mais o atendimento pode ser sua grande jogada”
Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.