Saiba como notificar o cliente sobre ofertas de crédito!

Quem trabalha na área financeira sabe da importância de notificar o cliente sobre suas opções e oportunidades de crédito, pois isso é essencial para vender o seu produto, ou seja, o próprio crédito.

Todavia, tal prática deve ser feita com cuidado, especialmente por conta do cenário de recuperação econômica pelo qual passamos. Devido a isso, as pessoas tendem a ser mais resistentes na hora de adquirir um cartão, solicitar um empréstimo ou tentar um financiamento. Até mesmo o crédito oferecido por fornecedores para a compra de produtos exige abordagens planejadas e cautelosas.

Para ajudá-lo a notificar o cliente de forma adequada sobre as oportunidades de crédito, separamos algumas dicas valiosas. Não deixe de conferir!

Conheça o comportamento do seu público-alvo

Antes de enviar os comunicados, é essencial que você conheça o comportamento do seu cliente. Isso pode ser obtido por meio de uma pesquisa de mercado, pelo uso de cadastros e informações do seu banco de dados, entre outras fontes.

Por exemplo, se você atua com financiamento de imóveis, é interessante mapear quais clientes estão noivando ou se casando, pois esses possuem mais chances de comprar residências. Já quem trabalha com crédito pessoal pode se focar em universitários: estudantes costumam tomar empréstimos para terminar de quitar as mensalidades da faculdade.

E seguradoras podem analisar quais clientes compraram um veículo recentemente, visando ofertar apólices. Além disso, notifique com antecedência aquele público que procura crédito frequentemente, pois é o grupo com maior tendência a adquirir o seu produto.

Personalize suas mensagens

Mapear o comportamento do cliente também pode ser útil para entregar a opção de crédito mais conveniente e cômoda. Isso também possibilita um olhar individualizado sobre os consumidores, facilitando a personalização das mensagens.

Após realizar esse mapeamento, envie notificações customizadas não só com os dados pessoais do consumidor, como o nome, mas também com assuntos de interesse, que resolvam alguma dor ou problema daquele indivíduo. Basicamente, você se comunicará enviando soluções para as demandas de cada usuário.

Notifique o cliente sobre o crédito disponível

É preciso alertar o cliente sobre o crédito e as soluções que a sua empresa está disponibilizando para ajudá-lo a resolver os problemas. Para isso, a linguagem utilizada nas mensagens deve ser clara e objetiva, mas sem deixar de lado aquilo que interessa, ou seja, os detalhes do prazo de pagamento, os juros, os benefícios adicionais etc.

É interessante indicar o motivo pelo qual o consumidor recebeu o crédito especial, para que ele possa se sentir valorizado. Essa estratégia é utilizada com clientes que possuem um longo relacionamento com a empresa, como um benefício pela fidelidade.

Ofereça opções para que ele volte a usar o cartão

Caso a sua empresa atue com cartão e deseja conquistar de volta aquele consumidor que deixou de usá-lo, é interessante oferecer algumas opções mais vantajosas.

Você pode isentá-lo da anuidade do cartão, por exemplo. Isso traz um diferencial para o seu negócio e ainda aumenta o nível de atratividade do produto — o que pode até ajudar a recuperar clientes insatisfeitos.

Oferte produtos alternativos

Ao enviar a notificação, ofereça também alguns produtos financeiros alternativos ao que ele está acostumado. Por exemplo, sugira reverter o crédito do cartão em crédito pessoal, que costuma ter menos taxas e juros.

Essa estratégia ajuda a manter o consumidor fiel à sua marca e evita que ele vá para a concorrência, especialmente se ele não mantém relações com o seu negócio há um bom tempo.

Facilite a aquisição de crédito

Quando notificar o cliente sobre ofertas de crédito, lembre-se de disponibilizar meios de adquirir o produto sem precisar se deslocar. Quanto mais fácil a aquisição, mais chances de conquistar o consumidor.

Seguindo as dicas acima, você poderá aumentar as chances de conversão das suas mensagens. Contudo, lembre-se de planejar corretamente esse processo e escolha bem seus canais de comunicação para enviar os avisos.

Agora que você já sabe como notificar o cliente sobre ofertas de crédito, que tal descobrir como otimizar o seu processo de cobrança?

Leia Também:

Escrito por

Zenvia