Case PAC: SMS traz retorno de 25% na negociação com inadimplentes

Uma das principais recuperadoras de crédito do Brasil consegue fazer do contato com o inadimplente algo discreto, econômico e eficaz, obtendo 25% de retorno já no primeiro SMS enviado a novos devedores.

Sobre a PAC

A PAC atua há 13 anos no mercado de recuperação de crédito, atendendo a vários segmentos de negócio de grandes empresas. Constituída com base na ética e na transparência, realiza um trabalho contínuo na busca da qualificação de pessoas e de soluções operacionais e tecnológicas.

A empresa foi originada da equipe Província de crédito imobiliário, e iniciou seu trabalho fazendo a cobrança de créditos imobiliários da Caixa Econômica Federal e demais instituições financeiras. Atualmente tem a carteira de cobrança dos principais bancos do Brasil, como Santander, Banco do Brasil, Citibank, Itaú e Banrisul.

Cenário

Para a PAC, a necessidade de um primeiro contato direto com o devedor, sem interromper o seu momento de trabalho ou realizar uma cobrança ativa por meio do telefone fixo em sua residência (onde uma segunda pessoa pode atender), é uma ação de recuperação de crédito que necessita de um cuidado redobrado. Para a recuperadora, o primeiro contato é determinante para a continuidade de um processo de cobrança consolidado.

Pensando em uma maneira discreta, porém eficaz, de fazer a primeira abordagem com o inadimplente, a PAC optou por fazer da tecnologia SMS um agregador de valor na otimização de processos de cobrança, o que determina todo o seu funcionamento.

Solução Encontrada

Para Marcus Medeiros, Superintende de Operações da PAC, “Percebemos no SMS um grande ganho estratégico no contato com o devedor, na medida em que a população passou a ter grande acesso aos celulares, canal que possibilita um contato direto e maior interatividade”.

O SMS hoje é sinônimo de mais agilidade nos processos da PAC e se tornou peça fundamental para a sua operação no momento em que toda a comunicação com o inadimplente foi reestruturada. Para Marcus, “O SMS está em todos os processos de cobrança da PAC, servindo, por exemplo, para informar o 0800 para o contato do devedor; enviar o código de linha digitável para pagamento do boleto; fazer contato para manutenção de acordos, com o envio de lembretes de parcelas já acordadas; efetuar a própria cobrança com o repasse do valor em débito; e, também para, caso não haja o pagamento, perguntar por que ele não foi feito”.

Desde 2007 a PAC conta, nos envios de SMS, com a expertise da Zenvia, líder em mensagens móveis no Brasil. O envio é realizado por meio do Zenvia Connect API de Integração, que realiza os envios de SMS automaticamente, sem a necessidade de operação por parte de funcionários da recuperadora. Para Marcus, “Possuímos uma boa relação comercial e uma abertura importante na área técnica da Zenvia, que facilita bastante o contato e possibilita um maior entendimento do gateway”.

Resultados

Além da redução de recursos humanos, a PAC ganhou em assertividade nas negociações. Para Medeiros “O SMS é bastante eficaz: nossos indicadores de retorno com o uso do SMS no primeiro contato com o inadimplente chegam a 25% em negociações já formalizadas, com o pagamento direto da dívida realizada”. E completa:Além disso, o SMS substitui o telefone, o que nos traz uma redução de custos significativa. O SMS hoje tem uma representatividade muito grande na estratégia de cobrança e é considerado uma das principais ferramentas em nossa operação”.

 “A Zenvia é uma empresa séria, que conta com profissionais competentes e preocupados com a satisfação de quem atendem. Temos plena confiança na empresa, o que é fundamental na nossa relação profissional e comercial. Na Zenvia, temos segurança e garantias importantes, devido à credibilidade que a empresa conquistou, o que nos permite ter total tranquilidade na utilização do sistema de envio de SMS.”

Marcus Medeiros, Superintendente de Operações da PAC

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia