10 Perguntas e respostas sobre SMS: tudo que você precisa saber!

10 Perguntas e respostas sobre SMS que sua empresa precisa saber antes de comunicar com seu público e você vai descobrir tudo neste post!

Perguntas e respostas sobre SMS são comuns no dia a dia. Afinal, o Short Message Service já foi a forma mais popular de comunicação e chegou a substituir as ligações telefônicas. Hoje, ainda é uma das melhores formas de uma empresa se comunicar com seu público, devido às suas altas taxas de abertura e engajamento.

Algumas das perguntas mais populares são: Posso fazer uma campanha usando SMS? E o retorno sobre o investimento, vale a pena?. E, as respostas para essas perguntas e outras mais você vai encontrar ao longo deste artigo. Continue a leitura e confira Perguntas e respostas sobre SMS que podem te auxiliar!

Dez perguntas e respostas sobre SMS

1) O SMS está chegando ao fim?

Não. Atualmente o envio do SMS, tanto corporativo como o SMS Marketing, representa um excelente recurso para as marcas. Além disso, é um meio formal de comunicação entre empresas e clientes, seja para divulgar produtos, fazer ofertas, cobranças ou enviar faturas digitalmente. 

Soma-se a isso o fato da geração Y ou Millenials (dos nascidos entre 1976 e 2004)  preferirem o recebimento informações das marcas via SMS, sem contato direto com um atendente. O que garante não somente a sobrevivência, mas a permanência do SMS no mercado.

2) A diferença entre as empresas que enviam SMS em massa é apenas o preço?

A princípio, pode parecer que o preço é quem manda no serviço de SMS em massa. Não é bem assim que funciona! A principal questão para a realização de uma campanha de SMS eficiente é a qualidade. 

Para garantir os níveis de serviço de disparo de torpedos é preciso estar de acordo com os  regulamentos da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). 

Os brokers homologados junto ao órgão garantem qualidade do envio, oferecem relatórios de análise e permitem uma higienização da base, ou seja possibilita excluir os números que não são reconhecidos pelas operadoras. 

Além disso, os números não identificados pelas operadoras não são cobrados, deixando o ROI ainda mais atraente.

3) Existe SMS pirata?

A pirataria digital é muito comum e também acontece no envio de SMS em massa. Assim, como em outros meios de consumo de produtos piratas, existem falhas e instabilidades desses tipos de serviço. Por isso há iniciativas para coibir o SMS Pirata e estimular o SMS oficial. 

Empresas que oferecem envio de mensagem em massa como serviço precisam ser homologadas pela Anatel. E você pode fazer denúncias a empresas suspeitas clicando aqui.

4) Envio de SMS depende da aprovação do receptor/cliente?

A legislação prevê a possibilidade de escolher receber ou não mensagens de campanha de SMS. A  Anatel regulamentou esse direito do consumidor. Por isso, as empresas que trabalham com o envio de SMS precisam disponibilizar a opção Opt-in (para aceitar o recebimento da mensagem) e Opt-out (para sair da lista de disparo).

5) O volume de envio de SMS por operadora é limitado?

Apesar de a legislação não ser taxativa neste caso, empresas comprometidas com o consumidor final respeitam limites, muitas vezes  estabelecidos por elas mesmas. Tudo isso para não inundar a caixa de mensagens do cliente e fazer contato em horários inapropriados.

6) Como reconhecer um SMS que vem das “chipeiras”?

É muito fácil! Se você olhar a sua caixa de entrada, vai saber diferenciar na hora o SMS que vem das empresas não oficiais que usam chips de celulares comuns para disparar mensagens em massa. 

O emissor legalizado tem até seis dígitos. Já o da “chipeira” é identificado como um número de celular comum, de oito a nove casas. Isso porque, elas acondicionam até 1 mil chips com números diferentes de telefone. 

Sendo assim, é  muito difícil optar por não receber as mensagens quando o serviço de campanha SMS é feito dessa forma. Bloquear também não é a solução, já que são centenas os números usados nessa prática.

7) É possível extrair informações relevantes dos envios?

Sim! A análise de resultados é um grande benefício que sua empresa garante ao trabalhar com um broker homologado. 

Pelo fato das chipeiras usarem números variados de celulares comuns no envio do SMS em massa, é praticamente impossível fazer estudos sobre campanhas realizadas para entender os seus resultados. Além disso, ser uma empresa homologada pelas operadoras, garante o retorno de relatórios que apenas empresas parceiras recebem. 

O serviço homologado é diferente, pois é estabelecido um conjunto de números com cinco casas pré-determinadas para cada cliente. O que garante facilidade nas análises e ainda um time especializado para apoiar no entendimento dos dados.

8) Uma campanha de cobrança via SMS traz resultados?

A abordagem via SMS é discreta e dá tempo para o cliente pensar, o que tem feito dessa estratégia uma excelente opção para recuperar o dinheiro perdido na falta de pagamentos. Isso faz com que o ROI do SMS chegue ao triplo do valor investido no envio das mensagens.

9) O SMS é um método de baixo custo para realizar campanhas de comunicação?

Sim! Resultados como o esboçado na resposta anterior mostram exatamente isso. Pesquisas comprovam a eficiência e a preferência pelo SMS como forma de contato. Que tal calcular o seu ROI das campanhas de SMS? Confira tudo no nosso post sobre como calcular ROI!

10) Como ampliar o índice de leitura das mensagens?

Muitas pessoas sequer abrem mensagens de números desconhecidos. Usando um short code, você ganha credibilidade e aumenta as chances de ser lido. 

O ritmo de vida que a atual geração leva não permite dispersar atenção para resolver questões ou receber informação fora de hora. O SMS está ali para ser olhado quando o cliente puder. É por isso que o consumidor tem se mostrado aberto a essa opção.

Como não receber sms?

Se caso você não queira mais receber mensagens publicitárias, você pode pode solicitar a sua retirada da lista de cadastros enviando uma mensagem de SMS com a palavra “Sair” para o canal específico, que o cancelamento será realizado na mesma hora. 

Também há canais específicos pelo qual você pode solicitar o cancelamento de mensagens que variam de acordo com a operadora, cada empresa possui um número específico que é necessário digitar para enviar um SMS de encerramento de recebimento das mensagens. 

Ou, em casos extremos você pode bloquear o contato por meio de recursos do próprio aparelho de celular.

Ficou faltando alguma pergunta e resposta sobre SMS? Envie para nós!

No geral, as perguntas e respostas sobre SMS trazidas neste post levam a uma conclusão: ter um parceiro oficial para o envio de SMS é garantia de confiabilidade tanto para a empresa que contrata o serviço, quanto para os clientes que são impactados por ele! Além disso, a qualidade na entrega eleva as taxas de ROI do SMS.

Ficou alguma dúvida sobre SMS? Se tiver, envia para nós que iremos te responder. Mas se caso a sua empresa deseja obter excelentes resultados na comunicação com os clientes, com baixo custo? Então, você já sabe que a campanha SMS é a melhor escolha. Conheça o Zenvia Attraction e descubra todas as possibilidades!

Escrito por

Zenvia