Cobrança digital: otimize a cobrança com canais digitais

A cobrança digital é fundamental na redução das taxas de inadimplência. Saiba como implementar e quais tecnologias e canais utilizar.

Cobranças de dívidas atrasadas e lembretes de pagamentos sempre foram um assunto delicado. Durante a pandemia causada pelo coronavírus, por exemplo, os consumidores reclamaram do excesso de ligações realizadas por algumas operadoras de crédito. O aumento foi tão expressivo que uma proposta tramitou na câmara dos deputados para que esses contatos fossem reduzidos durante a pandemia. 

Neste contexto, a cobrança digital se apresenta como uma excelente estratégia, tanto para os bancos e financeiras que não deixam de cobrar a dívida, quanto para os consumidores que não têm a rotina interrompida por ligações em excesso. Ao investir em lembretes via SMS, por exemplo, é possível automatizar o envio dessas comunicações e deixar o consumidor mais livre para fazer o contato em um momento que estiver mais disponível para falar ao telefone.

Além disso, as soluções de automação trazem mais efetividade, reduzindo a quantidade de retrabalho e possibilitando o uso de métricas. É o que está acontecendo atualmente com as cobranças.

Você já ouviu falar em cobrança digital? Sabia que ela pode trazer excelentes resultados para a sua empresa? Então, continue a leitura do artigo para conhecer os benefícios de investir em soluções para automatizar cobranças.

Transforma tu WhatsApp en una máquina de ventas

O que é cobrança digital?

A cobrança digital consiste em usar novos meios para enviar faturas e boletos de cobrança. Para isso, as empresas aproveitam os canais e dispositivos digitais, especialmente os celulares. Afinal, o Brasil já conta com 424 milhões de dispositivos digitais em uso, entre computadores, celulares, tablets e telefones, segundo 31ª Pesquisa Anual do FGVcia.

O estudo também mostrou que, em 2020, no Brasil, são vendidos quatro celulares para cada televisão comercializada. Outro dado expressivo é que o país conta com 190 milhões de computadores em uso, representando um volume de 9 dispositivos como desktop, notebook e tablet para cada 10 habitantes.

Essas estatísticas são importantes para mostrar que a Transformação Digital nas empresas e na sociedade já é uma realidade, colocando a cobrança digital mais uma vez como aliada das empresas do ramo de finanças e cobranças. É preciso estar onde o cliente está. Investir em tecnologia, automatizar processos e oferecer uma comunicação efetiva sem infringir as leis de proteção ao consumidor. Tudo isso sem contar que, ao investir em automatização de processos, é possível reduzir o tempo gasto com atividades operacionais e se dedicar cada vez mais a estratégias que reduzam a inadimplência financeira

Quais são as vantagens desse tipo de cobrança?

Saiba abaixo as vantagens de utilizar os meios de comunicação para fazer a cobrança digital: 

Redução da inadimplência

O que você checa com mais frequência: a sua caixa de correio ou o seu celular? Provavelmente, a segunda opção, certo? Com o seu cliente, não é diferente.

Com a evolução da tecnologia, a mala direta se tornou distante e impessoal. O contato no ambiente de trabalho do cliente também não é bem-vindo, já que as pessoas preferem manter a discrição em relação às dívidas.

Na tradicional mala direta, a resposta positiva no primeiro contato com o cliente não chega a 10%. Sem falar que o SMS permite operar um número maior de cobranças em um só dia.

Além disso, o SMS é um canal que pode ser utilizado tanto em smartphones modernos quanto em celulares básicos, não necessita de internet ou pacotes de dados para receber a mensagem e ainda tem uma taxa de abertura de 98% nos 3 primeiros minutos após o envio. 

E tudo isso contribui para a redução da inadimplência. A sua empresa pode, por exemplo, enviar códigos de barras por mensagens. O cliente copia e cola direto no aplicativo do banco. Bem mais fácil, não é mesmo?

Diminuição dos atrasos nos pagamentos

Além de permitir um contato direto com clientes inadimplentes, a cobrança digital possibilita que a empresa envie lembretes automáticos de pagamento. Dessa maneira, as probabilidades de esquecimento e atraso diminuem muito.

Isso não quer dizer que o SMS deve ser o único canal de contato. Pelo contrário, o ideal é ser multicanal para poder falar com o cliente aonde quer que ele esteja. De qualquer forma, ter um meio de acesso tão rápido e próximo do consumidor faz toda a diferença.

Automatização do processo de cobrança

Um bom exemplo de automatização do processo de cobrança é o envio de lembretes antes da data de vencimento de um boleto. Isso ajuda a reduzir a taxa de inadimplência consideravelmente. Mas, para isso, a dica é personalizar toda a comunicação para melhorar a experiência do seu cliente durante o momento de cobrança.

Um dos grandes benefícios da cobrança digital é que ela conta com ferramentas modernas de automação. Essas plataformas permitem automatizar o processo de cobrança, programando o envio de mensagens, faturas e boletos. Na Zenvia, contamos com duas soluções CPaaS para automatizar o envio de lembretes de cobrança: o ZENVIA APIs e o Zenvia Bots.

Com isso, há uma grande redução do tempo e da mão de obra necessários para efetivar as cobranças. Empresas de todos os tamanhos já optam por automatizar os pagamentos, realocando o trabalho das centrais de atendimento. 

Assista nosso webinar Inadimplência Zero: Como fazer cobranças de forma mais ágil para entender melhor sobre como automatizar seu processo de cobrança e a criar mensagens mais assertivas para o seu cliente!


Veja também como a FortBrasil reduziu a taxa de inadimplência ao investir na plataforma de comunicação da Zenvia para disparo de SMS em massa e como a empresa conseguiu otimizar seus processos com as nossas soluções.

Agilidade na cobrança (e no pagamento)

Dados da Audac mostram que os clientes são muito mais propensos a pagar quando o contato é feito mais cedo. Nos primeiros 30 dias de vencimento os acordos chegam a 85%. Contudo, esse percentual cai para 15% após 60 dias.

Por isso, as empresas que chegam antes até o consumidor têm muito mais chances de efetuar a cobrança com sucesso. Nesse ponto, a cobrança digital é imbatível. O SMS, por exemplo, é uma mensagem instantânea. Ou seja, funciona como a forma mais rápida de notificar uma cobrança.

Somado a isso ainda está a ausência de barreiras de acesso. Quanto maior é a frequência e a facilidade que o cliente tem para acessar um canal, mais ágil ele se torna.

Quais canais podem ser utilizados?

Como mencionamos, as empresas podem utilizar diversos canais de forma a maximizar as chances de pagamento. Existem organizações que mesclam o uso de cartas, SMS, e-mail e até redes sociais.

Entretanto, o SMS tem sido a alternativa de cobrança digital que mais cresce. Afinal, ele apresenta custos extremamente baixos e alta possibilidade de automação. Além, é claro, do ponto mais importante: uma alta taxa de sucesso ao cobrar os clientes.

Fora isso, o SMS também tem a seu favor a praticidade. Como não é necessário instalar qualquer aplicativo ou software, muitas empresas optam por utilizá-lo.

Como a cobrança por SMS é feita?

A cobrança pode ser realizada com um alerta de comparecimento ao estabelecimento para negociação da dívida, o envio do código de barras ou o link para acessar a segunda via do boleto.

E você, está pronto para implementar a cobrança digital?

Não há dúvidas de que a cobrança digital é muito benéfica para as mais diversas organizações. Ela serve tanto para aumentar a taxa de pagamentos realizados, quanto para reduzir custos relacionados à logística das cobranças.

Se você quer saber mais sobre como escrever mensagens de cobrança para enviar para a base de clientes da sua empresa, confira o artigo: Mensagem de cobrança: aliada eficaz na diminuição da inadimplência.

Escrito por

Zenvia