Marketing para eventos: 4 dicas essenciais para ter sucesso!

O marketing para eventos é um tremendo desafio, mesmo para pessoas que já possuem boa experiência na área. Afinal, conseguir excelente participação do público e garantir que o retorno seja tão positivo quanto o esperado, definitivamente, não são tarefas das mais simples.

Para que essa meta seja cumprida, é fundamental apostar nas melhores estratégias disponíveis para a divulgação, de forma que seja possível despertar o interesse e alcançar todo o potencial de audiência desejado.

Quer aprender a fazer isso? Então, confira o conteúdo que preparamos a seguir:

1. Conheça o seu público-alvo

A primeira dica essencial para ter sucesso no marketing para eventos não poderia ser mais óbvia: conhecer o seu público-alvo. É notório que você só conseguirá definir as melhores estratégias de divulgação depois de saber ao certo qual é o tipo de público e o que ele realmente espera de você.

A mensagem utilizada em todos os canais de propaganda precisa, obrigatoriamente, ter o tom adequado para a sua audiência e também transmitir a identidade e o diferencial daquilo que você está promovendo. Sendo assim, não hesite em utilizar dados e conhecimentos adquiridos, bem como não deixe de investir em pesquisas — formulários online são ideais para isso.

2. Invista em ações de relacionamento

Outro passo indispensável para um bom marketing para eventos é investir no relacionamento com o público. Nos dias de hoje, já que praticamente todos os mercados são competitivos, isso pode se tornar um diferencial não apenas para promover o ato em si, como para reforçar a sua marca.

Aposte, sobretudo, em ações inteligentes — condizentes com o que você está divulgando. Se o evento for mais descontraído, por exemplo, uma promoção de rua envolvendo o público pode ser interessante.

Descontos e promoções também costumam ter excelente receptividade.

3. Aposte no SMS marketing

A adoção do SMS marketing para eventos é uma estratégia que vem ganhando bastante espaço ultimamente, e isso não é à toa.

Essa ferramenta permite, entre outras coisas, uma interação mais ampla e dinâmica entre os organizadores e os participantes, potencializando substancialmente a comunicação.

Essa forma de contato também permite, por exemplo, o envio de informações sobre a programação, além de alertas sobre possíveis mudanças de horário ou local — e até mesmo o envio do código de barras para pagamento, se preciso. Em um país como o Brasil, com mais de 250 milhões de aparelhos celulares, essa tática pode ser imprescindível.

4. Marque forte presença online

Por fim, marcar presença online é outra maneira eficaz de fazer um bom marketing para eventos.

O universo digital permite que você consiga atingir um público muito grande, mesmo com recursos limitados para tanto. Vale ressaltar que, atualmente, não são apenas os mais jovens que aderiram à web.

É recomendável apostar nas redes sociais, especialmente as mais utilizadas — como o Facebook, o Twitter e o Instagram. Utilizar o e-mail marketing é outra boa tática de divulgação pela internet. Além disso, firmar parcerias com sites de temática relacionada ao evento também pode ser de grande valia.

E agora, entendeu como fazer um excelente marketing para eventos? Gostou deste conteúdo? Então, não deixe de curtir a nossa página no Facebook!

Escrito por

Zenvia