SMS para pequenos negócios: por que é uma boa estratégia?

SMS é uma ótima alternativa para pequenos negócios, pois são baratos, práticos e escaláveis. Veja insights para usá-lo em suas campanhas!

Pequenos negócios também têm alto potencial para se destacarem no mercado, basta saber usar as ferramentas certas para divulgar produtos e serviços e manter um relacionamento próximo com os clientes. E por que não pensar em SMS para pequenos negócios? 

Uma ferramenta acessível, com alto poder de alcance e de baixo custo, o SMS pode ser utilizado para diversas finalidades, possibilita mensurar resultados e pode ser aplicado a todo tipo de negócio. 

Neste guia, você vai aprender a utilizar o disparo de SMS como ferramenta de diferenciação estratégica para pequenas empresas, potencializando resultados e otimizando os investimentos em marketing. Vai ainda conferir dicas práticas de como aplicar o SMS no seu negócio para atrair, converter e fidelizar mais clientes! Vamos começar?

A importância de divulgar seu negócio 

Para conseguir espaço no mercado, ter vantagem competitiva e alavancar resultados em qualquer tipo de negócio, o primeiro passo é conseguir visibilidade em relação ao público. Somente dessa forma, sua marca será lembrada pelos consumidores no momento em que estiverem procurando por produtos que você oferece.

Por isso, é essencial ter uma boa estratégia de divulgação da empresa, independentemente do tamanho dela. Existem diversas formas e ferramentas para obter sucesso. No entanto, antes, entenda a seguir por que ser visto é tão importante.

Como mencionamos, a melhor forma de divulgar seu negócio é fazer com que as pessoas lembrem da sua marca, pensem nos seus produtos e desejem seus serviços. Além de mostrar que sua empresa existe, a divulgação permite que você seja encontrado mais facilmente. 

Imagine que um potencial cliente (lead) está buscando na internet por uma sapataria. Se a sapataria não tem divulgação adequada, são baixas as chances de ser encontrada e de conseguir vendas. Em contrapartida, certamente terá um concorrente que terá investido em divulgação e que pode sair na frente, ganhando esse cliente. 

Mas a importância de divulgar seu negócio não para por aí. Quando você divulga produtos e serviços, dá destaque às qualidades que fazem deles únicos no mercado, atraindo a atenção de leads que já estão prontos para a compra. Se você souber encantá-los com um bom discurso de venda ou ainda com uma bela promoção, terá conquistado alguns clientes sem precisar recorrer a outro tipo de estratégia de venda.

Pense ainda naqueles que já fizeram alguma compra ou se cadastraram em alguma campanha da sua empresa. A divulgação também deve ser voltada para eles, pois essa é uma ótima oportunidade de incentivar novas compras e fidelizá-los.

Para isso, busque ferramentas simples, baratas, mas de bom alcance para obter melhor custo-benefício nas suas ações. Nesse sentido, o SMS para pequenos negócios tem sido uma boa alternativa.

Benefícios do uso do SMS para pequenos negócios

Se você ainda não tinha pensado no SMS como uma ferramenta de divulgação para o seu negócio, este o momento. O SMS tem enorme potencial como ferramenta de marketing, já que ele traz inúmeras vantagens para pequenas empresas. Veja a seguir alguns dos benefícios do uso do SMS para pequenos negócios.

Baixo custo

Mídias tradicionais apresentam altos custos e, apesar de mais baratas, as mídias eletrônicas requerem dedicação de tempo para elaboração de estratégias, o que também significa custo. Por isso, o SMS é uma alternativa barata para pequenos negócios, já que é possível adquirir pacotes de disparos a preços acessíveis e com plataformas de fácil uso.

Simplicidade

O SMS é um canal direto de comunicação com o consumidor, que não requer intermediários. Por isso, ele facilita a abordagem e aproxima a marca do seu público.

Rapidez

O prazo de entrega de um SMS, em média, é menor que 1 minuto. Isso significa uma comunicação rápida, o que possibilita que a divulgação seja feita praticamente em tempo real. 

Escalabilidade

Usar SMS para pequenos negócios é uma estratégia escalável, uma vez que possibilita enviar mensagens para 10 ou para 10 mil clientes ao mesmo tempo.

Possibilidade de segmentação

Uma importante estratégia no marketing é a segmentação de público. Afinal, é preciso se comunicar da melhor maneira possível com cada grupo de consumidores. Com o SMS, suas campanhas podem ser segmentadas de acordo com as necessidades e as características dos seus clientes.

Personalização e interatividade

Diferentemente do que se pode pensar, mensagens de SMS podem, sim, ser personalizadas e interativas. Além da possibilidade de usar variáveis como nome, CPF, entre outros dados, é possível enviar conteúdos eficazes e solicitar e receber respostas dos usuários, tornando essa uma via de mão-dupla. 

Efetividade

O SMS não requer internet no aparelho do destinatário para que chegue, o que melhora sua efetividade e aumenta as chances de que sejam lidos. Assim, são maiores também as possibilidades de divulgação.

Meio de relacionamento

O SMS não serve apenas para enviar promoções para os seus leads e clientes. Ele pode também auxiliar a manter um relacionamento com eles. Quer entender como? Acompanhe a leitura para, além de entender mais sobre o canal, ver alguns casos de uso dele.

Como usar o SMS para pequenos negócios

Para ter o SMS como principal canal de relacionamento com o cliente, o primeiro passo é ter uma ferramenta de gestão de clientes integrada a uma solução de envio de SMS. Com todas as informações estruturadas, é indicado comunicar aos seus clientes que está abrindo mais este canal de comunicação.

Apesar de não ser obrigatório, é uma boa prática convidar seus clientes e leads a aderirem a esse novo canal de comunicação com uma opção de “opt in”. Um exemplo de mensagem pode ser: “responda SIM se você deseja receber SMS da nossa empresa”. Em seguida, estruture as próximas ações com o canal.

Estruturando o canal 

Uma vez que você já obteve o consentimento para enviar mensagens de SMS para sua base de leads e clientes, precisa desenvolver uma estratégia de relacionamento, ou seja, um planejamento que definirá quais mensagens enviar, quando enviar, por que enviar, qual o objetivo dessa estratégia e como mensurar os resultados. Com esses dados em mãos, parta para a ação!

Ativando o canal 

O plano de ação consiste em como colocar sua estratégia de relacionamento com o cliente utilizando o SMS em prática. Você pode estabelecer um cronograma de envios, definindo a periodicidade das mensagens, o conteúdo e o que você espera que o seu cliente faça quando receber o SMS. 

Por exemplo, se você manda um SMS informando que a nova coleção primavera/verão já está à venda no seu site, a reação esperada é que o cliente entre no site e confira os lançamentos. E mais: que ele compre. Portanto, cabe também enviar, alguns dias depois, uma promoção, um bônus para ser utilizado na compra ou ainda um código de desconto. Se o cliente agir exatamente dessa forma, ótimo. Mas e se ele não responder positivamente? Então você deve explorar outras estratégias, como enviar conteúdos relacionados aos itens que ele tem visto no site ou ainda perguntar que tipo de mensagem ele gostaria de receber. 

O importante é estar atento ao feedback das pessoas para saber exatamente o que oferecer e em que momento. Quanto mais segmentada for sua estratégia de relacionamento com o uso de SMS, mais efetivo será o seu retorno. 

Rentabilizando com o SMS para pequenos negócios

Vimos que com o SMS, você divulga sua marca, oferece promoções, mantém um relacionamento próximo com sua audiência, mas precisa também mensurar os resultados dessas ações. Afinal, todo investimento em marketing deve trazer lucro para a empresa, seja por meio de visibilidade da marca, aumento no número de clientes, alavancagem das vendas ou ainda elevação do ticket médio com ações de fidelização. 

Sendo assim, a partir do objetivo estabelecido para sua campanha de SMS marketing, defina metas e indicadores de performance que possam traduzir a reação do seu público em números. Assim, você será capaz de enxergar o impacto desse investimento no faturamento da empresa. 

Alguns exemplos de indicadores que você pode acompanhar: 

  • Taxa de cliques em links enviados no SMS; 
  • Páginas visitadas a partir dos links enviados (comportamento do consumidor); 
  • Taxa de conversão; 
  • Tipos de campanhas que mais convertem; 
  • Número de ligações após envio de SMS (quando você solicita contato via telefone); 
  • Número de mensagens de resposta ao SMS;
  • Cupons utilizados no site; 
  • Tráfego no site após envio de SMS; 
  • Volume de vendas a partir de promoções via SMS;
  • Ticket médio das conversões feitas via SMS;
  • Taxa de opt-out (descadastramento); 
  • Retorno sobre o investimento.

Lembre-se de que os indicadores de performance refletem os objetivos da sua campanha de SMS, sendo assim, cada campanha terá indicadores diferentes. 

Casos de uso de SMS para pequenos negócios

Vamos, então, às possibilidades de uso do SMS para pequenos negócios. Elas incluem: 

  • Informações sobre novos produtos e serviços;
  • Links para páginas da empresa na internet;
  • Felicitações em datas comemorativas;
  • Report de status de pedidos feitos na loja online;
  • Pesquisa de satisfação;
  • Envio de voucher/cupom de desconto.

Aproveite para ver mais alguns exemplos de uso do SMS para pequenos negócios:

SMS para salões de beleza

Confirmação de agendamento:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image.png

SMS para restaurantes

Divulgação de promoção de dia dos namorados:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-1.png

SMS para academias

Fidelização com desconto para planos semestrais:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-2.png

SMS para escolas de idiomas

Divulgação de encontro de conversação da escola:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-3.png

SMS para livrarias

Divulgação de lançamento de livros:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-4.png

SMS para pet shops

Abertura de creche para cães e disponibilização de desconto:

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é image-5.png

Pequenas empresas requerem otimização dos recursos na elaboração de campanhas. Nesse sentido, a adoção de ferramentas adequadas por si só já é uma estratégia e tanto para alavancar resultados, o que torna o SMS para pequenos negócios uma ótima alternativa de divulgação da marca e de manutenção do relacionamento com o público.

E já que mencionamos casos de uso, que tal descobrir como a marca Morena Rosa aumentou o engajamento do seu público com ações promocionais por SMS? Confira este case Zenvia!

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.