Como montar uma estratégia de marketing digital para a Black Friday

Quer dar um gás nas vendas e montar uma boa estratégia de marketing digital para a Black Friday? Entregamos todos os segredos de sucesso!

Com sua consolidação no calendário comercial brasileiro, a Black Friday se tornou um dos eventos mais esperados pelos consumidores e, por consequência, para as empresas. Por ser um dia tão movimentado em compras e vendas, é tão importante que os negócios se preparem com antecedência e invistam em uma boa estratégia de marketing digital para a Black Friday.

Afinal, com uma robusta estratégia digital para a Black Friday, as chances de alcançar resultados sobem consideravelmente. Já que, por meio das mensagens certas divulgadas nos meios de comunicação que os clientes estão, é possível não só vender produtos que já possuem um interesse prévio do público, como apresentar novas ofertas e produtos ou serviços. 

Como consumidor, se sabe que uma boa oferta casada com uma comunicação criativa e clara é uma ação certeira para despertar o interesse e fazer com que a compra ocorra. Como empresa, a busca é justamente pela definição dessa oferta e a construção dessa comunicação. E é justamente sobre isso que vamos falar na sequência!

Se uma estratégia de marketing digital para a Black Friday é tão fundamental, por onde devemos começar? Acompanhe nossas dicas para atrair seu público, converter novos clientes e fazer mais vendas!

Estratégia de marketing digital para Black Friday: principais pontos

Para montar uma estratégia de marketing para a Black Friday com sucesso, há um certo leque de ações que precisam ser feitas, partindo do ponto inicial, que é o planejamento, até a mensuração da execução em si. 

Separamos aqui os principais pontos que devem ser levados em consideração para que se comece uma estratégia de marketing digital bem embasada e que leve em consideração os objetivos de cada empresa e das particularidades dos públicos-alvo. Acompanhe!

1. Quais são os objetivos da comunicação para a Black Friday?

Primeiro, para que a comunicação possa ser o mais precisa possível e atacar os pontos-chaves, é essencial entender o que se busca na Black Friday. Qual é o objetivo, o público-alvo e quais recursos poderão ser utilizados na ação? Há uma série de objetivos que podem ser buscados pelas empresas, alguns exemplos deles:

  • Aumentar o volume de vendas de um produto
  • Aumentar o volume de vendas de um segmento/tipo de produto
  • Fazer um lançamento promocional de um produto
  • Fidelizar os clientes da base
  • Aumentar o número de novos clientes e expandir a base
  • Fortalecer o reconhecimento de marca 

Com objetivos claros, consegue-se saber quem é o público que a estratégia de marketing digital deverá abordar na Black Friday. Além disso, é preciso saber qual o orçamento disponível para investir em comunicação, pois isso dará a diretriz da quantidade de ações, da possibilidade de uso de ferramentas e também qual é um resultado realista a ser buscado. 

2. Defina os canais de comunicação da sua campanha de marketing digital

Há diversos canais de comunicação que podem ser utilizados para divulgar suas ofertas. São eles que darão voz para a Black Friday da sua empresa e serão a base da estratégia de marketing digital. Por isso, entender qual usar e qual o potencial de cada um deles é tão importante.

Um ponto relevante a ser dito é que não é preciso escolher um único canal, pelo contrário. O ideal é que se esteja presente nos canais que o consumidor, que o público-alvo está. Mas atenção para as mensagens, elas precisam estar em sinergia. Ou seja, precisam estar integradas uma com a outra, mostrando que fazem parte de uma única comunicação. 

Outro ponto é respeitar as particularidades de cada canal. Em um e-mail marketing, por exemplo, você pode se alongar um pouco mais na mensagem, mas sem exagerar. Já no SMS, o ideal é ser objetivo. Com WhatsApp, é possível utilizar recursos como emoticons e imagens para engajar o público, isso é claro, respeitando as diretrizes do WhatsApp e também a forma como cada público se comunica.

Alguns dos canais mais populares utilizados no marketing digital na Black Friday:

  • Redes sociais: dependendo da faixa etária e do interesse do público, é possível alcançar mais pessoas dentro de uma rede social específica
  • E-mail Marketing: uma ótima forma de se comunicar com clientes que já estão na base ou que demonstraram interesse posteriormente
  • WhatsApp: com grande alcance na população, e respeitando as diretrizes do próprio WhatsApp, é possível utilizar o canal para dar um gás no alcance das suas mensagens
  • SMS: um dos canais mais democráticos, presente em praticamente todos os aparelhos celulares, possui um alcance gigantesco de comunicação

Aqui, separamos algumas dicas de mensagens que podem ser utilizadas na Black Friday:

3. Ofereça uma boa experiência de compras

Aqui, há dois pontos a serem levados em consideração: a preparação do site da empresa e da equipe de atendimento. 

No primeiro caso, em uma estratégia de marketing digital na Black Friday, é natural que o site seja a porta de entrada da empresa. Por isso, é preciso que as páginas estejam 100% otimizadas, com um processo fácil de carrinho de compras e de meio de pagamento. Não se esqueça de que muitos consumidores fazem compras via smartphones, garanta também uma boa experiência no site mobile.

No segundo ponto, com o potencial da Black Friday, se espera um aumento de vendas considerável. Por isso, é vital estar preparado para atender esses consumidores, seja no pré-vendas ou na venda em si. Treine sua equipe de vendedores para solucionar dúvidas, resolver problemas e encaminhar o cliente para a melhor opção possível.

Aqui, separamos dois artigos para se aprofundar no tema:

4. Mensure e faça os ajustes necessários na estratégia

Com os objetivos definidos, acompanhe cada etapa buscando uma meta específica. Mensurar é essencial para entender se a sua estratégia de marketing digital está no rumo certo. 

Por isso, desde o planejamento e, principalmente, até a execução, saiba quais os números que estão sendo gerados. Defina métricas a serem acompanhadas: taxa de entrega de mensagens, abertura de mensagens, clique em links, pedido de atendimento via chatbot, conversão no site, conversão via atendente, vendas em si, entre outras. 

Identifique o que está dando certo e o que pode melhorar. Sabendo que há melhorias, já vá aplicando elas no caminho. Uma estratégia é dinâmica e deve ser sempre ajustada para obter os melhores resultados.

Tudo pronto para vender mais? Monte sua estratégia de marketing digital na Black Friday e alcance excelentes resultados!

Imagem de Freepik.

Escrito por

Janine Costa