Como usar cupons de desconto para impulsionar suas vendas 

Envie mensagens com cupons de desconto para incentivar novas compras e fidelizar seus clientes. Saiba como enviar! Leia o post!

Envie mensagens com cupons de desconto para incentivar novas compras e fidelizar seus clientes. Dessa forma, você consegue alcançar novos clientes e ainda capturar informações importantes para nutrição futura desses contatos. 

Utilize cupons de desconto para impulsionar suas vendas, saiba como neste post!

Primeiro passo: Como gerar leads ou contatos?

É necessário que você tenha a sua própria base de leads, prospects ou contatos interessados, de preferência, que essa lista tenha informações básicas de contato, como nome, telefone e e-mail. 

Para gerar essa lista de contatos, você pode criar materiais com formulários para captação dessas informações, como a divulgação de e-books, webinars, lives, infográficos, newsletter no site, cupom de primeira compra, entre outras formas de captar esses dados (nome, e-mail e telefone).

É muito comum preencher formulário em sites para ganhar algum tipo de desconto, como cupom de primeira compra, assinar newsletter e etc.. Faça isso para captar seus contatos!

Outra dica é, se você já utiliza o WhatsApp Business para se comunicar com seus clientes, é provável que já tenha um grupo com seus contatos do WhatsApp, dessa forma, fica mais fácil extrair o nome e o telefone de seus possíveis clientes para divulgar suas campanhas de marketing.

Se ainda não tem, pense em formas de como atrair novos contatos para o seu número de WhatsApp, como por exemplo, divulgar o link do seu grupo de WhatsApp nas redes sociais oferecendo descontos em produtos, informações exclusivas, conteúdos interessantes para o seu público e etc..

Para criar uma lista de contatos, é importante ter um formulário de inscrição bem elaborado, que incentive o visitante a se inscrever para receber informações relevantes sobre o seu negócio. Além disso, é possível capturar novos leads através de campanhas de anúncios no Google e nas redes sociais.

A newsletter pode ser enviada por diferentes canais, como e-mail marketing, SMS ou WhatsApp para enviar mensagens curtas e diretas com cupons de desconto exclusivos para seus clientes mais fiéis.

Tipos de cupons de descontos para oferecer aos clientes:

  • Percentual de desconto: o cliente recebe um desconto em porcentagem sobre o valor total da compra;
  • Valor fixo de desconto: o cliente recebe um desconto em um valor fixo, independentemente do valor da compra;
  • Frete grátis: o cliente tem o frete da compra grátis;
  • Desconto na próxima compra: o cliente recebe um cupom de desconto para utilizar na próxima compra;
  • Brinde: o cliente recebe um brinde ao realizar a compra;
  • Desconto em produto específico: o cliente recebe um desconto em um produto específico da loja.

Oferecer diferentes tipos de cupons de desconto é uma ótima maneira de agradar aos clientes e incentivá-los a comprar mais.

Lembre-se de sempre deixar claro as regras de cada cupom, como a data de validade e outras condições de uso, para evitar mal-entendidos. Com essas dicas em mente, você pode elaborar uma estratégia eficiente de cupons de desconto e aumentar suas vendas com sucesso!

Não se esqueça de medir os resultados e ajustar suas estratégias para alcançar sempre os melhores resultados.

Veja algumas dicas:

Identifique seus clientes: Separe seus clientes por segmentos, como idade, gênero, histórico de compras etc. Enviar uma mensagem personalizada com ofertas que correspondam ao perfil do seu cliente aumenta a chance de conversão.

Crie um senso de urgência: Use frases como “por tempo limitado” ou “última chance” para incentivar uma resposta imediata.

Seja claro e direto: Certifique-se de que as informações sobre o cupom e como usá-lo estejam claras e acessíveis.

Canais para enviar os cupons de descontos

Assim que seu cliente preenche um formulário no seu site ou um cadastro em sua loja, é informado o e-mail e seu número de telefone, com essas informações básicas e o opt-in do seu cliente, já é possível enviar cupons e promoções para ele.

Lembre-se de sempre pedir permissão (opt-in) para seus clientes antes de enviar mensagens por esses canais, para evitar marcas como spam e aumentar a efetividade das suas campanhas de cupons de desconto.

E-mail Marketing

Com envio de e-mail marketing, sua marca passa maior credibilidade para o cliente e é uma forma eficiente de manter contato com ele. Além disso, é possível segmentar sua lista de e-mails de acordo com as preferências e interesses de cada cliente, criando campanhas exclusivas e personalizadas.

O E-mail é um dos canais mais utilizados para enviar esse tipo de conteúdo . Mas não é o único!

Além do email marketing, você pode enviar cupons de desconto para seus clientes através de mensagens SMS ou WhatsApp. Essas mensagens curtas e diretas podem ser ótimas para incentivar o cliente a finalizar uma compra ou voltar a comprar na sua loja.

SMS Marketing

O SMS é uma forma direta e efetiva de enviar mensagens curtas e objetivas com os cupons de desconto, garantindo que o cliente receba a mensagem e possa utilizá-la posteriormente.

WhatsApp

Também é possível enviar os cupons de desconto através do WhatsApp, criando uma lista de transmissão para enviar as mensagens aos clientes interessados ou criando um cadastro no Zenvia Attraction, disparador em massa da Zenvia e parceiro oficial da Meta.

Com essas ferramentas e dicas, você está pronto para aproveitar ao máximo as vantagens dos cupons de desconto e alavancar suas vendas.

Atenção ao envio de cupons de desconto 

Enviar mensagens de desconto exige um pouco de conhecimento e atenção.

Por exemplo, ao enviar um SMS Marketing, se identifique, porque o cliente pode achar que é golpe, principalmente se na mensagem tiver um link.

Se você optar por enviar e-mail marketing, envie o e-mail de uma conta oficial e de preferência com o domínio do site da sua empresa, para o cliente não ter medo de clicar em links.

No WhatsApp, fique atento a golpes, porque podem clonar o número de seu telefone e se passar por você, isso pode gerar muitos problemas aos seus clientes.

Infelizmente, há diversos casos de golpes na internet e muitos utilizam plataformas piratas para enviarem esse tipo de mensagem, então, invista em uma plataforma confiável, como a Zenvia que é parceira oficial da Meta e de diversas operadoras de telefonia.

Exemplos de cupom de desconto em datas sazonais

Invista no envio de cupons de desconto em datas comemorativas, para ampliar ainda mais o alcance das suas promoções.

Antes de disparar em massa mensagem em datas sazonais, crie uma lista segmentada para atingir o público-alvo correto e deixe a mensagem mais personaliza possível.

Cupom Dia Da Mulher – SMS Marketing

Oferta Dia Das Mães – WhatsApp

Oferta Dia Dos Pais – WhatsApp

Campanhas em datas sazonais são ações estratégicas de marketing e vendas planejadas e executadas tendo em vista as principais datas comemorativas do ano. Nesse sentido, elas acontecem com o objetivo de divulgar ofertas e aumentar as vendas em períodos específicos e predeterminados.

Natal, Black Friday, Dia das Mães e Dia dos Namorados são algumas das datas comemorativas que mais geram receita para o comércio físico e online. Cada vez mais, varejistas e empreendedores digitais têm usado esses dias para impulsionar as vendas e alcançar melhores resultados.

Invista na elaboração de campanhas e envie cupons de desconto para seus clientes. Conte com a plataforma confiável da Zenvia, o Zenvia Attraction para disparar mensagens em massa. Clique no banner abaixo para saber mais sobre a solução.

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.