Opt-in: o que é e por que é necessário no WhatsApp Business API

Saiba o que é opt-in e descubra por que sem ele sua empresa não pode se comunicar com os usuários pelo WhatsApp Business API.

O opt-in do WhatsApp é um fator primordial para que as empresas possam fazer o envio de mensagens ativas e notificações por meio do aplicativo para seus prospects e clientes. Para que essa comunicação aconteça, é necessária uma autorização prévia, ou seja, o opt-in.

Uma comunicação clara e transparente é um importante fator que aumenta as chances de que os usuários tenham uma boa experiência com as empresas. E, no WhatsApp, isso não é diferente. 

Neste post, vamos explicar o que é o opt-in, por que ele é tão imprescindível para o uso do WhatsApp Business API, como obtê-lo e como comprová-lo. Acompanhe a leitura e entenda.

O que é opt-in

De maneira geral, o opt-in é uma autorização formalizada que o usuário ou cliente dá para que uma empresa esteja apta a enviar comunicações, conteúdos e notificações. Ele é importante para garantir que a pessoa tem interesse genuíno em receber mensagens e e-mails, por exemplo.

Ele é ainda mais importante para garantir a efetividade de estratégias e ações de marketing. Pelo contrário, deixar de obtê-lo pode minar toda a estratégia. Afinal, ninguém gosta de receber spam e comunicações não solicitadas, certo?

O que é opt-out

Da mesma maneira que é importante oferecer a oportunidade ao cliente de dar o opt-in para as comunicações da empresa, é fundamental dar também a possibilidade de encerramento dessa autorização.

Uma vez dado o opt-in, é preciso garantir que o usuário tenha maneiras de revogá-lo. Isso porque ainda que a pessoa tenha tido, em algum momento, interesse em receber os conteúdos da empresa, é possível que ela mude de ideia e deseje cancelar o recebimento. Esse é o opt-out, também conhecido como “descadastro”.

Por que é necessário opt-in para o WhatsApp Business API

A API do WhatsApp Business é a plataforma oficial para empresas no envio de mensagens que fazem uso de automações. Usar plataformas paralelas pode culminar no banimento da conta no aplicativo. A API oficial só é disponibilizada pelos representantes oficiais do WhatsApp no Brasil, como a ZENVIA.

Ainda, para usá-la, é preciso seguir algumas regras e, ainda que a obtenção do opt-in seja uma boa prática para qualquer comunicação em qualquer canal por parte das empresas, numa conta comercial do WhatsApp Business, sua solicitação é obrigatória, sendo esse um dos principais pré-requisitos. 

Isso se aplica a qualquer caso, sejam envios de mensagens de campanhas de marketing, comunicados sobre compras e serviços prestados ou até mesmo nos atendimentos por chatbot

Tudo se justifica pelo fato de que o aplicativo preza pela boa experiência e, nesse sentido, busca ao máximo garantir que os usuários tenham comunicações eficientes e de valor com as empresas.

Como obter o opt-in do usuário e como comprová-lo

O opt-in pode ser solicitado por meio de diversos canais, são alguns deles:

  • e-mail;
  • SMS;
  • landing pages;
  • formulários em aplicativos;
  • site da empresa;
  • e até mesmo dentro do próprio WhatsApp.

Os termos do opt-in precisam ser objetivos e evidenciar quais serão os tipos de conteúdos das mensagens a serem compartilhadas com o usuário. 

A empresa é a responsável por fazer essa requisição e também por gerenciar os usuários que forneceram opt-in. É importante ter essa autorização documentada, pois ela pode ser requerida pelo próprio WhatsApp Inc. a qualquer momento. 

Entenda melhor como obter essa autorização para o WhatsApp.

Como obter o opt-out do usuário no WhatsApp

Além da necessidade de obtenção do opt-in, o WhatsApp também tem diretrizes bem consolidadas em relação ao opt-out das comunicações entre empresas e usuários. Por isso, é obrigatório que além de informações relevantes e detalhadas em cada mensagem, a empresa forneça também a opção de cancelamento do recebimento das mensagens.

É importante ressaltar que todas as mensagens a serem enviadas pelas companhias para os usuários passam por uma validação do WhatsApp. Para serem aprovadas, elas precisam ter, entre outras coisas, essa possibilidade de opt-out. Caso contrário, a notificação é recusada e não poderá ser enviada para os destinatários (ainda que eles tenham dado opt-in).

Como funciona nos casos em que o usuário fez o primeiro contato

Ainda nos casos em que o primeiro contato é feito pelo usuário, não se pode assumir que há um opt-in para comunicações ativas. O que acontece é a contagem de uma janela de 24 horas para que sua empresa responda aquela mensagem.

A partir desse período, não é indicado mais fazer o envio de mensagens para o usuário até que ele se manifeste. Ainda que não haja um bloqueio nesse sentido, lembre-se de que o WhatsApp está em vigilância e que o interlocutor também tem a possibilidade de denunciar irregularidades da sua conta para o aplicativo.

Para entender mais sobre as regras do WhatsApp Business API, não deixe de conferir este artigo!

Escrito por

Marcela Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.