Como potencializar o uso do seu WhatsApp multidispositivo em sua empresa

Saiba como funciona a nova versão do WhatsApp multidispositivo, quais são suas vantagens e o que você pode fazer!

Você já sentiu que recebe tantas mensagens que precisa de mais quatro braços para responder? Bem, não podemos garantir isso, mas com a nova versão Beta do WhatsApp multidispositivo você poderá responder a mais mensagens.

O que é o WhatsApp multidispositivo?

Esta opção beta, também conhecida como WhatsApp multidevice, é uma versão do WhatsApp que tem sido antecipada há alguns meses. O novo WhatsApp permite que você se conecte de diferentes dispositivos para a mesma conta.

Por ser uma versão beta, ele ainda não está disponível para todas as contas do WhatsApp, mas pouco a pouco está sendo lançado.

Como funciona o WhatsApp multidispositivo?

Como agora, esta versão está disponível para desktop e dispositivos móveis.

Para o computador a maneira de usá-lo é através do WhatsApp Web, como antes, mas você terá novos recursos para sua conta. O que muda é que agora não é necessário ter seu telefone na mesma rede ou que ele está no mesmo raio geográfico que o notebook ou computador desktop.

Enquanto para o dispositivo móvel haverá um menu de Dispositivos Conectados de onde você pode controlar quais são os dispositivos eletrônicos que estão conectados.

Você pode combinar computador e celular ao mesmo tempo para responder mensagens. No entanto, tem algumas limitações que vamos falar abaixo.

Desvantagens da versão do WhatsApp multidispositivo

Embora adicione funcionalidades extremamente úteis, ainda tem algumas desvantagens em relação ao uso de aplicativos complementares, como CRMs ou chatbots.

Você só pode abrir em até 4 dispositivos simultaneamente

Para pequenas empresas que ainda recebem poucas mensagens por dia e não necessitam de um grande atendimento ao cliente ou equipe de vendas, é uma funcionalidade que facilitará a operação.

4 é melhor que um, sem dúvida. Mas para algumas empresas que precisam escalar sua atividade, isso acaba sendo uma grande limitação.

Incapaz de acompanhar o desempenho

Assim como a versão tradicional do WhatsApp, a versão multidispositivo não possui ferramentas de métricas: é possível ver o número de mensagens enviadas e recebidas, mas conhecer a eficácia de uma estratégia é necessário medir outros dados qualitativos e também quantitativos.

Para que seu negócio e operações dimensionem, será muito importante que você possa ter um registro automatizado do seu desempenho. Se você deve inseri-lo manualmente, você perderá uma enorme quantidade de tempo e a possibilidade de cometer erros de digitação é sempre latente.

Não é omnichannel

Claro, se você só estiver interessado em responder às consultas que chegam pelo WhatsApp isso não será um problema. Mas raramente uma empresa tem um único canal de comunicação. Hoje em dia as empresas têm vários canais: uma página no Facebook, uma conta no Instagram e uma linha de WhatsApp para se comunicar, no mínimo.

Comunique todos os seus canais com ferramentas de vendas e marketing com Zenvia Conversion

Acima de tudo, conseguir trabalhar de forma colaborativa em tempos de pandemia nem sempre é fácil. Mas com a bandeja compartilhada da Zenvia Conversion, seu serviço, vendas e agentes de suporte podem ver rapidamente se outros fizeram a consulta ou se ela já está resolvida.

Nesta bandeja você verá as mensagens das diferentes plataformas que você conecta, como Facebook, Instagram e, claro, WhatsApp, apoiando o trabalho em equipe e também tornando o processo de resposta mais eficiente.

Responder a cada cliente e, além disso, ter que fazê-lo para cada canal separadamente pode ser uma tarefa lenta e tediosa, mesmo que você tenha uma equipe de pessoas para fazê-lo.

Felizmente, ferramentas foram incorporadas ao mercado que permitem concentrar todos os canais de um negócio na mesma plataforma, com ferramentas que facilitam ainda mais a tarefa (como chatbots, envio de links de produtos a partir da mesma conversa ou relatórios automatizados).

Zenvia Conversion reúne todas essas ferramentas e muito mais, para ajudar suas equipes de vendas e atenção a responder de forma mais eficiente para que você não perca nenhum cliente em potencial.

Categorias:
Escrito por

Nahuel Gomez

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.