Número banido do WhatsApp? Possíveis motivos e como recuperá-lo

Descubra por que você teve seu número banido do WhatsApp, saiba o que fazer para recuperá-lo e algumas boas práticas para evitar isso.

Ter o número banido do WhatsApp gera uma dor de cabeça e tanto, não é mesmo? A conta comercial do WhatsApp tem se tornado cada vez mais importante para a comunicação das empresas e, por isso, tê-la suspensa ou banida pode trazer diversos problemas. São vários os motivos para que isso aconteça e existem algumas maneiras de recuperar a conta da empresa do WhatsApp. Leia este artigo e entenda!

Quais são os possíveis motivos para ter o número banido do WhatsApp?

Existem diversos possíveis motivos para ter o número banido do WhatsApp. Veja a seguir alguns deles.

Envio de mensagens em massa

O envio indiscriminado de mensagens para usuários do WhatsApp pode ser um dos fatores para ter o número de WhatsApp banido. Isso acontece principalmente nos casos em que aqueles destinatários nunca solicitaram um contato da empresa ou não ofereceram opt-in para essas comunicações.

Usar versões alternativas do aplicativo

Existem diversas plataformas que oferecem WhatsApp Business. Porém, nem todas são oficiais, o que, além de ser um risco para a segurança digital e de dados, pode causar o banimento da conta da empresa no aplicativo.

Uso de solução não oficial para automação de WhatsApp

Assim como as versões alternativas e não autorizadas pelo WhatsApp, as automações irregulares também podem fazer com que uma conta seja banida no aplicativo. Isso diz respeito tanto às mensagens escritas, quanto à funcionalidade para realizar ligações por voz.

Descumprimento dos Termos de Serviço e/ou Políticas de Privacidade

O WhatsApp Inc. conta com Termos de Serviço e Políticas de Privacidade que são requisitos para a continuidade do uso do aplicativo pelas empresas. Dessa forma, quando alguma dessas regras é violada, a conta fica sujeita ao banimento.

Ter a conta denunciada ou bloqueada por muitos usuários

O WhatsApp tem diversas ferramentas que permitem identificar a violação por parte das empresas de algum dos Termos de Serviço ou Política de Privacidade. Ainda, somam-se a essas ferramentas as denúncias e os bloqueios que os usuários fazem em relação a contas que descumprem essas regras. Quando há elevado número de reclamações, é possível que a empresa tenha o número banido do WhatsApp.

O WhatsApp baniu meu número, como recuperar?

Se a conta da sua empresa foi banida no WhatsApp, você provavelmente receberá a seguinte mensagem no aplicativo: “Seu número de telefone foi banido do WhatsApp. Fale conosco para obter ajuda”. Isso pode acontecer sem aviso prévio. Neste momento, mantenha a calma, pois ainda é possível recorrer.

Tipos de banimento do WhatsApp

Antes de tentar recuperar um número banido do WhatsApp, é preciso, primeiramente, identificar se houve um banimento temporário ou definitivo. Continue a leitura para entender melhor.

Temporário

Uma conta é banida temporariamente no WhatsApp quando utiliza versões alternativas do aplicativo. Essa é uma conduta que compromete a segurança da comunicação dos usuários, já que não há criptografia de ponta a ponta. Nestes casos, o número é suspenso por tempo determinado pelo próprio WhatsApp, caso a caso.

Definitivo

O banimento definitivo da conta no WhatsApp pode acontecer mediante comportamentos elencados como violação dos Termos de Serviço ou Políticas de Privacidade, disseminação de fake news ou comunicações carregadas de preconceito, assim como ameaças. No entanto, a criação de outra conta está sujeita à avaliação por parte do WhatsApp Inc.

Como recuperar a conta banida por engano

Nos casos em que tudo indica que a conta da sua empresa foi banida do WhatsApp por engano e que não houve violação das regras de uso, é possível recorrer. Para isso, é necessário enviar um e-mail para [email protected] solicitando a análise do caso e liberação da conta.

Na solicitação, é importante que o texto seja enviado em inglês. Não se esqueça também de descrever a situação, incluir o número da conta e, evidentemente, argumentar para a recuperação da conta. Uma possibilidade é mencionar que a empresa não estava ciente dos Termos de Serviço e que a partir de agora não adotará mais as práticas que levaram ao banimento.

O que fazer se não houver retorno na solicitação de recuperação

O prazo normal de retorno do WhatsApp para solicitações de recuperação de conta é de até 48 horas. Entretanto, é comum que a análise seja feita até mesmo antes do prazo e, em algumas situações, isso pode acontecer em um dia.

Se, ainda assim, passado esse prazo, você não tiver seu pedido respondido, é indicado buscar contato com a equipe de atendimento global do WhatsApp. O e-mail deve ser enviado em inglês para: [email protected]. Atente para o fato de que o WhatsApp Inc. não fornece um telefone de contato. Sendo assim, caso receba um contato alegando ser oriundo do WhatsApp, possivelmente se trata de um golpe.

Como evitar novos banimentos?

Existem algumas boas práticas que ajudam a evitar que sua empresa tenha o número banido do WhatsApp, conforme mostraremos abaixo.

Solicite o opt-in

Pelas regras do WhatsApp Business API, todas as comunicações das empresas devem acontecer mediante um opt-in, ou seja, uma autorização dos usuários. Nesse sentido, esse opt-in deve ser solicitado pela companhia e, caso requisitado, precisa ser comprovado para o WhatsApp Inc.

Ofereça a opção de opt-out

Assim como o usuário pode autorizar a comunicação da empresa por meio do aplicativo, ele também deve ter a opção de parar o recebimento das mensagens. Assim, as empresas devem reforçar a possibilidade de solicitação do opt-out em qualquer momento que o consumidor desejar.

Consulte sempre os Termos de Serviço e Políticas de Privacidade

Mencionamos algumas vezes que ter o número banido do WhatsApp pode ter relação com a violação de alguma regra do WhatsApp, certo? Então, não deixe de consultá-las sempre que necessário. Atente, por exemplo, para a proibição do comércio de alguns tipos de produtos e serviços, assim como para a necessidade do já mencionado opt-in.

Atente para os tipos de comunicação permitidos

Segundo as regras do WhatsApp, não é permitido fazer cobranças aos usuários por meio do aplicativo. Esse é um exemplo de comunicação que pode gerar banimento do número da empresa. Então, mais uma vez, tome cuidado para não adotar essa prática.

Conte com representantes oficiais do WhatsApp

A contratação de plataformas de fornecimento e de automação de WhatsApp que não sejam autorizadas pelo próprio WhatsApp Inc. torna sua empresa passível de banimento da conta. Por isso, conte sempre com representantes oficiais na sua estratégia de comunicação.

Como pudemos ver, as causas do número banido do WhatsApp podem ser várias. Para contornar essa situação adequadamente, é necessário, em primeiro lugar, entender o motivo que pode ter levado ao banimento e, em seguida, fazer a solicitação de recuperação da conta. Não se esqueça também de que banimentos temporários consecutivos podem gerar suspensões cada vez maiores e, até mesmo, definitivas, OK?

E, para não correr mais esse risco, conte com a ZENVIA. Somos representantes oficiais do WhatsApp Inc. no Brasil e estamos à disposição para ajudar sua empresa a obter ótimos resultados, tanto para disparo de notificações e lembretes, quanto para atendimento ao cliente. Fale com nossos especialistas!

Categorias:
Escrito por

Marcela Melo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.