blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
segredos-para-conhecer-melhor-o-comportamento-do-seu-cliente.jpg

4 segredos para conhecer melhor o comportamento do seu cliente

As empresas que desejam ter sucesso no mercado devem utilizar todas as informações disponíveis do seu público para atender bem às suas demandas, expectativas e anseios.

Por meio de algumas ações estratégicas, você pode receber dados importantes, que permitirão realizar ajustes nos seus produtos e serviços — e até mesmo criar campanhas de marketing mais eficientes e com um melhor custo-benefício.

Vamos descobrir como fazer isso?

1. Analise o histórico dos clientes

O primeiro passo para conhecer melhor o comportamento do cliente é analisar o histórico de compras.

Isso permite, entre outras coisas, identificar informações relevantes como o ticket médio, os produtos ou serviços favoritos, o seu ciclo de vida e a natureza do relacionamento com a marca

Dessa maneira, você pode compreender os comportamentos de clientes e, inclusive, de potenciais consumidores — por meio de dados demográficos e demais características.

Isso é extremamente útil para montar campanhas mais segmentadas e realizar promoções mais atraentes.

2. Fique atento aos feedbacks

Outro segredo para conhecer melhor o comportamento do cliente é prestar atenção aos feedbacks que o seu público dará de forma espontânea.

Atualmente, os consumidores expõem as suas opiniões naturalmente em sites, blogs e nas redes sociais. Dependendo do seu negócio, esses comentários podem vir por meio de vários canais de comunicação.

Deixe um local específico para feedbacks em sua página oficial. Dessa forma, você terá sugestões e reclamações mais honestas e verdadeiras — de quem realmente aprecia a sua marca.

3. Aposte na realização de pesquisas

Além dos comentários espontâneos que você pode receber, aposte também na realização de pesquisas específicas — com perguntas estratégicas e direcionadas para os seus clientes.

Uma possibilidade interessante é o uso da tecnologia mobile. Com o uso do SMS, por exemplo, você terá um custo baixo e um retorno imediato. Você poderá fazer vários tipos de pesquisa, como avaliação de atendimento, produto, interesses de consumo, etc.

4. Fique de olho na concorrência

Ficar de olho na sua concorrência também é um dos maiores segredos para entender o comportamento do seu cliente. Tenha em mente que, uma vez que duas companhias atuam no mesmo segmento, os consumidores de ambas guardam similaridades importantes.

Sendo assim, você tem muito a aprender, especialmente se mantiver olhos atentos sobre os processos e escolhas dos líderes do seu ramo de atuação. Não se trata jamais de copiá-los, mas sim de realizar um benchmarking para compreender o que deve ser aprimorado no seu negócio — e o que está de acordo com as melhores práticas do mercado.

Esses são alguns dos maiores segredos para conhecer melhor o comportamento do cliente! Gostou do conteúdo? Leia também o artigo: Avaliação de atendimento - saiba como fazer.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS