SMS: a forma mais versátil de fazer marketing segmentado

O marketing via sms possibilita uma comunicação rápida, objetiva e de baixo custo, independente do modelo ou tecnologia do aparelho celular. Além disso, tem maior índice de entrega e leitura do que outras formas de comunicação. Essas são algumas das vantagens para apostar no SMS para fazer marketing segmentado e divulgar sua marca.

Direcionar corretamente seu produto ou serviço para o público-alvo é tão importante quanto enviar para ele uma comunicação clara e relevante. É necessário pesquisar sobre o público que vai receber o sms, a fim de saber quais são suas preferências e seus hábitos de consumo.

Os consumidores estão cada vez mais digitais e as empresas precisam seguir essa tendência e oferecer um serviço de comunicação que satisfaça essa demanda por objetividade e agilidade. Segundo uma pesquisa realizada pela empresa americana PSFK, as pessoas acreditam que enviar SMS é a maneira mais eficiente de chamar a atenção de alguém. Ainda, conforme o estudo, mais de 3⁄4 dos entrevistados preferem usar o SMS do que os métodos tradicionais de comunicação – como e-mail, telefone ou mídias sociais – para enviar e receber mensagens de rápido alcance. O “torpedo” possibilita que a empresa se comunique com seu cliente onde quer que ele esteja e a qualquer momento.

4 dicas para a ação ser um sucesso

1. Pesquisa

Antes de começar uma ação de SMS marketing segmentado, é necessário traçar o perfil do público que se quer atingir. De nada adianta investir recurso e tempo em uma campanha sem ter muito claro a resposta para esta pergunta: “este assunto interessa ao meu público?”

Antes de enviar os conteúdos de SMS, o melhor é conhecer o público que irá recebê-lo, assim como estudar seu perfil, preferências e seus hábitos de consumo. Dessa forma, sua empresa saberá que o tipo de conteúdo enviado a cada categoria está correto, assim como o direcionamento das campanhas.

2. Respeito

O consumidor brasileiro está cada vez mais exigente e crítico. Por isso, antes de sair enviando SMS de marketing para todo o mailing é preciso tomar alguns cuidados. Um estudo feito pela Quanti – Pesquisa de Mercado – mostra que 89% dos entrevistados acreditam que o fato de a empresa deixar clara a possibilidade de escolha entre parar ou seguir recebendo seus “torpedos” tem influência direta e positiva na imagem da marca. Esse respeito com o consumidor evita transtornos e reações indesejáveis, já que atualmente todos têm voz e vez na internet. Além disso, há muita pesquisa e comparação, pois é o consumidor quem dita as regras do processo de compra.

3. Relevância

Enviar um SMS dizendo que seu produto/serviço é o melhor não resolve. As pessoas são bombardeadas diariamente com as mais diferentes formas de informação. É tanta dispersão que o desafio maior hoje em dia é prender a atenção de alguém. Então, use o marketing segmentado a seu favor. Crie um conteúdo relevante. Leve ao público algo mais que um “compre’’, “veja como sou bom’’. Se o seu negócio pode oferecer promoções ou descontos, ótimo.

Mais de 60% das pessoas gostam de receber mensagens de cupons com promoções ou alertas de desconto. Mesmo se esse não for o seu caso, lembre-se de levar ao seu público um conteúdo mais elaborado. Informações úteis, serviços e pesquisas ajudam a criar uma empatia da marca com o cliente. Aposte nisso.

4. Fidelização

O “torpedo” é o canal ideal para estreitar e personalizar o relacionamento com os clientes. Ele pode ser usado para avisar de novidades da empresa, lançamentos de produtos e clube de vantagens. Também é uma maneira mais assertiva de lembrar de datas importantes para o seu cliente, como aniversários, Natal, Páscoa, entre outros.

Exemplos de marketing segmentado

LOJA: Jorge, você acaba de ganhar 20% de desconto em todas as peças da linha XX. Apresente este SMS em nossas lojas até 07.06 e aproveite! P/ sair envie PARE.

LOJA: Camila, só até este domingo, todas as peças da coleção de verão 2016 estão com 50% de desconto! Confira em uma de nossas lojas! Para sair envie PARE.

LOJA: Fábia, gostaríamos de convidá-la p/ a inauguração da nossa loja no Shopping Jardins. O coquetel será dia 14 às 19h. Esperamos você! P/ sair envie PARE.

LOJA: Clara, parabéns! P/ comemorarmos oferecemos 20% de desconto. Apresente este SMS em uma de nossas lojas até 05.06 e aproveite! P/ sair envie PARE.
Telemarketing: a mensagem de texto via celular pode substituir o canal de voz nos casos em que a informação a ser repassada deve ser rápida e precisa. O tempo médio do envio de um SMS até o recebimento no celular é de até 3 minutos.

PACOTE DE TV: Renovação da sua assinatura de TV somente hoje com 20%. Entre em contato pelo telefone: (11) 786-786798.
Para saber mais sobre envio de SMS, confira o e-book: 104 Usos do SMS.

Leia Também:

Escrito por

Zenvia