Entenda Como Funciona um Pitch de Vendas

O Pitch de vendas é uma das técnicas de vendas mais utilizadas no mercado devido a sua objetividade. Clique aqui e saiba como criar o seu!

Contar com um pitch de vendas para encantar seus ouvintes e transformá-los em clientes é o que tem sido feito pelos melhores vendedores do mercado. Isso por que, a estratégia parte da premissa que uma conversa rápida e objetiva consegue transmitir tudo o que precisa em poucos minutos.

Sem dúvida, é uma transformação na forma de vender, pois proporciona o “caminho inverso” na hora do discurso, contemplando outra perspectiva para a abordagem.

Onde nasceu o pitch de vendas

O Pitch de vendas é uma metodologia originada do Vale do Silício, onde os empreendedores usam tal estratégia para apresentar suas ideias a investidores. É como se fosse uma espécie de mini-resumo de sua proposta de negócio

Acontecia que o empreendedor, dono da ideia, ocasionalmente, tomava o mesmo elevador que o investidor, e apresentava todas as suas cartas em uma chance de vender essa ideia nesse tempo do elevador. Nascia aí o Elevator Pitch.

Mais adiante, a estratégia foi melhorada e combinada com outros recursos para maximizar seus efeitos e proporcionar melhor aproveitamento, deixando essas apresentações mais envolventes e refinadas.

Como montar seu pitch de venda

Com já vimos, o pitch é uma técnica de vendas que parte da premissa que esse primeiro contato não vai ser demorado, e que mostra como seu conteúdo precisa ser consistente e atrativo para ter a chance de continuar essa conversa.

Para montar seu pitch de vendas, você pode contar com alguns passos simples, que irão enriquecer a sua narrativa e prender a atenção de seu ouvinte.

Contextualize seu pitch de vendas

O pitch precisa ser relevante para quem escuta. Entender o seu ouvinte vai criar essa conexão e fazê-lo permanecer na conversa, afinal de contas, você estará relatando a solução para um problema que provavelmente o seu ouvinte tenha.

Contextualizar usando informações demográficas e sociais que podem fazer parte do dia a dia do seu espectador. Quando for para uma pessoa específica, estude essa pessoa, mas se for necessário criar um pitch para um grupo de pessoas, busque ser um pouco mais generalista.

Levante dados pertinentes

Seu pitch de vendas precisa ser rico de informações pertinentes. Então, enriqueça seu esboço com dados e informações relevantes e atualizadas.

Os dados podem trazer um cenário que o ouvinte ainda não tenha considerado, por exemplo: dados do IBGE mostram que 80% das micro e pequenas empresas não chegam ao primeiro ano, já 60% encerram suas atividades antes dos cinco anos.

Com essas informações apresentadas, conseguimos trazer o interesse ao ouvinte, e o alarme levantado com essa informação, pode ser acalmado quando sua solução por apresentada.

Use storytelling

Sua narrativa pode ser conduzida por meio de uma história, um exemplo seu, de um cliente, ou do seu ouvinte.

Usar o storytelling ao seu favor, vai fazer com que sua audiência gere conexão com a abordagem, e essa identificação é capaz de deixá-lo suscetível aos benefícios de seu produto.

Foco no problema, esqueça a ficha técnica

Com certeza seu produto é feito com muito cuidado, atenção e qualidade, mas esses diferenciais podem ser apresentados em outro momento, ou outra conversa com esse possível cliente.

Quando utilizamos uma abordagem no formato pitch, o foco é todo voltado ao problema e sua solução. Detalhes de sua composição ou outros diferenciais, podem e devem ser reservados para outra hora, ou mesmo quando o cliente apresenta objeções.

A objetividade faz o pitch de vendas

Agora, você já tem insumos suficientes para montar seu pitch, precisa lapidar! Reúna o contexto, os dados, construa o storytelling e foque no problema.

A partir de agora, você vai compilar as informações de acordo com o tempo que você espera ter com seu ouvinte.

Com isso, busque ser objetivo e apresentar sua ideia de forma estruturada, para ficar claro para esse possível cliente o porquê de sua abordagem e quais os seus diferenciais.

Exemplos de bons pitchs de vendas

Como já listamos acima alguns pontos para criação do seu pitch, agora trazemos alguns bons exemplos.

O video apresentado é parte da série sobre elevator pitch, elaborado e produzido pelo Sebrae/MG em parceria com o portal Administradores.com.

Aqui, três empreendedores de Minas Gerais apresentam seus pitchs ao investidor-anjo João Kepler, a fim de mostrarem suas ideias e produtos no tempo de um elevador (40 segundos). Confira abaixo:

Conclusão

O pitch de vendas é uma ferramenta para “jogo rápido” e tem seus benefícios quando utilizado corretamente.

Lembre-se de construir o seu pitch e levá-lo pronto ao seu ouvinte. Evite improvisar grandes partes para não cair em contradição ou criar pontos de evasão de atenção.

Por último, sempre incremente o seu discurso e melhore-o, para que seja cada vez melhor e proporcione resultados financeiros.

Você ainda pode contar com nosso blog para se aprimorar e fazer muito mais vendas. Confira também:

Escrito por

Anderson Anjos

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de Marketing Digital, Inbound e café. Atualmente Analista de Marketing na Zenvia