15 Técnicas de vendas infalíveis para bater suas metas

Aprendas as 15 principais técnicas de vendas testadas e aprovadas pelos melhores especialistas do mercado! Clique aqui e saiba mais!

A competitividade do mercado impulsiona as empresas a estarem sempre buscando as melhores estratégias, metodologias e técnicas de vendas do momento.

Contar com essas inovações é o que as companhias de todos os portes fazem para alcançar bons resultados e evitar ficar para trás.

Pensando nisso, listamos para você as 15 melhores técnicas que podem ser desfrutadas por todas as modalidades de venda.

Técnicas de vendas indispensáveis [de 1 a 12]

Você vai se surpreender como pode usar técnicas de vendas simples que fazem a diferença no seu dia a dia.

Separamos as técnicas que todo o vendedor precisa para ter aquele diferencial, e sair sempre na frente. Confira!

1 – Entenda quem é seu cliente

Antes mesmo do contato com seu possível cliente acontecer, você precisa ter ideia do perfil dessa pessoa.

Saber quem é seu público não vai ajudar apenas a melhorar suas ações de marketing, mas dar o tratamento que ele espera e conduzir de forma que a venda seja orgânica e precisa.

Prever uma possível dor do seu cliente, a região demográfica e a faixa de renda, vai auxiliar no seu trabalho de prospectar e atender esse cliente de forma personalizada e acredite, vai fazer toda a diferença para ele.

2 – Ofereça a melhor solução

Em um processo de vendas, o que costuma acontecer com times despreparados é forçar a venda à qualquer custo. Porém, focar no resultado pode ser muito mais relevante do que focar na venda em si.

Ou seja, ofereça para o seu cliente a solução que melhor atende a necessidade dele, às vezes o produto mais simples consegue resolver sua dor, porém, pode gerar desconforto e insatisfação posteriormente.

Tenha em mente que, uma venda bem feita, considerando a melhor solução para o cliente, consegue trazer ele para consumir novamente.

3 – Conheça bem o seu produto

Falamos há pouco sobre oferecer a melhor solução, mas a melhor solução será oferecida caso você saiba as especificidades de seu produto.

Conhecer bem o seu produto parece obvio, mas é uma das técnicas de vendas mais negligenciadas nas empresas. Muitos vendedores ficam em situações complicadas por não conhecerem bem o produto, sua composição e formas de uso de seu produto.

Conhecer bem o seu produto e demonstrar isso durante a venda vai fazer com que seu cliente sinta mais confiança em seu atendimento, e pode deixar você favoritado em seu local de trabalho. Essa técnica costuma gerar fidelização de clientes a pessoas e empresas.

4 – Enfatize os diferenciais de seu produto

Conhecer bem o seu produto vai te ajudar a ter “cartas na manga” para contornar objeções em situações complicadas.

Ter pequenos argumentos prontos para quando o cliente demostrar interesse, mas incerteza de que quer realmente levar o produto pode te ajuda a ganhar essa venda.

Liste os diferenciais do seu produto, sobretudo os diferenciais responsáveis pelos fechamentos de vendas.

Exemplos: Tempo de mercado, qualidade do produto, atendimento personalizado, entrega grátis, bônus, promoções.

Todos esses argumentos sobre qualidade do produto ou diferenciais de negociação, podem ajudar a tirar a dúvida e contar pontos para seu fechamento.

Cliente fazendo o pagamento por um serviço aparente mente estético e vendedora usando técnicas de vendas

5 – Tenha solicitude e simpatia

Solicitude e simpatia são uma forma de mostra hospitalidade e confiabilidade no atendimento. Gerar conforto para o cliente vai deixá-lo mais suscetível à venda.

Sendo assim, uma postura amigável e acolhedora vai deixá-lo familiarizado com você, e assim gerar essa confiança, indispensável para vender.

Mesmo no atendimento de vendas online, a passar solicitude e simpatia, demonstrando atenção e cuidado com o cliente, vai deixar o clima mais amistoso e propenso para melhores negócios.

6 – Seja confiante

Isso funciona? Acredito que sim.

Perceba que respostas evasivas não passam confiança e geram dúvidas e mais questionamentos. Quando o cliente chega a você, para ele, você é a figura de autoridade no assunto.

O vendedor que não domina a venda está propenso a perdê-la

Isso por que o cliente precisa de uma relação de confiança antes de fechar o negócio.

Mas lembre-se de que, ser confiante não é afirmar todas as perguntas, é mostrar conhecimento e certeza em suas afirmações.

7 – Não tenha medo de perguntar

A única forma de saber o que se passa com o seu cliente é perguntando, então, não tenha medo de perguntar um pouco mais sobre suas dores.

Entender quais as reais necessidades de seu cliente vai dar à sua negociação ferramentas para contrapor suas objeções e aumentam suas chances de vender.

Um ponto de atenção sobre questionamentos. Saiba perguntar!

Você vai encontrar clientes mais reservados quanto ao que precisam, o que vai exigir do vendedor um manejo especial com a comunicação, para que essa conversa não gere desconfortos desnecessários durante a venda.

8 – Tenha empatia

Empatia é uma das principais técnicas de vendas. Se colocar no lugar do cliente é fundamental, pois assim, você conseguirá ver a solução que realmente irá atender suas necessidades.

Tenha empatia com o cliente durante as negociações, oferecendo o produto adequado e condições que se encaixam em sua realidade, possibilitarão sua satisfação e fidelização.

9 – Não subestime o cliente

Nunca julgar um livro pela capa é uma lição que aprendemos desde cedo. Porém, é muito comum vermos relatos de clientes que se sentiram ofendidos (mesmo sem intenção).

Um exemplo simples é tentar explicar algo que o cliente já conheça, como se fosse algo novo para ele. Para escapar dessa situação, basta perguntar: você está familiarizado com essa informação? Sinta-se à vontade para responder quando o cliente alegar precisar de ajuda.

Essa técnica de vendas vai ser muito bem utilizada com outras que já citamos aqui, como entender o seu cliente e não ter medo de perguntar.

10 – Contorne as objeções do cliente

Geralmente, os clientes sempre apresentarão questionamentos em relação ao produto, serviço ou as condições da negociação.

Vendedores mais experientes costumam ter isso em mente e utilizam o contorno de objeções para evitar que clientes sigam com respostas negativas até que ele perceba os benefícios do negócio.

Não desista do cliente na primeira objeção. Conheça seu produto, entenda seu segmento e conheça seus concorrentes para que, ao primeiro sinal de objeções, você estar preparado com argumentos consistentes.

11 – Use gatilhos mentais

Gatilhos mentais são frases utilizadas quando queremos que nosso receptor tome decisões rápidas com base no valor que nossa empresa ou produto agrega que podem ser consideradas importantes para ele.

Confira alguns exemplos de gatilhos mentais mais utilizados:

  • Escassez: Está acabando, restam poucas unidades.
  • Prova social: Faça parte do número X de clientes que aprovam o produto Y.
  • Autoridade: O produto mais vendido do mercado.
  • Exclusividade: Personalizado para você, edição limitada.

Use os gatilhos mentais que mais tem coerência com o seu negócio para potencializar seus argumentos de venda.

12 – Use os melhores canais de comunicação

O cliente vai entrar em contato com você onde for melhor para ele. Isso quer dizer que, não adianta você ter contato em um canal de comunicação que ele não utilizará para se comunicar.

Entenda onde seu cliente está e como seria agradável para ele que essa conversa acontecesse.

Ou até mesmo, onde essa conversa pode ser continuada. Por exemplo, o cliente passou em sua loja e não está pronto para o fechamento naquele momento. Então anote seu WhatsApp ou e-mail para continuar essa conversa.

Existem inúmeros canais que pode ajudar sua empresa a manter o contato com seu cliente.

Aposte em plataformas que possibilita essa comunicação de melhor forma.

Conheça Zenvia Conversion e centralize todas as suas conversas de WhatsApp, Facebook Messenger e Instagram em apenas uma caixa de entrada, para todos os seus vendedores.

Converta conversas em vebdas com Zenvia Conversion

Top 3 melhores técnicas de vendas

Chegamos ao top 3 do nosso artigo. Até aqui você pôde perceber que algumas das técnicas citadas acima com poucas lapidações estão prontas para serem usadas em vendas.

Confira agora quais as 3 principais técnicas que farão de você um vendedor excepcional.

13 – Tenha uma boa comunicação verbal, não verbal e escrita

Ter uma boa comunicação vai além de falar bem ou falar difícil. Comunicar-se bem abrange todos os fatores que passam uma mensagem.

Não adianta você dizer que está feliz e a sua expressão dizer o oposto. Sua expressão corporal e facial falam tanto quanto suas palavras. Atente-se a esse ponto durante suas vendas.

Use o vocabulário de acordo com seu público, para que ele entenda que sua loja e o seu produto é para ele.

Procure usar minimante a norma culta padrão, sem gírias, um bom português, evitando vícios de linguagem, entre outros fatores que enfraquecem a sua fala.

O que expomos sobre a fala, aplica-se também sobre a escrita. Uma comunicação clara, sucinta e padrão, passa para o cliente uma impressão positiva ao seu respeito.

14 – Use bem a sua criatividade

O dia a dia do vendedor nem sempre é previsível. Em alguns momentos, você vai precisar, além de uma boa comunicação, uma dose extra de criatividade.

Para usar a criatividade, absorva as informações ao seu redor, informações do seu cliente durante o atendimento ou do seu segmento, e transforme em insumos para tornar a sua conversa e negociação envolvente.

A criatividade transmitirá leveza e atenção quando se comunicar com seu cliente, além de poder ser uma forte aliada para transmitir solicitude no atendimento.

15 – Se comporte como especialista

Quando o cliente chega até você, nem sempre estará claro para ele sua necessidade. A atenção que o cliente vai lhe dar pode estar dobrada, aguardando sua opinião sobre todo o universo daquele produto.

Use essa atenção para mostrar a ele o quão experiente no produto você é. Como aquele produto é visto no mercado ou pelos seus últimos clientes. Sinta-se à vontade para sugerir algo que se adeque melhor ao que ele procura, mas sempre se posicionando como especialista e tendo argumentos que reforcem essa impressão.

Pode ocorrer de não saber a respeito de algo, mas tenha o contato de quem saiba. Conte com seus aliados de trabalho.

Conclusão

Muitas estratégias de vendas podem parecer simples e insignificantes, mas fazem toda a diferença quando utilizadas corretamente e com o devido contexto.

Use essas ferramentas para bater todas as suas metas e fazer com que o relacionamento com seu cliente seja melhor e mais conciso.

Busque a constante atualização para ser um profissional cada vez melhor e se destacar cada vez mais.

Leia também em nosso blog:

Tudo sobre Treinamento de Vendas para seu time

Principais plataformas de vendas online para sua empresa

Como vender mais com WhatsApp Comercial em 3 etapas

Crie facilmente seu lindo WhatsApp
Escrito por

Anderson Anjos

Formado em Publicidade e Propaganda, amante de Marketing Digital, Inbound e café. Atualmente Analista de Marketing na Zenvia