RCS vs SMS: descubra as diferenças entre as duas tecnologias

Saiba as principais diferenças entre RCS vs SMS e entenda como essas tecnologias podem impulsionar a comunicação na sua empresa.

O RCS (Rich Communication Services) é uma tecnologia sucessora do SMS e conta com algumas funcionalidades extras que são bastante úteis para as empresas e também para os usuários. Assim como o SMS, ele é eficiente para disparos em massa e tem ganhado cada vez mais espaço nas estratégias de comunicação das organizações.

Mas ao comparar RCS vs SMS, quais são as possibilidades, vantagens e diferenças entre cada uma das tecnologias? Como as companhias podem fazer um melhor uso dessas ferramentas? Leia este post e entenda!

O que é o SMS

O famoso SMS, ou Short Message Service foi criado no início da década de 1990 e possibilita até hoje comunicações rápidas entre usuários e também empresas e consumidores. A tecnologia permite o envio de mensagens de até 160 caracteres alfanuméricos e é considerado o tipo de mensagem padrão em todo o mundo, sendo assim, é possível alcançar qualquer tipo de usuário sem a necessidade de estar conectado à internet.

O que é RCS

Como mencionamos, o Google Messages RCS é uma tecnologia que traz algumas possibilidades complementares ao SMS. Além de mensagens escritas, o canal possibilita o compartilhamento de imagens, áudios, vídeos, documentos e até mesmo GIFs. 

Além disso, é possível inserir a identificação da empresa com o nome e logo, receber relatórios com dados de leitura e até botões interativos, tudo isso no mesmo aplicativo de mensagens nativo de smartphones que operam pelo sistema Android.

Entretanto, é necessário que o destinatário tenha uma conexão de internet para receber a comunicação e assim como o SMS, também é possível fazer disparos em massa com o Google Messages RCS.

Principais diferenças entre RCS vs SMS

As principais diferenças entre RCS vs SMS estão relacionadas aos tipos de mensagens que podem ser enviadas. Ou seja, com a possibilidade de utilizar conteúdo multimídia, o RCS torna as comunicações ainda mais interativas e atraentes, enquanto o SMS é compatível somente com mensagens em formato de texto e inserção de links. 

Além disso, o SMS é compatível com qualquer aparelho celular, já o RCS, por ora, funciona apenas para aparelhos com sistema Android, embora esteja programada a integração no iMessages até o final de 2024 para os dispositivos Apple.

Em termos de análise das métricas, quando comparamos RCS vs SMS,
torna-se evidente que o Google Messages RCS oferece vantagens significativas, permitindo uma visibilidade mais detalhada das interações, com a capacidade de rastrear leituras de mensagens, confirmações de entrega e recebimento. 

É importante ressaltar que, nos casos em que não haja compatibilidade de sistema para recebimento do RCS, é possível programar o envio de um SMS de forma automática nos disparos realizados com a Zenvia. 

No que tange à quantidade de caracteres, o SMS tem limite de 160, enquanto o RCS tem um limite superior, de até 5.000 caracteres.

RCS vs SMS, qual canal minha empresa deve escolher?

A decisão quanto à escolha entre as duas ferramentas, RCS vs SMS, está ligada principalmente aos objetivos de comunicação e às necessidades específicas da sua empresa. 

Se o seu objetivo é oferecer mensagens mais ricas, interativas e envolventes, o RCS é a escolha ideal. O canal tem destaque em casos de uso de marketing e relacionamento, como:

– ofertas de produtos e condições especiais; 
– pesquisas de mercado, clima e NPS; 
– agendamentos e lembretes; 
– emissão de bilhetes e passagens aéreas.

No entanto, para situações em que o custo e a simplicidade da mensagem são fatores preponderantes, o SMS surge como uma ótima opção e tem como principais casos de uso: 

– envio de rastreamento de pedidos; 
– cupons promocionais;
– 2ª via de boletos;
– cobranças, lembretes e notificações.

Ambos os canais são eficientes e não é necessário fazer uma escolha exclusiva entre eles, sendo possível combinar ambas as estratégias. Enquanto o RCS se destaca em mensagens ricas e interativas, o SMS é uma opção eficiente e econômica para mensagens mais simples.

Categorias:
Escrito por

Zenvia