Lançamento de produto: 5 melhores práticas para garantir o sucesso

Um empreendedor inteligente sabe que a hora de fazer um lançamento de produto é fundamental para atrair novos clientes, garantir mais visibilidade e aumentar o número de vendas. Nesse contexto, é indispensável conhecer as melhores práticas para garantir o sucesso.

A grande questão é que muitas empresas estão gastando recursos sem ter o retorno esperado, pois fazem isso de forma inadequada ou simplesmente escolhem estratégias pouco efetivas.

Confira as dicas a seguir e descubra quais são as melhores ações para ter sucesso no lançamento de seu produto ou serviço:

1. Aposte nas redes sociais

As redes sociais continuam em alta e são parte importante da vida de muita gente. Boa parte das pessoas não passa um dia sequer sem checar os seus perfis nas mídias sociais, tornando-as um palco perfeito para uma divulgação eficiente e um lançamento de produto que pode trazer excelentes resultados.

Todos os sites do gênero possuem ótimas ferramentas de publicidade e proporcionam uma segmentação bastante detalhada do público. Você não precisa necessariamente marcar presença em todas as redes, mas é recomendável ter um perfil nas principais. Interaja com as pessoas, esclareça dúvidas e realce os diferenciais do seu produto.

2. Produza vídeos criativos

O audiovisual é uma poderosa ferramenta quando se trata de atrair a atenção das pessoas. Sendo assim, você não deve abrir mão de produzir vídeos antes, durante e após o lançamento do produto.

Eles servem para os mais variados tipos de campanhas publicitárias e podem ser postados no YouTube. Uma ótima sugestão é instigar seus seguidores a também criar e postar vídeos com experiências relacionadas ao novo produto ou à sua marca.

3. Crie expectativa

Investir em ações e eventos é fundamental para trazer visibilidade para empresas e produtos dos mais variados segmentos do mercado. Eventos inusitados criam expectativa e ajudam a trazer o foco para o seu negócio — além de ser uma estratégia pouco dispendiosa.

Procure lançar enquetes, fale um pouco sobre a novidade, pergunte o que os clientes estão achando e faça com que o máximo de pessoas participe deste momento. Crie concursos de frases, premie os ganhadores com kits especiais ou outros incentivos.

4. Utilize o SMS marketing

Uma das metas de um bom lançamento de produto é atingir o máximo de pessoas de forma eficaz e objetiva. Para isso, o SMS marketing pode ser uma ótima tática, pois é um tipo de comunicação que vai direto ao ponto e permite que os clientes compreendam de imediato o que você deseja transmitir.

Além disso, como a grande maioria das pessoas está com o celular na mão praticamente o dia todo, essa prática ajuda a sua empresa a marcar presença nesse espaço por meio de ações promocionais, cupons de desconto ou mesmo pequenos lembretes.

5. Invista em conteúdo

Por fim, a produção de conteúdo é outra grande tendência do marketing nos dias de hoje — especialmente para empresas que precisam apostar em ferramentas de baixo custo. Por meio de conteúdos ricos, você pode aumentar o engajamento dos clientes e aprimorar o lançamento de seu produto ou serviço.

Aposte na criação de artigos relevantes, blogposts, newsletters, landing pages e e-books. Eduque seus seguidores sobre a sua empresa, seus diferenciais e converta leads em clientes com muito mais facilidade.

E agora? Pronto para um ótimo lançamento de produto? Confira também como usar o SMS em suas estratégias de comunicação: Estratégias de Comunicação com SMS – como planejar?

Escrito por

Zenvia