Envio de SMS para clientes: como ele pode ajudar a reduzir custo e aumentar o alcance?

São quase  60 milhões de brasileiros negativados no cadastro de Serviço de Proteção ao Crédito (SPC). Mas a inadimplência, segundo o SPC, teve queda de 5,53% no início do segundo semestre de 2017. Você quer alcançar esse número de referência na sua empresa ou conquistar redução ainda maior? Já pensou em investir no SMS em massa? Ele pode representar mais eficiência para a equipe operacional e redução de custo na cobrança digital. Como?

A impressão de um boleto hoje gira em torno de R$2,30, fora o custo de envio e a possibilidade de atraso por motivos diversos – como greves nos Correios. Para uma recuperadora de crédito ainda tem todo o custo operacional da equipe de atendimento e os custos telefônicos.

Agora observe esses números:

– O Brasil tem 206 milhões de habitantes

– Existem 242,1 milhões de celulares

– Apenas 41,1 milhões de linhas fixas

– Cada brasileiro checa o celular em média 150 vezes por dia

– 98% dos SMS são lidos

Esses números revelam o quanto a adoção do envio de sms em massa para acionamentos são relevantes. Por isso, esse post mostra como a cobrança digital, via SMS, atua na redução de custo dessa operação. Observe três pontos cruciais para a cobrança digital listados a seguir!

#1 Fala com a pessoa certa diretamente no celular cadastrado

Muitas vezes, resolver uma situação de cobrança é tão simples quanto fazer com que o cliente tenha em mãos o código de barras. Em algum momento da vida, você já ficou em dúvida sobre ter ou não pago uma determinada conta. E perdeu o vencimento durante esse lapso.

Quando lembrou, a sua vontade era resolver o mais rápido possível, não é mesmo? Dependendo do tipo de pagamento, como os de cartão de crédito, a melhor opção é ligar para a operadora e pedir a segunda via. Ou, se for possível, tirar a segunda via da conta pelo aplicativo.

Mas existe outra possibilidade: a de receber o SMS assim que o atraso acontecer. Neste caso, bastaria receber a linha digitável por mensagem para realizar o pagamento ou, até, no autoatendimento da agência bancária. Além disso, com o SMS em massa, a pessoa certa recebe a mensagem diretamente no celular cadastrado.

Informar o cliente nunca é demais. Por isso, o envio do SMS surge como um método de comunicação válido e já aprovado pelos clientes. Você sabia que o engajamento por SMS chega a 35%? Isso significa que mais de 1/3 dos clientes lêem as mensagens e tomam providências a partir delas.

#2 Ganha escala

Existem assuntos que podem ser tratados por meio de mensagem. Ela inclusive é um modo legalizado de comunicar pendências, por exemplo. Você dispara uma mensagem para centenas ou milhares de clientes cadastrados e com a resposta já consegue iniciar a negociação da dívida.

O ganho de eficiência operacional está vinculado, principalmente, ao fato de ser possível fazer o atendimento em larga escala. Caso a sua empresa tenha uma equipe de atendimento, ela poderá ser utilizada para ações mais específicas, enquanto o sms faz o contato com o cliente devedor.

#3 Baixo custo de acionamento

O envio de SMS em massa pode sair até dez vezes mais barato do que diversas outras formas de acionamento – segundo cálculo feito a partir de dados de mercado e indicadores de clientes Zenvia. A cobrança digital exige, principalmente, o investimento em tecnologia e uma base de cliente com cadastro atualizado.

Com a cobrança digital, o gestor ainda tem acesso a um painel gerencial sobre os envios. Nele constam a taxa de conversão da base, além da faixa de valores, com gráfico que evidencia como foram as negociações. Assim a empresa pode tomar ações antes das datas de vencimento, como o simples envio de lembretes de vencimento.

A fornecedora ideal de SMS – que é sempre um broker homologado – precisa ser parceira e sempre focar no auxílio da redução de custo e na eficiência operacional.

Com uma solução de cobrança, sua empresa sai de um processo custoso e lento e conquista mais eficiência operacional, melhorando e centralizando o gerenciamento. O que resulta em redução de custo e maior alcance do seu público-alvo. Continue seu aprendizado com a leitura do e-book: 7 Maneiras de usar o SMS a favor da sua Instituição Financeira.

Escrito por

Zenvia