blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile

SMS para serviços financeiros: mensagem rápida e eficaz

Se a sua empresa tem uma base de dados de clientes com crédito pré-aprovado essa é uma ótima oportunidade para fazer uma oferta de crédito, por exemplo, e aumentar o valor agregado dos serviços. O primeiro passo para isso é dar a boa notícia aos clientes. Normalmente, as empresas contam com o apoio de uma central de telemarketing de vendas ou enviam comunicados pelo correio para avisar os consumidores. Porém, ao fazer o balanço do resultado destas ações, é comum notar que a conversão ficou abaixo do esperado. Um dos grandes problemas pode ser a forma como sua empresa vem se comunicando com seu público. Descubra como o SMS pode ser a ferramenta ideal para tornar a sua comunicação eficaz. 

Atendimento personalizado e experiência positiva

Para atrair a atenção dos clientes é preciso inovar na abordagem e, principalmente, ser assertivo no conteúdo para se diferenciar dos concorrentes.  Ao ser abordado por uma central de telemarketing de vendas de uma instituição financeira, o cliente, na maioria das vezes, já não se interessa nem mesmo em saber do que se trata, mesmo que seja algo do seu interesse, como a oferta de crédito, por exemplo. O mesmo acontece ao receber uma carta pelo correio.

 

crie as melhores campanhas de marketing com sms

 

Isso ocorre porque o perfil do consumidor mudou. O cenário como um todo está mudando e as empresas já começaram a entender que o consumidor virou o centro dos negócios e ele não tem mais barreiras para pesquisar as informações de seu interesse antes de fazer uma compra, por exemplo. Ele está em busca de uma comunicação rápida, eficiente, direta e prática e, de preferência, instantânea. O assunto é tão sério que segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, 46% dos consumidores que não se sentem satisfeitos com o atendimento ou a forma de abordagem de uma empresa relatam o ocorrido para 10 ou mais pessoas. Dos consumidores que tiveram experiências positivas, apenas 23% fazem o mesmo. O impacto negativo de ter quase a metade dos clientes (46%) falando mal da sua empresa não é nada animador, certo? Por isso, invista no SMS para serviços financeiros e impacte o seu público de forma eficiente.

Use a tecnologia a favor da comunicação com o cliente

Para atrair e fidelizar o público-alvo da sua empresa é importante utilizar meios de comunicação eficientes para abordá-los. O grande ponto está na migração do offline para o online (físico para o digital).  A famosa geração millennials ou geração Y, que engloba os jovens entre 16 e 30 anos, raramente vai a uma agência bancária, a não ser para sacar dinheiro (quando necessário). Esses clientes têm preferência em resolver suas necessidades pela internet e, se possível, na palma da mão ou no dispositivo que lhe for mais conveniente.

De acordo com um estudo global feito pela TNS Brasil com mais de 60 mil consumidores conectados ao redor de 50 países, a geração millennials com acesso à internet passa, em média, 3,2 horas conectada por dia em seus celulares, o que equivale a quase um dia inteiro ao longo de uma semana e 49 dias em um ano. Então porque não adaptar a comunicação da sua empresa para falar a mesma língua do cliente?

Estamos na era da transformação digital, período que, sem dúvida, abre caminho para novas oportunidades de negócios. Porém, é preciso criar processos inovadores para elevar a experiência do cliente e garantir mais eficiência operacional. Uma pesquisa da PwC realizada com 235 empresas globais aponta que o investimento em tecnologias digitais resultou em um aumento médio de eficiência na ordem de 20%.

Aprimore os meios de comunicação

Diante disso, avalie: está na hora de rever o modelo de comunicação que a sua empresa vem adotando para se relacionar com o cliente? As redes sociais, os chats online, o SMS, entre outros, são meios inovadores e eficiente para a comunicação da empresa com seus clientes. Esses canais fazem parte da vida do consumidor e facilitam o relacionamento.

Neste sentido, o importante é estruturar o uso de uma solução tecnológica que atenda a necessidade da sua empresa e esteja de acordo com a expectativa do consumidor da sua marca. Como cada vez mais o cliente está conectado, um bom caminho é considerar o uso de plataforma mobile, em que permite que a empresa e os usuários se comuniquem por meio de dispositivos móveis, por exemplo.

Outro ponto que não pode ser esquecido na hora de rever a estratégia de relacionamento com o cliente é o conteúdo que será enviado. Ter uma mensagem assertiva e disponível em diferentes canais faz toda a diferença para a qualidade do resultado final. Portanto, aproxime-se do seu cliente e interaja com ele da forma com que ele quer falar com você. 

Quer saber mais sobre SMS para serviços financeiros? Confira mais no artigo: Aumente a eficiência operacional no setor financeiro com SMS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action