SMS em massa: uma forma inteligente de conversar com clientes

SMS em massa facilita a implementação de campanhas de marketing. No entanto, segmentar também é fundamental para ter efetividade. Saiba mais!

Mensagens de texto interativas — aquelas que dão ao consumidor a possibilidade de fazer um auto-atendimento em seu celular, escolhendo respostas pré-definidas para manter a comunicação — são uma ferramenta poderosa para incentivar uma maior interação entre o público e uma marca. Uma boa campanha de SMS em massa pode, por exemplo, aumentar o engajamento e as conversões em uma campanha promocional.

Com as mudanças nos hábitos dos consumidores, eles passaram a ser mais exigentes do que nunca e a apreciar, sobretudo, um atendimento personalizado, inteligente e que não seja tão intrusivo. O SMS em massa e interativo é uma excelente maneira de garantir essas características.

 Facilitando agendamentos

Imagine, por exemplo, que você possui um consultório médico e deseja confirmar que o cliente estará presente no dia e horário agendados previamente para um atendimento clínico. Em vez de realizar um contato telefônico — que é mais caro e pode ser intrusivo, incomodando o consumidor em um momento indevido —, é possível usar a tecnologia do envio de SMS solicitando a confirmação.

Nesse caso, a mensagem pede que o cliente responda com uma dentre duas opções: “1” para confirmar e “2” para cancelar. Caso queira, é possível estender ainda mais a conversa com uma terceira alternativa, permitindo que ele agende a consulta para uma outra ocasião, por exemplo. Além de oferecer um método de comunicação mais prático e ágil, você reduz drasticamente o seu custo operacional e as ausências.

Otimizando pesquisas de satisfação

Uma campanha de SMS em massa também pode ser uma estratégia interessante para realizar pesquisas de satisfação. Sempre foi difícil conseguir manter seus clientes engajados em compartilhar feedbacks a respeito de produtos ou serviços, especialmente quando a captação de opiniões é feita via contato telefônico.

Com o SMS interativo, basta enviar uma mensagem pedindo que o destinatário responda sobre a qualidade do produto ou serviço que ele adquiriu.

Agilizando a negociação de débitos

Falar sobre inadimplência é algo penoso — na maioria das vezes, um cliente devedor não se sente confortável para falar sobre seus débitos em atraso via telefone, e isso dificulta as negociações. Quando a tecnologia de SMS em massa entra em ação, porém, a situação se transforma, visto que a conversa é mantida em um ambiente mais particular.

Imagine que você enviou um torpedo para o consumidor informando o valor total dos débitos e oferecendo a possibilidade de parcelá-los. Caso tenha interesse, o devedor responde com um “SIM”. Em seguida, ele recebe diversas opções de parcelamento e pode optar pela alternativa que mais lhe agradar, contratando, por fim, as parcelas que caibam no bolso dele.

Com esse tipo de autoatendimento, os clientes inadimplentes se sentem mais à vontade e menos constrangidos para negociar as suas dívidas. Além disso, como já comentado, esse tipo de campanha de SMS em massa reduz os custos operacionais ao cortar gastos com contato telefônico — que, muitas vezes, precisa ser efetuado várias vezes até que a empresa e o consumidor cheguem a um acordo.

Oferecendo promoções e vantagens

Outro uso bem interessante do SMS em massa para se comunicar com clientes é ofertar promoções e vantagens exclusivas através deste canal. Aquele assinante está apto a contratar um plano superior e com mais benefícios? Envie um torpedo informando-o disso e o orientando a responder “sim” caso tenha interesse na oferta. É possível montar um jornada inteira até a contratação ou atualização do serviço, tudo via mensagens de texto e com respostas automatizadas.

Esse tipo de estratégia evita a perda de tempo com contatos telefônicos para clientes que não desejam os produtos ou planos de serviços que você está ofertando. Porém, caso você não dispense as boas e velhas chamadas de voz, um SMS pode ser usado até mesmo para confirmar antecipadamente com o consumidor qual é o melhor horário para você ligar para ele, algo que evita transtornos e contratempos para ambos os lados.

Ficou interessado em usar SMS em massa para aprimorar os seus contatos com o seu público? No Zenvia Attraction, é possível criar campanhas de disparos em massa para clientes de forma rápida, eficiente e inteligente. Clique no banner para saber mais!

Leia Também:

Escrito por

Zenvia