Cliente fidelizado: 5 benefícios do uso do SMS no varejo

A utilização de SMS no varejo é muito útil para transformar o comprador em um cliente fidelizado. Essa estratégia, no entanto, não é propriamente uma novidade. O fato é que mensagens de texto são ferramentas de comunicação muito poderosas, sendo uma boa ideia implementá-las para expandir o seu negócio.

Neste post, abordamos alguns benefícios que se combinam para aumentar suas vendas e a retenção de clientes, ao gerar experiências verdadeiramente cativantes. Boa leitura!

1. Velocidade e proximidade com o cliente

Nos dias atuais, a agilidade tem se tornado um fator determinante para o sucesso dos negócios. Considere o seguinte: segundo pesquisa recente, 99% das mensagens enviadas por SMS são efetivamente lidas, com um tempo médio de resposta de 90 segundos e uma taxa de resposta de 45%.

Para fazer um comparativo somente 20% das chamadas telefônicas são respondidas. Ao se comunicar com mais velocidade, é possível realizar mais vendas. Simples assim.

Mas para obter um cliente fidelizado, é essencial que a sua organização não seja vista pelo comprador como apenas mais um negócio.

2. Conveniência

Outra tendência muito clara no comportamento do consumidor contemporâneo é o desejo por encontrar soluções capazes de tornar a rotina mais fácil e prática. Em muitas ocasiões, um texto objetivo e claro pode ser forma mais conveniente de se comunicar.

Não há uma estratégia de retenção e fidelização de clientes que dispense um fluxo de comunicações regulares entre os consumidores e a empresa. Nesse sentido, o SMS apresenta o benefício adicional de simplificar esse movimento.

3. Apelo

Como os textos são bem-aceitos — como falamos anteriormente, praticamente todas as mensagens são lidas —, implementar essa estratégia aumenta consideravelmente o poder de atração, o apelo e a capilaridade de seu negócio, tornando-o mais atraente.

4. Referências

Nos últimos anos, os consumidores desenvolveram certa aversão a contatos telefônicos e e-mails oriundos de empresas, pois elas apenas querem vender alguma coisa.

A ascensão do telemarketing no Brasil e a falta de preparo de muitas organizações para lidar com o público são, ao menos em parte, responsáveis por isso.

Com o canal do SMS é diferente. Se você cria experiências agradáveis de interação com os clientes, eles tendem a falar sobre isso com amigos e familiares.

5. Cliente fidelizado

Compartilhamos alguns dos principais benefícios do uso de SMS no varejo, porém, a forma mais eficaz para criar clientes fidelizados é enviar promoções relevantes. Eis um exemplo:

Um consumidor entra em sua loja e adquire o produto X. Ao finalizar a venda, você registra seu nome e número para futuras ofertas. Um mês depois, envie uma oferta de desconto no produto relevante (e relacionado) para todos os clientes que compraram o produto X.

“Oi, Rodrigo, está gostando do produto X? Nesta semana, apresente esta msg e ganhe 20% de desconto no produto Y. Corra para a loja e aproveite!”

Obviamente, você deve adaptar sua mensagem para se adequar às características gerais de seu negócio e às especificidades de sua base de clientes. Afinal de contas, o cliente fidelizado é aquele que mais consome, sendo responsável pelos bons resultados da maioria dos negócios de sucesso.

Além disso, o custo de uma nova venda para um cliente é menor do que a aquisição de um novo cliente. Pense nisso!

Gostou do nosso post? Que tal saber mais sobre como utilizar o SMS no varejo para atrair e fidelizar clientes? Não perca esta oportunidade e baixe nosso e-book!

Leia Também:

Escrito por

Zenvia