blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
renegociacao-de-dividas-para-prevenir-a-inadimplencia-saiba-mais

Renegociação de dívidas para prevenir a inadimplência: saiba mais!

A renegociação de dívidas é uma estratégia essencial para empresas de todos os setores que querem prevenir a inadimplência de seus clientes. Existem diversas estratégias de renegociação que podem ser usadas para evitar custos com cobranças e não recebimento do dinheiro. Entre elas estão renegociar débitos em aberto com desconto e adotar táticas adequadas ao perfil de cada consumidor. Afinal, um cliente que deve há 15 dias não deve ser cobrado da mesma forma que outro com débitos em aberto há meses.

Partir para a renegociação de dívidas a fim de prevenir a inadimplência é vantajoso por diversos motivos. Alguns dos benefícios gerados para a empresa — e para o cliente — são: o aumento da retenção e o desenvolvimento de um bom relacionamento. O credor também ganha ao manter um fluxo de caixa saudável, reduzir seus gastos com cobrança e ter a possibilidade de fazer um planejamento financeiro mais realista.

Vamos conhecer um pouco mais sobre essas e outras vantagens da renegociação de dívidas!

Aumento da retenção dos clientes

Um dos grandes benefícios de oferecer descontos para dívidas antes da inadimplência é a retenção de clientes. 

Como a estratégia atua na prevenção da inadimplência, a pessoa que atrasa um pagamento não sai, necessariamente, da carteira de clientes da empresa. Além disso, ao perceber que a empresa atua como parceira e está disposta a renegociar a dívida, o consumidor se sente valorizado, o que leva à fidelização.

Desenvolvimento de melhor relacionamento 

Cobrar o cliente é sempre um processo delicado. Quando a abordagem é feita por meio da renegociação de dívidas, fica mais fácil manter um bom relacionamento com o consumidor. 

A partir do momento em que esse laço é criado, a empresa aumenta suas chances de ter menos devedores em sua carteira. Clientes fidelizados certamente não querem correr o risco de deixar de fazer negócios com a marca de que tanto gostam e, por isso, têm mais chances de manter os pagamentos em dia.

Fluxo de caixa saudável

Um dos principais impactos que uma carteira de clientes inadimplentes causa a um negócio é o desequilíbrio no fluxo de caixa. Quanto mais clientes devedores a empresa tem, menor o número de entradas na conta.

Quando um negócio se dispõe a renegociar as dívidas antes do cliente ficar inadimplente, esse problema é minimizado. Desse modo, os clientes têm mais incentivos para quitar os débitos e as receitas começam a entrar.

Redução de gastos com juros

Ao investir na renegociação de dívidas para prevenir a inadimplência, a empresa não tem de arcar com altos juros por conta de empréstimos para equilibrar fluxo de caixa e ter capital de giro. Quando os clientes pagam as faturas atrasadas, o negócio consegue ter receita suficiente para manter as contas em dia, sem precisar de recorrer ao crédito bancário com juros exorbitantes.

Aderir à renegociação de dívidas como forma de prevenir a inadimplência é a chave para manter o fluxo de caixa em dia, preservar o bom relacionamento com os clientes e ter um planejamento financeiro acurado, sem impactos por conta da falta de recebimento de receitas. 

Quer saber como escolher o melhor canal para enviar notificação de atraso de pagamento para os consumidores? Continue no blog e veja 10 Razões para fazer uma Cobrança Automatizada!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS