10 razões para fazer a cobrança automatizada e ter eficiência operacional

O tempo economizado em tarefas operacionais pode ser investido em estratégias para a empresa. Conheça a cobrança automatizada.

Confira dez motivos pelos quais sua empresa deve precisa conhecer e adotar a cobrança automatizada!

Em tempos de concorrência acirrada e de mudanças constantes no mercado o que não pode faltar como um diferencial na sua empresa. Uma boa experiência para o cliente, mesmo nos momentos mais difíceis dessa relação. A cobrança é um deles.

Mas, imagine que a sua empresa pode passar com sucesso pela etapa de cobrança usando uma solução automatizada e aumentando a eficiência operacional!

Sim, estamos falando de cobrança automatizada. Veja como é possível solucionar as dores do negócio e aumentar os seus resultados no processo de cobrança.

1. Acessa muitos clientes de uma única vez

Os métodos de cobrança digital podem ser um ótimo primeiro contato com o cliente. Além disso, é uma das formas de relacionamento que, por meio do acionamento por SMS, conseguem personalizar as negociações. Uma das vantagens de enviar torpedos está na escalabilidade com possibilidade de personalização. O que pode ser o complemento para a sua empresa tornar melhor a experiência do cliente e reduzir custos operacionais.

2. Discrição no contato

Pensando ainda na complementaridade, receber uma mensagem é uma forma discreta de contato. Afinal, se você está em uma reunião, ou em um ambiente público, fica mais fácil ler uma mensagem, pois nem sempre o cliente está acessível a todas as formas de contato. Cabe às empresas trabalhar com várias alternativas para oferecer a melhor experiência.

3. Tempo para o cliente interagir no momento certo

Dar ao cliente tempo no contato pode aumentar a rentabilidade do método de cobrança. Uma solução multicanal, como SMS, favorece que o cliente converse com o robô no momento mais apropriado para ele, aumentando as chances da negociação e do sucesso do acionamento.

4. Relatórios analíticos

Quando a sua empresa usa um método de cobrança automatizada digital, fica mais fácil ter acesso aos dados das negociações. O que é extremamente importante para a elaboração de estratégia de negócio. Qual é a opção que tem dado mais resultado? Isso depende do perfil do cliente? Qual é esse perfil?

5. Clientes preferem o autosserviço

Quando o cliente toma a iniciativa nas negociações de cobrança, é certo de que está no momento adequado para realizar a negociação ou quitação. Cada vez mais, não somente o consumo, mas a cobrança tem se tornado digital. Ela elimina a necessidade de contato humano, sem impedi-lo. Quem prefere o autosserviço, resolve por mensagem, mas também tem a opção “call me back”, na qual o cliente responde à mensagem sinalizando que gostaria de um contato telefônico. Assim, a sua empresa garante eficiência operacional no canal escolhido pelo próprio cliente.

6. Validade jurídica

Em um mundo cada vez mais digital, o uso da cobrança digital automatizada tem todo o reconhecimento jurídico. Assim, qualquer proposta acordada pela negociação da cobrança digital tem validade jurídica.

7. Segurança na negociação

Com a confirmação do CPF e o uso de token, a cobrança é intransferível e garante a segurança e validade da negociação digital.

8. Atualização da base de contatos

Nas negociações feitas por meio do SMS ou outros canais, também é possível validar o cadastro dos clientes, por meio do CPF, além de registrar a melhor opção de pagamento.

9. Redução de custos

Qual empresa não deseja reduzir seus custos operacionais? Para uma recuperadora de crédito, isso é premissa para conseguir melhores preços para os acionamentos e se tornar mais competitiva no mercado.

Com uma solução de cobrança digital automatizada, a empresa reduz custos com operações de logística e operacional.

10. Aumento dos resultados

O uso de uma solução de cobrança digital automatizada aumenta em até 80% dos clientes realizam os pagamentos de negociações. Além de um aumento de ROI de 7 vezes mais.

Quer aproveitar todos esses benefícios no seu negócio? Conheça mais sobre cobrança digital. 

Escrito por

Zenvia