Real time marketing: por que o SMS será seu braço direito nessa estratégia?

Uma montadora que dispensa os tradicionais garotos-propaganda em nome de uma peça publicitária que capta em tempo real as reações de motoristas fazendo test drive em seus veículos (levando seus comportamentos à divulgação imediata nas mídias sociais); uma multinacional de telecom cria um personagem que interage “real time” via SMS, propondo desafios que mostram a superioridade do seu produto sobre o do concorrente: bem-vindo à era do real time marketing.

O marketing em tempo real permite a obtenção de reações instantâneas diante de estímulos externos imediatos, como notícias ou fatos do cotidiano, constituindo-se em uma abordagem excelente para envolver seu público ou como ferramenta de mensuração de ROI.

Neste post, você vai entender como o SMS pode ser o braço direito nessa estratégia moderna e inevitável de conversão/fidelização em tempos de comunicação massiva de alta velocidade!

Real time marketing no mundo em que o sucesso de hoje é o antiquário do minuto seguinte

Real time marketing é uma estratégia de comunicação extremamente poderosa e minuciosamente alinhada com a instantaneidade do mundo em que vivemos hoje, uma metodologia de engajamento bastante oportuna para uma era em que memes viralizam em segundos, e em que uma simples hashtag é replicada para milhões de pessoas com a velocidade de um piscar de olhos.

Esse “marketing em tempo real” visa realizar inserções junto aos prospects/clientes no exato momento em que há a ocorrência de um determinado evento, criando um vínculo imediato entre a marca e seu target.

Você pode usar essa estratégia durante um jogo de futebol, um fato político importante ou um desfile de moda. Pelo seu altíssimo retorno sobre investimento e pela oportunidade de junção com as infinitas possibilidades das mídias digitais, essa forma de interação é uma tendência inescapável a quem precisa de qualificação de leads, conversão e fidelização.

Como exemplos desse marketing “on-the-fly”, podemos citar o famoso case de uma marca de biscoitos, que se aproveitou de uma queda de energia durante o Superbowl XLVII (2012) para lançar uma campanha (ainda durante o apagão) cujo mote era “you can still dunk in the dark” (você ainda pode mandar para dentro um biscoito na escuridão). A precisão da mensagem gerou mais de 5 mil compartilhamentos no Facebook em poucos minutos. Não é pouca coisa.

Como você pôde perceber, real time marketing é rapidez, é precisão cirúrgica, é ter a fala exata na velocidade da luz de um tuíte via mobile. Trata-se de ter o raciocínio instantâneo que se harmonize com o pensamento do seu potencial consumidor e, mais do que isso, ser capaz de chegar até ele trazendo uma ideia oportuna ao seu momento pessoal.

Mas para que esse modelo de ação tenha sucesso, é preciso, evidentemente, utilizar canais com leitura e retorno rápidos. Você não conseguiria êxito nesse tipo de iniciativa usando, por exemplo, disparo de e-mails (que podem demorar até mais de um dia para serem lidos). Além da óbvia mídia social, um instrumento poderoso para materializar essa estratégia é — acredite — o SMS.

A importância do SMS no real time marketing

Quando as redes sociais e as novas ferramentas de voz e vídeo se popularizaram, muita gente chegou a achar que seria o fim do SMS. Ledo engano: por uma série de fatores que serão discutidos nas próximas linhas, a chegada dessas novas plataformas não somente não eliminou o SMS Marketing como deu subsídio para a continuidade do seu crescimento.

Segundo pesquisas, a taxa de abertura do SMS é de 98% e a mensagem é vista, em média, em apenas 90 segundos. Essas virtudes, por si mesmas, já garantiriam a atratividade desse instrumento de comunicação.

Mas a grande questão é que as novas tecnologias em telefonia móvel (e suas facilidades) impulsionaram a compra de celulares no Brasil, a ponto de termos hoje mais dispositivos móveis do que habitantes — 220 milhões de aparelhos em um contingente populacional de 210 milhões.

Como quase todo brasileiro tem celular, mas nem todos têm smartphones (com acesso à internet), montar uma estratégia de real time marketing apoiada em SMS é fundamental para ter alcance pleno de sua mensagem. Além disso, você pode trabalhar a ação em uma multiplicidade de plataformas (redes sociais e SMS, por exemplo), criando uma complementariedade na comunicação.

Se você tem um e-commerce no setor de vestuário, por exemplo, pode aproveitar o momento de exibição do último capítulo de uma novela de grande audiência para disparar um SMS às suas clientes. Você pode falar sobre promoções de peças similares às exibidas pelas personagens envolvidas na trama.

O mesmo exemplo poderia tomar forma no segmento esportivo, com promoção de camisas oficiais no timing preciso da ocorrência de uma final de campeonato.

Vantagens do SMS Marketing

Mesmo com a disseminação de outras plataformas, uma infinidade de mensagens ainda é remetida via SMS no mundo (grande parte, partindo das empresas). Somente no mês de junho de 2017, nos Estados Unidos, 781 bilhões de SMS foram enviados e recebidos, de acordo com dados da Statistic Brain. Esse sucesso das mensagens curtas de texto se dá por diversos fatores, entre os quais vale a pena destacar:

  • recebimento mais veloz do que em um disparo em redes sociais (uma pessoa pode estar com o celular ligado, mas offline nas suas mídias digitais);
  • feedback rápido;
  • alta taxa de conversão;
  • baixo custo;
  • ausência de filtros de spam.

Dicas para montar uma estratégia de SMS em real time marketing

Integre os canais

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 69% dos brasileiros acessam a internet pelo celular, o que já denota os novos caminhos de integração que o SMS pode seguir. Uma vez que percebemos que SMS Marketing e mídias sociais estão intrinsecamente ligados, torna-se imprescindível conectar a comunicação.

Você pode, por exemplo, lançar um CTA via SMS para consolidar uma ação em sua página do Facebook — estimular um cliente a escrever um comentário sobre um jogo que esteja ocorrendo, no intuito de concorrer a algum prêmio ou brinde, desde que a manifestação seja dentro do horário do evento.

Personalize sua mensagem

Uma boa estratégia de real time marketing passa por saber comunicar-se com proximidade e, se possível, de forma personalizada.

Se a ação tem o objetivo de fidelizar clientes já existentes, por exemplo, será preciso ter o apoio de ferramentas de inteligência de negócios, que agreguem os dados do seu público a partir de múltiplas fontes (CRM, movimentações em mídias sociais, registros no SAC etc.). A intenção é conhecer melhor cada consumidor e, assim, ter base para saber o que dizer no momento de um evento e culminar no engajamento/iniciativa de consumo.

Saiba ser direto

Lembre-se de que uma mensagem de texto deve ter, no máximo, 160 caracteres, o que exige concisão, capacidade persuasiva e habilidade para despertar uma ação certeira da parte do seu prospect.

Quebre o gelo

Em 160 caracteres não é fácil despertar alguma ação de um destinatário, seja ela qual for. Assim, uma saída é quebrar o gelo da comunicação inesperada por meio da empatia na mensagem, tirando vantagem do imediatismo de algum fato.

Você pode ser profissional e respeitoso, mas não precisa ter receio de criar uma atmosfera mais leve, com certa dose de descontração e um caráter conversacional.

Como visto, os clientes querem, cada vez mais, interações rápidas e certeiras com as maracas. Por isso, investir em uma estratégia de real time marketing apoiada em SMS é um diferencial capaz de deixar sua empresa à frente da concorrência.

Quer tornar suas ações de comunicação mais eficientes com o uso do SMS no real time marketing? Então, conheça agora 9 dicas para criar suas primeiras campanhas com as mensagens curtas de texto! Real time marketing: por que o SMS será seu braço direito nessa estratégia?

Escrito por

Zenvia