Guia de Negócios: impulsione sua empresa com o novo recurso do WhatsApp

Entenda como aumentar suas vendas com o recurso de Guia de Negócios do WhatsApp e alcance melhores resultados.

No mundo digital acelerado em que vivemos, as empresas estão sempre em busca de formas inovadoras de se conectar com seus clientes e otimizar suas operações.  

Com a crescente popularidade do WhatsApp como ferramenta de comunicação entre consumidores e negócios, é essencial acompanhar as inovações da plataforma, especialmente quando falamos da versão para negócios do mensageiro, o WhatsApp Business. 

Uma das mais importantes funcionalidades para empresas que buscam vender mais está no Guia de Negócios, um poderoso recurso que permite apresentarem seus produtos e serviços de forma eficaz e simplificada, direto da conversa do WhatsApp, trazendo diversos benefícios no contato com o cliente. 

Neste artigo, vamos te explicar o que é essa funcionalidade e os benefícios do Guia de Negócios do WhatsApp para Empresas.

O que é o Guia de Negócios do WhatsApp?

O Guia de Negócios do WhatsApp é um recurso que possibilita a criação de uma vitrine virtual dentro do aplicativo, funcionando como um catálogo de até 500 produtos ou serviços, no qual os usuários podem visualizar imagens, descrições e preços dos itens oferecidos.

Além disso, clientes têm acesso à informações como uma descrição da empresa, endereço comercial ou localização geográfica, horário de atendimento e canais de contato.

Com essa funcionalidade, o WhatsApp Business se torna uma poderosa ferramenta de marketing e vendas, permitindo que os clientes conheçam e adquiram produtos diretamente pelo aplicativo. A seguir, vamos explicar mais sobre as vantagens dessa função.

Quais são os benefícios do Guia de Negócios?

A fim de aumentar a chance do cliente conhecer os seus produtos e serviços, e ainda decidir fazer negócio, o Guia de Negócios do WhatsApp Business traz diversas vantagens para os empreendedores (especialmente de pequenas e médias empresas”. 

Exposição eficiente dos produtos

Com a funcionalidade, empresas podem mostrar seus produtos de forma visualmente atraente e clara para o cliente. As imagens e descrições detalhadas ajudam a ter uma ideia dos itens oferecidos, aumentando as chances de conversões e vendas. 

Facilidade de atualização e organização

Com a funcionalidade, as empresas organizam seus produtos em categorias e subcategorias, facilitando a navegação e a localização de itens específicos tornando a experiência do cliente mais agradável e eficiente.

Além disso, também permite a fácil atualização do catálogo, sempre que houver mudanças nos produtos, preços ou disponibilidade. Não é mais necessário enviar listas atualizadas por e-mail ou outros meios, pois as atualizações são instantâneas.

Comunicação direta 

Com o Guia de Negócios, os clientes podem iniciar uma conversa sobre um produto específico diretamente na página do catálogo. Isso facilita o atendimento ao cliente e a resposta a dúvidas e solicitações de informações adicionais. 

Além disso, é possível compartilhar o link para o guia da empresa em outras redes sociais. Assim, o consumidor pode já iniciar um bate-papo no WhatsApp sabendo todas as informações que precisa para fazer negócio.

Como se cadastrar no Guia de Negócios do WhatsApp?

O primeiro passo, antes de tudo, é ter uma conta comercial no WhatsApp, ou WhatsApp Business. Em seguida, basta seguir o passo a passo de cada plataforma que vamos trazer a seguir.

Para cadastrar o Guia de Negócios no Android, as etapas são as seguintes:

  1. Na aba Conversas, clique em Mais opções > Ferramentas comerciais > Guia de negócios.
  2. Siga as etapas exibidas na tela para concluir o cadastro.

Já para iOS, ou iPhone:

  1. Na aba Conversas, toque em Ferramentas comerciais > Guia de negócios.
  2. Siga as etapas exibidas na tela para concluir o cadastro.

Após a análise do seu cadastro, você receberá uma notificação do WhatsApp informando se sua empresa foi incluída no guia, se são necessárias informações adicionais ou se o cadastro não foi aprovado. Uma vez aprovado, os dados comerciais que você compartilhar estarão acessíveis a todos os usuários do WhatsApp.

Conclusão

O “Guia de Negócios” do WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa para impulsionar seu negócio e melhorar a experiência do cliente. Com essa funcionalidade, você pode exibir seus produtos ou serviços de forma atrativa e simplificar o processo de compra. 

Para quem utiliza o app de mensagens como forma primária de contato com o consumidor, é  muito importante que não perca a oportunidade de aproveitar esses benefícios. Sua vida e a de seu cliente com certeza ficará mais fácil.

Caso queira aproveitar o máximo do WhatsApp Business, conheça também as soluções da Zenvia.

Escrito por

Luan Fazio