Envio de SMS para lembrar consultas agendadas

O envio de SMS na área da saúde pode te ajudar! Veja como mandar SMS para confirmar, cancelar e remarcar consultas é eficaz! Confira já!

Se você trabalha em uma clínica médica, provavelmente já passou por essa situação: um paciente marca uma consulta e esquece de aparecer sem cancelar. Isso gera remarcações, sendo que os encaixes podem demorar para serem agendados e a espera pela consulta pode aumentar ainda mais. Tudo isso deixa o cliente insatisfeito e aumenta os gastos da clínica.

O envio de SMS na área da saúde conta com várias vantagens se comparado a outras formas de entrar em contato com o paciente. Nas clínicas médicas, por exemplo, ele pode ser usado para confirmar consultas, comunicar o cancelamento por parte do médico e fazer remarcações de consultas dos pacientes de uma maneira efetiva.

Quer saber como otimizar a comunicação nesse ramo e ainda reduzir ausências em consultas usando o envio de mensagens por SMS? Continue lendo este post!

As vantagens do envio de SMS para lembrar consultas

O SMS é uma excelente alternativa por ser uma opção muito mais barata do que efetuar várias ligações, além de reduzir significativamente os gastos de sua clínica. Esta é uma forma segura de lembrar os pacientes sem depender de deixar recados com alguém, ou ter que ficar tentando várias vezes até conseguir que o usuário atenda, ou qualquer outra complicação, afinal, o destinatário sem dúvidas vai receber a mensagem (rapidamente) e, caso esteja ocupado no momento do recebimento, vai visualizar depois.

Outra vantagem está na fidelização de clientes: o envio de SMS para confirmar a consulta demonstra atenção ao paciente e auxilia na construção de uma imagem positiva para a clínica. Os torpedos possuem uma alta taxa de abertura, característica desejável e muito bem-vinda para quem marca consultas e quer reduzir ao máximo o número de faltas nelas.

Qualquer um pode ter falhas e lapsos de memória. É comum nos esquecermos de alguma consulta médica que marcamos há muito tempo, e nem todas as pessoas têm o hábito de anotar os compromissos em uma agenda. Por isso, com o intuito de reduzir ao máximo as faltas de pacientes, a clínica precisa confirmar as presenças fazendo ligações que gastam muito tempo e dinheiro. Para casos como esse, o ideal é utilizar o SMS para lembrar o paciente da data e horário da consulta, de preferência com 1 ou 2 dias de antecedência. Um integração da ferramenta de SMS com o sistema de gestão da clínica ou consultório fará isso automaticamente para você.

Automatização do cancelamento e remarcação de consultas 

Esta é uma das principais vantagens desse sistema: ele poderá ser automatizado, sem a necessidade que os funcionários da clínica realizem esse serviço. O paciente receberá uma mensagem com todos os detalhes importantes de sua consulta (incluindo data, hora e endereço, ou outras informações que você achar mais pertinente) e, então, serão dadas opções de resposta a ele: digitar 1 para confirmar ou 2 para cancelar a consulta ou exame. No caso da não confirmação, ele poderá receber uma outra mensagem com uma nova data ou poderá também ser feito um contato com ele ou esperar que o paciente o faça.

O sistema pode ser útil ainda para comunicar algum imprevisto da própria clínica que possa impedir que a consulta aconteça. Tudo isso vai reduzir significativamente o número de faltas às consultas agendadas e, consequentemente, vai gerar um notável aumento na receita da sua clínica.

E aí, gostou de nossas dicas para melhorar o contato com cliente em sua clínica? Viu como ele pode reduzir de forma barata e simples os cancelamentos que costumam ocorrer? Para você que tem o interesse de enviar lembretes para clientes, confira o sistema de a plataforma multicanal de disparos em massa da Zenvia, o Zenvia Attraction.

Escrito por

Zenvia