Como ver as estatísticas do WhatsApp Business?

Você quer conhecer suas métricas para medir o desempenho de sua conta no WhatsApp Business? Encontre as informações que você precisa no artigo a seguir.

Você quer conhecer suas métricas para medir o desempenho de sua conta no WhatsApp Business? Encontre as informações que você precisa no artigo a seguir.

Metricas WhatsApp Business

Quais métricas o WhatsApp Business mostra?

Para medir o desempenho das estratégias de comunicação e marketing que aplicamos em nosso negócio, é importante ter métricas que nos permitam verificar se estão funcionando ou não, para que possamos refinar nosso objetivo.

Com o WhatsApp Business você pode coletar informações sobre a atividade e interação de outros usuários com sua conta. Essas estatísticas permitirão que você entenda o engajamento de seus usuários e a experiência que eles tiveram com sua marca.

Com essas estatísticas do WhatsApp você só poderá ver 4 indicadores.

Onde encontro as estatísticas no WhatsApp Business e o que significam?

Você pode encontrar as estatísticas na guia Estatísticas do seu administrador de Negócios do WhatsApp. Lá você pode ver:

Mensagens enviadas

Você pode ver o número de mensagens de saída totais de sua conta do WhatsApp. Essa métrica totaliza o número de mensagens que foram enviadas de sua conta, independentemente de terem sido recebidas pelos destinatários ou não.

Mensagens entregues

Neste caso, você poderá verificar quantas mensagens foram recebidas. Ao contrastá-lo com a métrica das mensagens enviadas, você poderá ver qual é a porcentagem de entrega de suas mensagens.

Graças a essa métrica será possível para você manter seu banco de dados saudável rastreando os números que não estão recebendo suas mensagens e descobrindo o motivo. Se eles não estiverem mais em uso ou tiverem sido bloqueados, você pode removê-los de suas listas de envio.

Mensagens recebidas

Aqui você pode ver o número de mensagens que recebeu em sua conta em um determinado período. Nas contas do WhatsApp Business, esse número geralmente é maior do que o número de mensagens de saída.

Valor gasto

O sistema do WhatsApp Business API tem um custo por sessão, ou seja, para cada mensagem inicial recebida por um usuário em um período de 24 horas.

O Facebook aconselha a não usar as métricas na guia Insights para se reconciliar com a conta de serviço, pois esta é uma estimativa e pode não ser totalmente precisa. Em vez disso, sugerem o uso do relatório da fatura.

Verifique a central de ajuda do Facebook para Negócios para saber como obter os detalhes da sua fatura na API do WhatsApp Business.

As empresas podem se beneficiar dessas métricas para poder avaliar o desempenho de seus anúncios e orientar o planejamento de estratégias de comunicação e marketing. Tenha cuidado para não tomar as métricas em desenvolvimento para tomar decisões comerciais relevantes.

 Essas métricas fornecerão informações quantitativas relacionadas às comunicações da sua empresa. No entanto, eles não parecem ser suficientes.

Amplie suas métricas com Zenvia Conversion

Você pode integrar o WhatsApp Business através da API com a Conversion, já que somos provedores oficiais da plataforma de mensagens.

A Conversion fornece um painel moderno e amigável para qualquer tipo de usuário que permita visualizar as métricas de desempenho de suas equipes de vendas e atendimento ao cliente (bem como todos aqueles que participam das comunicações da empresa através da plataforma).

Embora as métricas oferecidas pelo WhatsApp Business possam ser muito úteis, você também deve ter em mente que elas não são uma contagem exata do que acontece dentro do aplicativo.

É por isso que é importante que você possa adicionar as métricas fornecidas pela Conversion para ter uma imagem mais detalhada do desempenho das comunicações que você oferece aos seus clientes, a fim de melhorá-las a cada dia mais.

Algumas das métricas que você pode encontrar em Conversion são:

Novos contatos 

Com essa métrica você pode medir o número de novos contatos inseridos em todos os seus canais de comunicação, não apenas no WhatsApp.

 Você também pode identificar os canais de conversação mais ativos e quais geram mais conversões. Este último é importante, pois talvez um canal tenha menos conversas, mas consegue uma porcentagem maior de conversões e direciona seus esforços de marketing para a origem que funciona melhor.

Tempo de espera

Conversion calcula o tempo médio de espera que os clientes têm que ser atendidos. Isso permitirá que você entenda quanto tempo leva para resolver a consulta de um cliente ou finalizar uma venda.

 Você pode usar esse tempo para informar, através do nosso bot, qual é o atraso que eles terão que ser atendidos, e assim melhorar sua experiência de usuário.

Saiba como funciona a ferramenta de Response Time e para que é em nosso artigo no blog.

Mapas de calor

Essa funcionalidade permitirá que você explore em formato de calendário que foram os dias de maior atividade. Quanto mais conversas abertas por agente em um período, mais escuro o dia será exibido.

 

Zenvia Conversion teste gratuiro de 7 dias
Categorias:
Escrito por

Nahuel Gomez