Como atrair clientes: 6 estratégias de sucesso e eficazes para atração

Saiba como atrair clientes para sua empresa de forma assertiva e eficiente, com ótimas ideias e estratégias fundamentais para o crescimento do negócio.

Atrair clientes e criar uma conexão verdadeira entre eles e sua marca nunca foi tão concorrido. Nos tempos das mídias sociais existem diversas opções de canais e ferramentas à sua disposição, porém a concorrência também é maior. 

Isso porque novas marcas estão constantemente entrando no mercado e aumentando o nível de competição. De acordo com pesquisa realizada pela GEM (Global Entrepreneurship Monitor) e patrocinada pelo SEBRAE, o empreendedorismo cresceu tanto no país que um a cada três brasileiros possui a sua própria empresa. 

Neste cenário, saber utilizar estratégias de como atrair clientes é essencial para alcançar o sucesso. Porém, esta não é uma tarefa fácil, podendo ser um dos maiores desafios que a sua a empresa irá enfrentar. 

Mas não se preocupe, neste artigo iremos apresentar algumas ideias práticas e estratégias fundamentais que podem ajudar no crescimento do seu negócio. 

Dicas e estratégias para atrair clientes

Para atrair clientes e conquistar o sucesso em meio a tamanha competição, é necessário mais do que qualidade de serviços. É importante contar, também, com uma estratégia estruturada de marketing. 

Esta é uma grande oportunidade de criar um diferencial e conquistar clientes onde eles estão mais presentes. Cada pessoa passa, em média, mais de seis horas diárias conectada à internet. Portanto, já sabemos onde os consumidores estão, mas, e você, está lá também?

Investir em marketing digital é importante, mas pode ser uma tarefa difícil se o orçamento é restrito. Por isso, separamos algumas estratégias de como atrair clientes de maneira simples, eficaz e de baixo custo, seja por internet, telefone ou pessoalmente!

1. Descubra a sua persona

A estratégia número um de como atrair clientes na internet é tirar um tempo para conhecê-los! 

Um método simples de conhecer o seu público é através da criação de uma ou mais personas. 

A persona nada mais é do que uma personificação detalhada do seu cliente ideal. Baseando-se em seus serviços, sua missão e suas estratégias, qual seria aquele cliente modelo, que compraria sempre com você e não seria atraído pela concorrência?

É importante ser bem específico e detalhista na hora de criar uma persona, definindo personalidade, gostos, ocupação e até nome. 

Isso tudo irá te ajudar a ser mais assertivo ao criar ações de como atrair clientes. Focar no consumidor ideal, usando sua linguagem e falando sobre seus interesses, trará clientes fiéis à sua empresa. 

2. Dedique-se às mídias sociais

Como ressaltamos anteriormente, os consumidores gastam cada vez mais horas do seu dia a dia nas mídias sociais. Então, é importante que você também esteja lá! 

É interessante que você saiba identificar quais são as redes sociais mais utilizadas por seus clientes e investir tempo em criar conteúdos de qualidade que possam te dar destaque nelas. 

Construir conteúdos com informações úteis que possam ser do interesse do seu cliente, e não só de valor comercial, irá te ajudar a criar relações verdadeiras e mais duradouras com seu público. Também é importante que você se comprometa a manter uma rotina de publicações e um canal de comunicação aberto. 

3. Construa uma boa base de leads

Leads podem ser definidos como pessoas que, em algum momento, já demonstraram algum interesse em seus produtos ou serviços, seja acessando seu site, respondendo a uma pesquisa ou através de outros tipos de interação. 

Essas pessoas são clientes em potencial, já que demonstraram um certo interesse, mesmo que vago, pela sua marca. Por isso, em se tratando de estratégias de como atrair clientes, essa é uma excelente oportunidade. 

Criar conteúdos voltados para elas, como um fluxo de e-mails, ou até mesmo entrar em contato diretamente por telefone, dará resultados melhores do que contactar aleatoriamente consumidores que não conhecem nada sobre sua empresa.  

4. Ofereça promoções

Promoções sempre atraem o olhar do cliente, além de dar um destaque especial à sua marca. 

Para saber como atrair clientes por meio de promoções, é necessário que antes você se certifique de que a promoção não trará um impacto negativo nas finanças da empresa. Tendo isso certo, você pode começar a divulgação da oferta. Quanto mais pessoas atingidas, melhor! 

Promoções para a primeira compra também são uma ótima opção, já que você incentiva o cliente a conhecer seu produto ou serviço. 

5. Participe de eventos

Mesmo em tempos de mídias sociais, ainda é importante marcar presença em diversos eventos, para criar um networking de qualidade para sua marca. 

Uma dica de como atrair clientes para a loja é fazer uma pesquisa de quais eventos se adequam mais ao perfil do seu público e investir neles. 

É importante lembrar que, mesmo que você faça contato com pessoas que não têm perfil de cliente, elas podem vir a se tornar futuros parceiros ou embaixadores da sua marca. Então, sempre vale a pena investir seu tempo em construir relações de qualidade!

6. Procure parcerias

Criar parcerias com outras empresas que ofereçam produtos complementares aos seus também é uma boa estratégia de como atrair clientes. 

Ter parceiros que apoiem sua marca te ajudará a ganhar credibilidade, principalmente se os parceiros já tiverem um certo nome no mercado, tornando a tarefa de ganhar a confiança do cliente muito mais fácil. Além disso, você ainda terá acesso a uma base de leads adicional, abrindo mais oportunidades de negócios. 

Outra possibilidade, caso você não possa ou não tenha interesse em investir internamente em marketing digital, é criar uma parceria com uma empresa especializada. Assim, você garante um serviço de qualidade e baixo custo. 

Quer se aprofundar ainda mais sobre alguns métodos de como atrair clientes? Então, nós temos dois artigos especiais para você! Um sobre prospecção de clientes e outro sobre marketing através de SMS, para você ficar por dentro destes dois métodos que estão revolucionando o mercado de marketing digital.

Uma coisa é certa: em se tratando de como atrair clientes, existem diversos métodos comprovadamente eficazes. Mas é importante entender que existem diversos nichos de mercado e que todas as empresas têm suas particularidades. Sendo assim, só você poderá decidir, através da experiência, qual é o método mais adequado para a sua.

Escrito por

Bianca

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.