Saiba tudo sobre as mudanças da cobrança do WhatsApp em 2022

O WhatsApp comunicou recentemente seu novo modelo de preços que entrará em vigor em fevereiro de 2022. Entenda as mudanças!

O WhatsApp comunicou recentemente seu novo modelo de preços que entrará em vigor a partir de fevereiro de 2022. Nessa nova proposta, a política de cobranças será realizada somente baseada em conversas, também conhecidas como janelas ou sessões de 24 horas. 

Mas o que isso significa e o que muda para as empresas? Continue lendo para entender qual será o impacto para o seu negócio!

Mudanças no WhatsApp Business: novo modelo de cobrança na ZENVIA

Antes de entrarmos nos detalhes do novo modelo de preços, é importante destacar que a mudança que está acontecendo não será realizada somente nacionalmente, mas sim em nível mundial. É uma resolução tomada pela Meta, detentora do canal WhatsApp.

Além disso, a ZENVIA, provedora oficial do WhatsApp Business API, está promovendo todas as ações necessárias para manter-se completamente em conformidade com as orientações da política que entrará em vigor. Confira como era antes e como ficará o modelo de cobranças!

Como funcionava o modelo antigo na ZENVIA

O modelo de cobranças do WhatsApp na ZENVIA era baseado em notificação, mensagem ou sessão de 24 horas. No padrão utilizado anteriormente, a empresa pagava por notificações enviadas aos clientes e, caso eles respondessem, era cobrada por cada mensagem ou sessão de 24 horas.

Para isso, é importante fazermos um pequeno parênteses para esclarecer três conceitos-chaves no entendimento do antigo e do novo modelo de cobrança: notificações, mensagens e sessões:

  • Notificações: são as mensagens que a empresa ativamente envia para iniciar uma comunicação com o usuário. Lembrando sempre da necessidade do opt-in dos clientes e da aprovação prévia do WhatsApp para cada mensagem enviada.
  • Mensagens: as mensagens são comunicações consideradas passivas, que ocorreram por iniciativa do usuário com a conta de WhatsApp da empresa.
  • Sessões: consideradas janelas de 24 horas, um período contabilizado desde a primeira mensagem enviada pelo usuário. 

Sendo assim, no modelo antigo, a empresa enviava uma notificação e, dependendo da resposta do cliente, era cobrado uma mensagem ou uma sessão. Nos casos de atendimento receptivo, onde o cliente final inicia a interação, eram cobradas as mensagens trafegadas ou as sessões de 24 horas, conforme o modelo escolhido pelo cliente.

Como funcionará o novo modelo de cobrança na ZENVIA

Agora, a partir de fevereiro de 2022, a nova política da ZENVIA passará a cobrar as empresas por conversas, e não sobre mensagem trafegada ou as notificações. Dessa forma, a cobrança se dará em cima de conversas de 24 horas, independentemente se a interação foi iniciada pela empresa ou pelo cliente. 

  • Atenção: as taxas para conversas iniciadas pela empresa serão diferentes das taxas geradas por conversas iniciadas pelo cliente. 

Assim, a partir do momento em que a empresa enviar uma mensagem será aberta uma conversa de 24 horas (iniciada pela empresa) e nenhuma cobrança adicional será efetuada durante o período. 

Se o cliente iniciar a interação será aberta uma conversa de 24 horas (iniciada pelo usuário) e, da mesma forma, não será realizada nenhuma cobrança adicional durante essa janela.

No decorrer da conversa de 24 horas, não há cobranças extras por mensagens enviadas pela empresa ou cliente. No entanto, no fim do período determinado, se houver uma nova mensagem, se dará início a uma nova sessão e, consequentemente, nova cobrança. 

Como acontece na prática 

Se uma empresa, que chamaremos de “Loja da Fernanda”, iniciar uma conversa com o cliente, pagará somente uma vez durante a janela de 24 horas. Com isso, se o cliente responder para a Loja da Fernanda dentro desse período da sessão, não haverá nenhuma taxa ou cobrança extra. 

No entanto, se a resposta vier somente após o período de 24 horas, será iniciada uma nova sessão, dessa vez pelo usuário.

Em outro cenário, se o cliente buscar a Loja da Fernanda para tirar uma dúvida e receber suporte, se abrirá uma sessão de 24 horas iniciada pelo usuário, em que será cobrada a taxa somente uma vez durante o período.

Como a nova cobrança impactará as empresas 

Para as empresas que enviam frequentemente notificações, mesmo se houver várias mensagens, se estiver dentro do período de 24 horas será realizada somente uma cobrança por conta do início da conversa. Com isso, não será mais cobrado por template de mensagens enviados.

A cobrança, dessa forma, não será mais feita por cada notificação. No novo modelo, poderão ser enviadas quantas mensagens a companhia quiser, desde que respeite o período definido. Uma única taxa de conversa no período de 24 horas.

O fundamental é explorar ao máximo as oportunidades que surgirão com o novo modelo de cobrança. Inclusive, combinando com as possibilidades recentemente liberadas de notificações não transacionais

Quer aproveitar melhor a comunicação da sua empresa pelo WhatsApp? A ZENVIA é provedora oficial do WhatsApp em toda a América Latina e pode ajudar o seu negócio a vender e atender melhor os seus clientes, criando uma experiência única de comunicação.  Saiba como!

Escrito por

Janine Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.