blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
8-formas-de-uso-do-SMS-para-o-Governo.jpg

8 formas de uso do SMS para o Governo

Os investimentos em comunicação são essenciais para os governos dos municípios, estados e federação. É preciso conscientizar a população em alguns momentos, apresentar as soluções e ações que têm sido feitas, entre outras oportunidades que este texto irá apresentar, sobretudo quanto às formas de utilização do SMS para o governo.

 Como então atender ao tão preconizado Princípio da Eficiência e da Economicidade, consagrado no art. 37 da Carta Magna, reduzindo despesas com comunicação, mas sem deixar de dialogar com a população?

crie as melhores campanhas de marketing com sms

Ótimo custo-benefício
A solução para fazer essa mágica no Orçamento Público é a mesma aplicada no gerenciamento de qualquer empresa: fundir criatividade, tecnologia e praticidade. E nesse sentido, o SMS para o Governo se encaixa como uma luva.

Confira alguns exemplos de campanhas em que o governo poderá utilizar o recurso do SMS com o intuito de reduzir custos e ainda alertar, divulgar, incentivar à população.

Alertar à população sobre campanhas de saúde
Existem centenas de Secretarias da Saúde que enviam mensagens de celular para sua população a fim de lembrá-la do início do período de campanhas de vacinação, de doações de sangue, de combate à dengue, etc.
Lembre-se de que o Brasil tem hoje 250 milhões de celulares. Dificilmente algum canal alcançará tanta gente quanto a comunicação via celular.

Agendar horários de consulta em órgãos governamentais
Estratégia muito usada por Secretarias da Fazenda ou da Saúde. O usuário agenda a entrega de documentos no site do órgão público e recebe um alerta via SMS confirmando o agendamento.
Como o disparo é feito por meio de uma ferramenta de envio de SMS, não há qualquer gasto além do valor firmado em licitação, nem a ocupação de servidores públicos no envio desses comunicados. As mensagens de celular podem ser enviadas também para comunicar agendamento de exames em hospitais públicos.

Divulgar as ações da Administração Pública
Um dos maiores comunicadores do país popularizou o bordão “quem não se comunica, se trumbica”. Essa frase cabe perfeitamente nesta aplicação: ao trocar toda a tubulação do sistema de esgoto da cidade, rever contratos, comprar toneladas de medicamentos para a rede de saúde, é muito importante que isso chegue ao conhecimento da população.
Como os gastos com comunicação nos canais tradicionais são excessivamente caros (TV, rádio, outdoor, revistas), o envio de SMS é uma forma extremamente barata e eficiente de dialogar com a população, em todas as classes sociais.

Lembrar contribuintes sobre datas de vencimento de recolhimento de tributos
Manter o fluxo de arrecadação em linha com a previsão de receitas é o grande alvo dos Governos, em todas as esferas. Para isso, nada melhor do que ter uma ajudinha da tecnologia. Empresas com expertise em SMS são capazes de — baseadas em bancos de dados da Administração Pública — disparar SMS de forma segmentada, enviando alertas específicos para cada grupo de pessoas. É quase um lembrete personalizado, um “empurrãozinho” para aumentar a disponibilidade de recursos.

Convidar a população a participar de audiências públicas
A maior parte das audiências públicas sequer chega aos ouvidos da população. O pior é que a maioria dos assuntos discutidos nesses debates é de extremo interesse dos municípios. Para conquistar maior adesão, basta o uso de uma tecnologia, como a do SMS, com grande alcance e impacto. O SMS para o governo consegue cumprir muito bem esse papel, auxiliando na ampliação do processo democrático.

Divulgar projetos de inclusão social
Mais um exemplo de trabalho com SMS. Com a sua base de contatos segmentada, você poderá criar vários grupos na ferramenta para fazer disparos de mensagens bem focadas em seu público alvo. Assim, é possível direcionar alertas apenas para a população de comunidades mais carentes, avisando-a sobre a possibilidade de se inscrever em projetos sociais que estão em aberto.

Ser avaliado pelos serviços prestados
Os governantes precisam se preocupar mais com a opinião da população sobre os serviços prestados,  a fim de estar sempre se avaliando. Quando a pesquisa é realizada por empresas especializadas, este trabalho é feito por amostragem, o que ocasiona, muitas vezes, dados equivocados. Nesse sentido, o SMS pode ser usado para obter um feedback mais fiel sobre o que o povo pensa a respeito da Administração Pública.

Enviar comunicados gerais à população
Os Correios possuem um serviço de SMS que envia alertas sobre o status de entrega de encomendas PAC e Sedex. O serviço é gratuito aos usuários e na próxima etapa do projeto a ideia é possibilitar o agendamento de novas tentativas de entrega e a correção de endereços por meio do SMS, caso a primeira entrega não tenha sido bem sucedida.
Confira mais sobre essa comunicação: SMS para correios

Esses são alguns exemplos de como as mensagens via SMS podem ser úteis para facilitar a comunicação do setor público para com a população.
E sua administração, já possui algum serviço moderno de envio de mensagens para celular? Percebeu o quanto pode ser economizado com a aplicação do SMS para Governo?

Tags: SMS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action