7 ações de marketing para o Dia Dos Namorados

7 açoes de marketing para o dia dos namorados. Essa é uma data ideal para aumentar as vendas, tanto presencialmente como com vendas online.

“O amor está no ar”, diz o clássico de John Paul Young, de 1978. E quando o Dia dos Namorados se aproxima, esse ar se respira muito mais forte. Apesar da comemoração ser no dia 14/02 em outros lugares do mundo, aqui no Brasil é comemorado no dia 12 de junho, se tornando uma grande oportunidade para as marcas venderem mais.

Mas o trabalho, no que diz respeito às estratégias de marketing, não deve esperar até junho. Você precisa começar mais cedo, pois há muito o que fazer e decidir. O Dia dos Namorados é uma data ideal para aumentar as vendas, tanto presencialmente como com vendas online.

1. Oferecer dicas e ideias para presentes

Trata-se de fornecer soluções. Há muitas pessoas que querem dar algo de presente, mas não tem ideia do que comprar. 

Criar um guia de presentes para mulheres e outro para homens, e compartilhá-los, é uma ótima opção de engajamento. 

Publique no site da sua empresa e nas redes sociais para um maior alcance. E claro, vincule os produtos ou serviços que você oferece.

2. Apresentar promoções exclusivas

Mas o que oferecer? brindes, cupons ou embalagens especiais para a data, por exemplo. 

Além disso, um desconto é sempre bom para vendas em datas sazonais. É uma ótima maneira de aumentar as vendas e gerar o gatilho de urgência e escassez.

3. Anuncie na internet

É hora de tornar visíveis suas promoções e guias de presentes. E há ótimos canais para anunciar. Esteja sempre onde o seu público-alvo está: Google Ads, Facebook Ads, Twitter Ads ou Instagram Ads. 

É uma boa ideia usar o marketing digital, já que as ações podem ser mensuradas em tempo real. E assim, mudar de estratégia se algo não sair como desejado.

Invista em um bom Copy e imagens que chamem a atenção para garantir o retorno do investimento. 

[optipng output image]

4. Aproveite as tendências de SEO

Imagine que você vende chocolates e sua loja de chocolates está otimizada para o Google, mas você deseja, sabiamente, aproveitar o momento e trabalhar com as palavras-chave “chocolates dos namorados” ou “dar chocolates no dia dos namorados”.

Para aproveitar a data, você pode criar uma landing page especial para o dia dos namorados e otimizá-la para buscas no Google, além de direcionar seus anúncios personalizados para essa mesma página.

Essa estratégia serve para qualquer nicho de mercado, é só saber aproveitar as oportunidades que as campanhas em datas sazonais trazem. 

5. Campanhas de Marketing por WhatsApp e SMS

As mensagens instantâneas, além dos e-mails clássicos, são ótimas opções. Tanto por WhatsApp quanto por SMS é possível enviar suas promoções, fidelizar clientes e gerar novos leads.

Inicie conversas, envie mensagens em massa, notificações, lembretes e cupons promocionais. Saiba aproveitar o canal em que o seu cliente está 100% do tempo.

Você sabia que a taxa de abertura no SMS é de 90% e no WhatsApp de 70%?

Crie suas campanhas de marketing multicanais no novo Zenvia Campaign, clique aqui e saiba mais.

6. Faça campanhas nas redes sociais  

Agende posts exclusivos para serem publicados na semana ou poucos dias antes da data,

crie um post carrossel divulgando seus produtos ou serviços que tem mais a ver com a data, publique Stories com histórias ou depoimentos dos seus próprios clientes, ofereça descontos, dicas e ideias de presentes, etc.

7. Não se esqueça dos solteiros

É verdade que nem todo mundo gosta do Dia dos Namorados. Nesse sentido, oferecer presentes “anti-namorados” em suas campanhas pode ser uma boa ideia, dependendo do produto que você vende.

Uma boa abordagem para aproveitar essa data também é focar naqueles que não estão em um relacionamento. Para isso, o bom é pensar nos produtos ou serviços com os quais alguém pode “ser mimado”. O Dia dos Namorados, então, também é uma boa opção para se presentear e se mimar.

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 6 anos na área. Atualmente, analista de inbound marketing na ZENVIA.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.