4 dicas para atrair e fidelizar seu cliente

Atrair é importante, mas fidelizar seu cliente também. Confira 4 dicas para sua estratégia de atração e fidelização dos clientes.

Atrair e fidelizar. Essa dupla é como arroz e feijão. De nada adianta atrair clientes se eles vão fazer apenas uma compra e nunca mais fazer negócios com você. Por outro lado, se você não atrair os clientes, não terá como fidelizá-los. Apostando em ações nessas duas áreas, portanto, é possível manter o ciclo do cliente bem alimentado na sua empresa.

Agora, o que fazer para conseguir sucesso nessas atividades? Essa é a pergunta de ouro, certo? Algumas estratégias definitivamente podem ajudar a cumprir essas duas tarefas e é justamente sobre isso que falaremos nesse post. A seguir, você vai conferir 4 estratégias para fidelizar cliente na sua empresa. Acompanhe!

Estratégias para fidelizar seu cliente

1. SMS Marketing

A primeira estratégia que recomendamos é o SMS Marketing que, por sinal, pode ser implementada junto com muitas outras que mostraremos no post de hoje. Basicamente, a ideia desse tipo de estratégia é apostar no marketing promocional por meio de mensagens de texto. É possível oferecer promoções, cupons, entre muitas outras coisas.

Vale lembrar que o uso do celular é cada vez mais popular entre os brasileiros. Para se ter uma ideia, hoje, essa já é a principal mídia utilizada pelos brasileiros para acessar a internet, de acordo com o IBGE.

2. Pirâmide invertida

Agora vamos apresentar um conceito bastante interessante, que certamente deve fazer parte da cultura de qualquer organização. A pirâmide invertida é um valor que deve ser absorvido pela sua empresa. Basicamente, a ideia é que o cliente deve ser a base de todos os esforços, seguido pela equipe de vendas, as gerências e só então a gestão do negócio.

Essa inversão de valores ajuda a empresa a realmente alocar os seus recursos para o que realmente importa, ou seja, a satisfação do cliente e, com isso, garante resultados muito melhores.

3. Programa de fidelização

Essa é uma estratégia antiga, porém nunca falha. O programa de fidelização é uma forma de gamificar o consumo, ou seja, tornar a experiência semelhante à de um jogo. A medida que o cliente fizer suas compras, pontos são acumulados, que poderão ser trocados por descontos, brindes, entre outras coisas.

Como vimos, o SMS pode ajudar bastante nesse tipo de ação, uma vez que a empresa pode enviar o saldo de pontos para o cliente, mostrar quais produtos ele já pode comprar, entre outras coisas.

4. CRM

Por fim, precisamos falar sobre um dos sistemas mais importantes destinados ao gerenciamento dos clientes. O CRM (Customer Relationship Management) certamente é a ferramenta que você procura, pois ajuda a coletar dados constantemente dos consumidores.

Essas informações podem ajudar a equipe de vendas, uma vez que eles fazem uma abordagem mais personalizada junto ao cliente, mas também auxilia o marketing e a própria gestão do negócio, pois agora poderão tomar decisões estratégicas com base em dados, e não meros “achismos”. O CRM é uma ferramenta para fidelizar clientes que certamente possui forte relação com o conceito de pirâmide invertida, visto por nós.

Gostou das nossas dicas de hoje? Então que tal conferir como o texto Como vender mais e atrair clientes via SMS?

Leia Também:

Escrito por

Zenvia