Boas estratégias de relacionamento com o cliente são a base do sucesso dos negócios. Quando se consegue conquistar e manter um cliente fidelizado, é possível arquitetar um negócio mais saudável, lucrativo e atraente para futuros investidores. Mas, agora, entram os passos fundamentais para que ocorra o processo de fidelização do consumidor.
A questão é: como é possível manter um bom relacionamento com os clientes? Cuidar para que o cliente continue comprando em sua empresa, mesmo que outras companhias ofereçam propostas tão boas quanto a sua. Para isso, é preciso de um bom plano de atuação.
Hoje, vamos listar algumas estratégias de relacionamento com o consumidor para manter um cliente fiel à sua marca. Acompanhe o post e confira.
Uma pessoa VIP é aquela que tem grande prestígio em determinado ambiente. Em sua empresa, faça com que o cliente se sinta exatamente dessa forma. Mostre que ele é importante e que você zela por manter um ótimo relacionamento com o cliente.
Um bom exemplo disso são as companhias aéreas. Nelas, clientes VIPs, geralmente, embarcam primeiro e possuem uma comunicação diferenciada. Pense sobre qual “mimo” sua empresa pode oferecer para os clientes que deseja manter.
Uma comunicação mal feita é um dos maiores vilões na retenção de clientes. De acordo com matéria divulgada pela revista Exame, em 2015, 86% dos clientes migraram para a concorrência pelo má comunicação. Atualmente, uma década depois, a má comunicação é ainda mais importante no processo de relacionamento com o cliente.
Então, preze sempre por uma comunicação impecável. Lembre-se: se o mercado está repleto de boas empresas, a sua deve ser excelente. Com isso, você conseguirá construir diferenciais competitivos mais resistentes ao longo prazo.
A vida útil de um cliente vale muito mais do que uma única transação financeira. Assim, é imprescindível manter um bom relacionamento após a venda, garantindo que seus clientes tenham uma ótima experiência com o seu produto e com a sua marca.
Além disso, é importante se manter disponível para atender eventuais dúvidas, sugestões ou reclamações. Implemente novos canais de comunicação, facilitando assim a interação dos clientes com a sua empresa — mesmo que seja para reclamar de algo.
Quantas empresas realmente lembram dos clientes em datas especiais, como datas comemorativas? Não deixe de mostrar que pensa nos seus consumidores, especialmente em datas comemorativas — como aniversário, Natal, Páscoa e outras.

Qual é o nível de lealdade dos clientes à sua empresa? Com a resposta para essa pergunta, é possível saber se seus clientes estão realmente satisfeitos, se a sua companhia tem uma boa estratégia de retenção. Além disso, é possível obter alguns feedbacks para oferecer melhorias contínuas.
Para tanto, um dos indicadores mais utilizados em pesquisas de satisfação é o NPS (Net Promoter Score). Com essa métrica, é possível classificar os clientes da empresa em três principais grupos: os detratores, neutros e promotores da marca.
Com essas dicas é possível começar a planejar um programa de fidelização!
