Como aproveitar a Copa do Mundo 2022 para vender mais

A Copa do Mundo FIFA de 2022 acontece entre os dias 20/11/2022 e 18/12/2022 no Catar, movimentando muito o setor econômico.

A Copa do Mundo FIFA de 2022 acontece entre os dias 20/11/2022 e 18/12/2022 no Catar.

A data cai nos meses da Black Friday e do Natal, prometendo movimentar muito o setor econômico. Por isso, você como empreendedor, não poder perder essa oportunidade.

Vale a pena aproveitar a Copa do Mundo 2022 para vender mais?

Muitas pessoas imaginam que apenas alguns setores, como bebidas, alimentos, acessórios esportivos e vestuários podem lucrar de verdade com a Copa do Mundo 2022.

Mas a verdade é que qualquer empresa, independentemente do setor em que atua, pode aproveitar a data para obter um aumento nas vendas, basta usar a criatividade.

Como neste ano, a Copa do Mundo 2022 cai entre os meses de Black Friday e Natal e passamos recentemente por um período longo de pandemia, agora as pessoas querem aproveitar este momento para comprar e aproveitar as ofertas para adquirir novos produtos.

Os produtos com maior interesse são:

  • Eletrodomésticos (59%).
  • Celular ou tablet (57%).
  • Moda (56%).
  • Notebook ou computador pessoal (38%). 
  • Videogame (23%).

A Nielsen realizou recentemente uma pesquisa que diz que 65,5% dos consumidores que pretendem comprar nesta Black Friday (25/11)  são fãs de futebol. 

Além disso, 50% das pessoas pesquisas já estão há algum tempo se planejando para comprarem durante a Copa do Mundo na Black Friday. Três em cada 10 pessoas disseram que vão decidir o que comprar na hora de suas buscas na internet ou em lojas físicas, como os Shoppings.

Por isso, os comércios devem estar preparados para atrair novos consumidores e clientes durante essas datas comemorativas, aproveitando as ofertas de Black Friday, Copa do Mundo e Natal.

Dicas para vender mais na Copa do Mundo 2022

Passamos recentemente por um longo período de pandemia, onde muitas famílias tiveram que segurar seus gastos e deixar de comprar e fazer muita coisa que queriam. 

Agora, felizmente, esses momentos de grandes incertezas passaram e o mundo caminha para uma nova fase, por isso, pesquisas apontam que a partir deste ano (2022), as coisas comecem a melhorar gradativamente e as pessoas tendem a comprar mais.

Confira alguma dicas:

Planeje as ofertas com base nos seus clientes:

Black Friday, Copa do Mundo e Natal, três grandes datas comemorativas que acontecem com poucos dias de diferença. Aproveite esse momento para vender aqueles produtos que estão sobrando no estoque ou para dar destaque àquele produto carro-chefe (que mais vende) da sua empresa.

Entender seu cliente é fundamental para aproveitar essas datas. Saber qual produto eles mais gostam de comprar, que dia do mês que eles costumam comprar, o comportamento de compra, se preferem comprar na internet, pelo WhatsApp, Site ou ir na loja física e etc..

Abuse na decoração temática:

Enfeite a sua loja física ou online com o tema da Copa do Mundo. A venda começa pelos olhos, atraia seu público utilizando decorações que chamem atenção.

Se você tem uma loja física: crie artes de divulgação temáticas para publicar em suas redes sociais, envie as ofertas no WhatsApp com as cores verde e amarelo, mude o tema do seu site para cores que remetam a bandeira do Brasil e etc..

E se o seu negócio tiver uma loja física, aproveite muito as cores nas vitrines, dê destaque aos produtos que possa interessar o público que é apaixonado por futebol, como TV, sofá, roupas verdes e amarela, camiseta do Brasil, camiseta de outros times que vão jogar na Copa, chuteiras, bola de futebol, entre outros produtos. 

Acompanhe a Copa do Mundo e seja criativo:

Estamos cada vez mais conectas e buscando informações o tempo todo e em tempo real, principalmente nas redes sociais. Saber aproveitar as últimas notícias e acontecimentos para recriar memes, por exemplo, é uma ótima maneira de usar a criatividade e o humor para chamar atenção do público nas redes sociais. 

Além disso, algumas lojas estão oferecendo descontos de acordo com o resultado dos jogos, outras montaram bolão, sorteios e etc…

Fique atento aos jogos e aos resultados da Copa do Mundo para que você possa criar ofertas, enquetes e encontrar a oportunidade de vender mais nessas informações.

Aproveite todas as datas comemorativas para vender mais

Aproveite para vender mais em todas as datas comemorativas, criando campanhas na plataforma Zenvia Attraction.

O Zenvia Attraction é uma plataforma que contém vários canais interconectados. Nela, é possível criar e gerenciar suas campanhas de marketing, seus contatos e automatizar o envio de mensagens em diversos canais, de forma fácil e rápida.

A plataforma possibilita a criação de diversas campanhas, tanto por datas comemorativas como para casos específicos de engajamento com clientes. Suas principais funcionalidades são:

  • Régua de comunicação automatizada: Ative suas réguas de comunicação em poucos minutos;
  • Segmentação de contatos: Crie listas personalizadas de acordo com os campos importados (campanhas por estado, cidade, região, sexto e etc..);
  • Templates pré-prontos: Crie templates de mensagens e reutilize em diferentes campanhas;
  • Dashboard e relatórios: Acompanhe facilmente os resultados de suas campanhas;
  • Integração via API com CRM e outros softwares: Integre seu CRM com o Zenvia Attraction para criar comunicações em tempo real.

Categorias:
Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.