Os principais aplicativos de comunicação com o cliente

Investir nos principais aplicativos de comunicação é uma estratégia que deve ser considerada por todas as empresas.

Hoje em dia, é possível se comunicar com uma empresa por meio de aplicativos a qualquer hora do dia e com muito mais rapidez. A popularização dos smartphones faz com que o mercado da comunicação móvel se torne cada vez mais acessível. 


Essa melhoria na comunicação é fundamental para manter uma base de clientes sempre fiel. Portanto, investir nos aplicativos de comunicação abaixo é uma estratégia que deve ser considerada por toda empresa.

Confira quais são os principais aplicativos de comunicação com o cliente:

  1. WhatsApp Business

O WhatsApp Business é uma dos aplicativos de comunicação mais utilizados pelas empresas no Brasil. A ferramenta corporativa faz exatamente o que a versão original do WhatsApp faz, mas tem benefícios exclusivos para empreendedores. Isso torna o aplicativo de mensagem uma excelente ferramenta para se comunicar com os clientes.

Entre os diferenciais, destaca-se a autenticação da conta. Dessa forma, sempre que um cliente realizar o contato com alguma empresa, ele tem a oportunidade de conferir se aquele negócio existe de verdade ou é uma fraude. A verificação, oferecida pelo próprio WhatsApp, é uma garantia de segurança para os consumidores. Por isso, ao utilizar serviços do WhatsApp Business, procure por uma plataforma que é provedora oficial do WhatsApp, como a ZENVIA.

Você sabia que: 

  • 98% das pessoas têm o app instalado em seus smartphones, e 86% deles fazem uso do WhatsApp diariamente;
  • 76% dos respondentes de uma pesquisa afirmaram que se comunicam com empresas através do WhatsApp e 52% compram produtos e serviços pelo aplicativo;

O WhatsApp Business possui uma função de catálogo, que permite ao empreendedor incluir os produtos e/ou serviços que fornece. A ferramenta permite que os clientes vejam os produtos disponíveis na loja, junto do valor, tornando o processo de vendas mais rápido.

O aplicativo também fornece informações importantes como: quantidade de mensagens que foram enviadas pela sua equipe, quais mensagens foram entregues aos clientes e quais foram as mensagens lidas pelo usuário. 

  1.  E-mail

Não há dúvidas que o e-mail é uma das principais ferramentas para relacionamento com o cliente. Ele possibilita não só apenas a divulgação de serviços para um público específico, como também tem um custo baixo se comparado às outras estratégias de marketing. 

A empresa que não oferece um meio de comunicação ao cliente como o e-mail, com certeza não passa uma imagem profissional. Por isso, a importância de investir em um bom servidor de e-mail, como Outlook e Gmail. 

  1. Google Meet

O Google Meet é um serviço de comunicação por vídeo desenvolvido pelo Google. 

Em 2020, as videochamadas passaram a fazer parte da rotina da maioria das pessoas. Com o distanciamento social, as plataformas que oferecem o serviço passaram a ser muito mais acessadas e necessárias. O tempo dedicado pelos usuários ao Google Meet, por exemplo, aumentou 20 vezes no Brasil. A ferramenta é a alternativa de muitas empresas de tecnologia para reuniões on-line entre colaboradores e também com seus clientes.

  1. Instagram Direct

O Instagram Direct é a seção do Instagram que permite comunicação direta, similar ao Facebook Messenger e, de certa forma, ao WhatsApp. É uma ótima ferramenta para empresas que desejam construir um relacionamento valioso com seus clientes, aproveitando para explorar soluções e respostas.

O objetivo é enviar mensagens instantâneas para diálogo direto entre pessoas, sendo possível enviar vídeos, links, imagens e texto. 

Existe uma praticidade associada ao fato de que o canal de comunicação está embutido na própria rede na qual usuários consomem informação o tempo todo. Assim, não precisam sair do aplicativo para conversar.

  1. SMS

Muitas empresas ainda não acreditam na importância e no que a ferramenta de SMS pode trazer para o desempenho do relacionamento com o cliente, sendo que a ferramenta pode ser uma grande aliada para as outras estratégias da empresa.

O SMS oferece uma proximidade do cliente com a empresa e multiplica os canais de comunicação com o mesmo, de uma forma que realmente atinja o público. Além disso, o SMS é uma ferramenta com custo mais baixo e com um resultado positivo de entrega, sendo um canal de comunicação mais rápido e assertivo.

A estratégia para uma campanha de SMS é realizada em cima de estudos das métricas e objetivo que a empresa busca atingir com a mensagem enviada.


Aplicativos de comunicação são ótimas ferramentas para se comunicar com os clientes.

Hoje, há inúmeros aplicativos no mercado que tem como objetivo facilitar a comunicação, melhorar a comunicação com cliente e, consequentemente, vender mais.

Há pouquíssimo tempo atrás, a comunicação entre empresa e cliente ficava limitada a ligações telefônicas, com o passar dos anos e o aperfeiçoamento do mercado digital, foram surgindo novos aplicativos que revolucionaram a forma de se comunicar, tanto no mundo corporativo como no mundo pessoal.

Escrito por

Luana Cardozo

Formada em marketing com pós-graduação em negócios digitais. Apaixonada por inbound marketing, trabalhando há 7 anos na área. Atualmente, Analista de Inbound Marketing na Zenvia.