Conheça o melhor CRM para Instagram de 2024

Conheça mais sobre o melhor CRM para Instagram! Aprenda todos os recursos para gerenciamento de leads que chegam pelo Instagram Messenger!

A Zenvia disponibiliza todos os recursos para gerenciamento de clientes e leads que chegam através do Instagram Messenger. Leia mais aqui!

O que é CRM?

A sigla CRM significa Customer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento com o Cliente.  A ferramenta tem a função de aplicar estratégias automatizadas focadas no cliente.

O CRM, além de armazenar dados como nome, endereço e telefone dos usuários, também monitora seu relacionamento com a empresa.

O que acontece, então, quando, além disso, está integrado com uma rede social, como um CRM para Instagram?

Sempre conectado com seus clientes: CRM Instagram Direct

app-sirena-crm-para-instagram-blog

Com o Instagram Direct é possível enviar mensagens, fotos e vídeos com efeitos e legendas para contatos no Instagram e no Facebook.

Isso significa que o Instagram Direct é a seção do Instagram que permite comunicação direta.

Assim como WhatsApp e Facebook Messenger, é uma ótima ferramenta para construir relacionamento com seus clientes, explorando soluções e respostas.

Essas ferramentas podem servir como canais de transmissão de informações específicas, de tal forma que os consumidores acessem rapidamente.

A grande vantagem é que o canal de comunicação está dentro da mesma rede usada constantemente pelos usuários. Afinal, é onde consomem informação o tempo todo e, assim, não precisam trocar de aplicativo para conversar.

No Instagram, os usuários visualizam as fotos e publicações de suas marcas favoritas, interagem com seus amigos e publicam suas imagens.

Nada melhor, então, do que ter suas dúvidas e respostas atendidas e solucionadas no mesmo lugar.

Estratégias de marketing utilizando Instagram CRM

crm-para-instagram-sirena-blog-app

O Instagram Messages, além de ser uma forma mais privativa de contato, também possibilita criar grupos. Dessa maneira, todos os integrantes conseguem visualizar as informações publicadas.

É possível, por exemplo, utilizar estratégias para fidelizar os clientes, conquistar sua atenção e criar oportunidades para recomendarem a empresa.

Além disso, é um excelente lugar para solucionar dúvidas, atuando como uma poderosa central de comunicação com o cliente.

A segmentação é outra vantagem do Instagram Messenger, pois a empresa pode enviar o conteúdo certo para a pessoa certa. Com ofertas únicas, ou seja, de acordo com o perfil, os clientes se sentem especiais e valorizados.

Por todos esses motivos, a ferramenta torna mais curto e desembaraçado o caminho entre cliente e decisão de compra.

Um CRM para Instagram Direct, então, torna-se muito vantajoso para as empresas, devido ao acesso a informações preciosas dos clientes.

CRM para Instagram: qual é o melhor?

Somente em outubro passado, o Instagram anunciou a disponibilização da API do seu mensageiro para as empresas.

Mas a partir de agora é possível conversar com clientes por meio do Messages, bem como utilizar bots.

A API do Instagram é, basicamente, a mesma usada para o Facebook Messenger. Apenas ganhou uma atualização para que os bots fossem usados também no Instagram.

Depois disso, as empresas passaram, então, a integrar as mensagens do Instagram com seus aplicativos e fluxos de trabalho.

CRM que integra WhatsApp, Facebook, Instagram e um chatbot

Um CRM permite que a empresa tenha informações detalhadas sobre cada cliente em todas as plataformas é fundamental nesses tempos.

Assim como também mostra as interações já realizadas, para um relacionamento cada vez mais personalizado com o usuário.

Como os dados são fornecidos em tempo real, isso facilitarão a gestão do negócio.

Portanto, vale muito reunir as vantagens de um CRM às infinitas possibilidades oferecidas pelas ferramentas de mensagens das redes sociais.

Sem falar nos benefícios de poder integrar também o aplicativo mensageiro mais usado no mundo, que é o WhatsApp.

Por isso, empresas que querem vender ao novo consumidor precisam gerenciar o seu negócio através de uma plataforma completa. Isto é, que gerencie todas as integrações, seja para WhatsApp, Facebook ou Instagram.

Além de disponibilizar ferramentas de construção de chatbots, que agilizam, personalizam e profissionalizam a comunicação com o cliente.

Leia Também:

Escrito por

Zenvia