CASES

Zenvia e AstrusWeb: parceria ajudou a aumentar faturamento de loja de pneus em 4.000%

Aumentar faturamento mensal em uma loja de pneus em 4.000% em dois anos está longe de ser uma tarefa fácil. Considerando o fato de que esse é um produto de ciclo de vida relativamente longo, esses números impressionam ainda mais.

Pois foi isso o que a parceria Zenvia e Agência AstrusWeb conseguiu entre fevereiro de 2018 e março de 2020 em um e-commerce de pneus. E se, em seguida, com a chegada da pandemia do novo coronavírus, as perspectivas não eram das melhores, os resultados continuaram positivos.

Isso foi possível devido a uma reestruturação da estratégia de divulgação e também de comunicação eficiente com leads e clientes, além da aplicação dos canais certos.

Como era a gestão de vendas no e-commerce de pneus

Até fevereiro de 2018, 80% dos ganhos da loja de pneus se dava por meio de marketplaces. Apesar de bons números, o canal tinha como consequência uma relação indireta e a comunicação dificultada entre fornecedor e consumidor.

Identificada a possibilidade de ampliação da margem, buscou-se maneiras de incrementar as vendas com canais mais diretos e capazes de proporcionar melhor experiência para o consumidor.

A ideia era ampliar o tráfego nas páginas da empresa, se aproximar do público e aumentar a quantidade de leads, tudo isso com investimento otimizado e que trouxesse bons retornos.

Impacto da parceria Zenvia e Astrus Web

Feita a análise de estratégia e de possibilidades pela AstrusWeb, foram implementadas melhorias tendo em vista os objetivos mencionados. Dessa forma, em parceria com a Zenvia, a agência implementou uma conta para utilização de notificações e atendimento por WhatsApp Business no e-commerce. Somado a isso, foi usado o Zenvia Chat para gerenciamento conversacional.

Segundo Fernanda Corrêa, Coordenadora de Marketing da AstrusWeb, “ter mais um canal para facilitar o contato com o cliente ou lead é mais um caminho e mais uma porta que que abrimos para que ele acesse uma empresa. Quanto mais pontos de contato, maiores as possibilidades”. 

Nesse sentido, por meio do WhatsApp, tornou-se possível tirar dúvidas dos consumidores, enviar informações sobre status de pedidos e rastreamento, além de consolidar uma importante oportunidade de relacionamento.

“A Zenvia permitiu encurtar o caminho de aquisição e nutrição de leads, tornando o processo mais fácil e menos custoso. Ainda, conseguimos trabalhar com um público qualificado, principalmente com aqueles que já eram compradores da marca”, afirma Fernanda.

As ações geraram não apenas uma otimização de processos, como também maior tráfego para o site da empresa. Esses foram apenas os primeiros sinais de sucesso. Tudo isso sem contar a possibilidade que o e-commerce passou a ter de oferecer valores ainda mais atraentes para os clientes ao reduzir custos. Para isso, usou canal de vendas próprio, incentivando a recompra.

Resultados alcançados

Mais do que estar presente na internet, é preciso incrementar canais que possibilitem a comunicação direta com o consumidor e apoiem a estratégia de vendas. A implementação do WhatsApp e do Zenvia Chat pela parceira AstrusWeb trouxe, então, ótimos resultados para o e-commerce.

Prova disso é o aumento de 4.000% no faturamento mensal da fornecedora de pneus entre fevereiro de 2018 e março de 2020. No período de pandemia, ainda, o retorno chegou a ser de R$256,99 a cada R$1,00 investido.

Com isso, juntos, o faturamento dos meses de março, abril e maio de 2020 teve aumento de 164% em relação ao ano anterior. A taxa de conversão foi 316% maior e foram feitas 116% mais transações, além do aumento de 22% no ticket médio do e-commerce. Ainda, a empresa saiu de uma base de 750 para 44.084 leads e a loja on-line disparou como o carro-chefe da marca, reunindo 70% da receita.

Considerações e perspectivas para o futuro

Os ganhos com a nova estratégia foram tão relevantes que o escopo do projeto cresce cada vez mais. Somado às notificações de WhatsApp, a AstrusWeb tem auxiliado a loja de pneus a gerenciar seus atendimentos por meio do Zenvia Chat, a plataforma de atendimento omnichannel da Zenvia.

Além disso, implantou um chatbot no site do cliente para tornar os processos ainda menos operacionais e mais escaláveis. A agência também começou a realizar pesquisa de satisfação pós-vendas para o e-commerce e a integrar ferramentas robustas, investindo na otimização da experiência do usuário.

“Na AstrusWeb, buscamos nos munir de parceiros como a Zenvia que dêem a base para projetos incríveis como este. Considerando o contexto de empresas com equipe enxuta como a do meu cliente, esse tipo de estratégia se torna ainda mais necessária. Ter ferramentas assim aumenta as possibilidades sem precisar mexer na estrutura”, finaliza Fernanda.

Ter uma boa estratégia de marketing conversacional e atendimento é uma maneira de não apenas otimizar processos internos, como principalmente de garantir a satisfação dos usuários. Contar com ferramentas e canais adequados significa ter ainda maior vantagem competitiva, além de possibilitar aumentar o faturamento, com resultados financeiros cada vez melhores.

Nesse sentido, atuar como a camada de serviço e ter o apoio das soluções Zenvia em projetos como este pode ser a saída ideal. Com isso, é possível que as agências ampliem o escopo de serviços, incrementem o portfólio e colham bons frutos no mercado, tudo isso de forma gratuita.

Já são mais de 300 empresas parceiras da Zenvia. Quer se tornar Zenvia Partner também? Acesse nossa página de parcerias, conheça o programa e preencha o formulário!

Contrate a Zenvia e tenha mais resultados para o seu negócio

Conheça nossos produtos

Veja como outros clientes aumentaram seus resultados usando a plataforma de interação digital da Zenvia

  • Meio API: parceira usa canais e soluções Zenvia e desenvolve plataforma de gestão de marketing

    Principais resultados:
    Segmentos:
    Partners
    Confira
  • Parceria entre Zenvia e Moskit CRM otimiza treinamento do time comercial na 123Projetei

    Principais resultados:
    Segmentos:
    Partners
    Confira

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.