Estratégia de vendas: 5 passos para elaborar uma boa estratégia para a sua empresa

Saiba como planejar e aplicar uma boa estratégia de vendas na sua empresa. Confira nossas dicas e veja como acelerar resultados!

Uma boa  estratégia de vendas pode dar um up nos lucros da empresa, atraindo novos clientes de maneira mais eficiente. 

Muitas vezes, os recursos destinados a ferramentas de captação de clientes e aumento de vendas estão sendo mal alocados, sendo desperdiçados em Leads desqualificados e falhando na fidelização de clientes

É importante que as estratégias de vendas sejam diversificadas, focando não apenas na captação de Leads e conquista de novos clientes, mas também na fidelização no aumento de vendas. 

Conheça agora estratégias de vendas para aumentar a curto e longo prazo as vendas do seu negócio!

Técnicas de venda e estratégia de venda são a mesma coisa? 

A resposta é não! O que conhecemos por técnicas de venda são métodos práticos e operacionais aplicados por vendedores no momento da venda – um exemplo é o SPIN selling. 

Boas técnicas podem auxiliar no aumento das vendas, porém não de maneira consistente e somente a curto prazo. Isso porque um vendedor pode sair da empresa e ser substituído por outro que não possui as mesmas técnicas, por exemplo. 

Por outro lado, a estratégia para vender mais, por tratar de maneira geral de ferramentas, técnicas e recursos que serão utilizados com este objetivo, é mais consistente e funciona a longo prazo. 

O propósito destas estratégias são alterar a metodologia interna de todas as áreas da empresa que influenciam na venda, e não só o comportamento de alguns vendedores em particular.

Etapas da estratégia de vendas 

Confira agora passos simples sobre como implementar uma estratégia para vendas em seu negócio!

1. Defina os objetivos da estratégia 

Simples, porém essencial, a definição de objetivos é importante, pois determina o rumo a ser tomado pela estratégia e permite que, futuramente, uma avaliação sobre os resultados seja feita. Dessa forma, é possível determinar se a estratégia foi, de fato, eficaz, alcançando as metas traçadas ou se ainda deve ser melhorada. 

Portanto, pegue um papel e uma caneta e separe um tempinho com seus colaboradores para refletir sobre onde a empresa quer chegar no futuro. 

2. Defina o investimento em marketing e vendas 

Com base nos objetivos traçados, a empresa poderá determinar quanto deve ser investido em estratégia de vendas, de forma a caber no orçamento.

3. Defina os canais de venda  

É importante que a empresa faça um planejamento estratégico, para definir quais são os canais de venda mais adequados para alcançar seu público. Esse canal pode ser próprio, de distribuidores ou parceiros.

4. Analise o ambiente externo e interno  

Através de uma cuidadosa análise interna da empresa e de seus concorrentes, é possível determinar qual é sua vantagem competitiva e investir nela!

5. Defina políticas de preços  

É importante que a empresa tenha bem definidas as políticas de descontos e créditos que pode oferecer a clientes. Tendo isso em mente, o próximo passo é garantir que estas políticas estejam claramente disponíveis para colaboradores e consumidores. 

Dicas de estratégia de vendas 

Confira agora algumas dicas de estratégias que podem ajudar a aumentar as suas vendas!

Atendimento ao cliente 

O atendimento ao cliente é essencial para conquistar consumidores que ainda estão em fase de decisão, refletindo sobre onde adquirir o produto/serviço. 

O atendimento personalizado, com certeza, será lembrado na hora da decisão e servirá como diferencial para sua empresa. 

Automação de marketing  

Ferramentas de automação de marketing, como SMS e WhatsApp API, permitem que seu cliente seja atendido de maneira personalizada e eficaz. Elas podem ser utilizadas em toda a jornada de vendas, desde o pré-venda – gerando leads qualificados – até o pós-venda – oferecendo assistência rápida e eficiente. 

Uma dica interessante é investir em plataformas de atendimento multicanal, como o Zenvia Chat, que permite integrar diversos canais de comunicação em um só lugar. Dessa forma, é possível gerenciar o atendimento de forma simples e prática.

Storytelling 

O storytelling conta a história por trás dos produtos e serviços da empresa, mostrando o porquê de seus valores e especificações. Em um mercado cada vez mais competitivo, é importante cativar as pessoas, através de histórias envolventes, que farão sua marca ser lembrada e diferenciada. 

Invista em SEO  

Esta é uma  estratégia de marketing para atrair clientes bastante eficiente quando se trata do meio on-line. Isso porque permite que seus conteúdos tenham mais alcance, posicionando-os melhor nas ferramentas de buscas mais utilizadas por consumidores. Afinal, não adianta ter bons conteúdos se estes não alcançam sua audiência. 

Aumentar suas vendas depende de diversos fatores internos e externos. Mas, através de boas estratégias de vendas, é possível chamar a atenção de mais consumidores e trazer cada vez mais credibilidade à empresa, refletindo no aumento dos lucros.

Pensando em outros canais, também é possível fazer uma estratégia para vendas pelo WhatsApp. É um fator muito importante conhecer o seu público e utilizar os canais de sua preferência para estar presente. 

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.