Você Sabia? Dá para viajar tranquilo com 140 caracteres.

Vamos começar hoje a publicar conteúdos no blog Zenvia no estilo Você Sabia? São conteúdos que trazem exemplos curiosos do uso do SMS corporativo ao redor do mundo. Para estrearmos em grande estilo vamos falar do uso do SMS em viagens.

Percebemos que ao redor do mundo, e até mesmo aqui no Brasil, muitas empresas começaram a utilizar ou disponibilizar serviços diferentes via SMS que traziam um grande diferencial em seus negócios. E pensamos, porque não falar disso em nosso blog?

Como o tema de hoje é viagens, fomos procurar exemplos inusitados nas companhias aéreas, nos aeroportos e nos hotéis do exterior que disponibilizam alguns serviços via SMS para facilitar a vida de quem precisa viajar com certa frequência.

Você sabia que dá para fazer check-in via SMS? A Air China, uma companhia aérea chinesa, permite que seus clientes façam o check-in via SMS, de uma maneira muito simples. Uma vez que o viajante tem reservado seu bilhete on-line, ele pode escolher a opção de fazer check-in via SMS, a qualquer momento, desde que até 90 minutos antes do voo. O cliente recebe então um SMS da companhia em seu celular, com um link que conduz a um código de barras móvel, o qual permite que o viajante passe pelos portões de segurança e embarque do aeroporto.Fácil, não é?

Um exemplo parecido acontece na Finlândia, onde uma companhia de viagens criou um serviço que usa SMS para enviar bilhetes de passagem para os celulares de seus clientes. A companhia também utiliza o SMS para enviar qualquer informação relevante que possa ser utilizada durante a viagem de seus clientes, como dicas de lugares para visitar naquela cidade que o passageiro escolheu como destino. Nós aqui da Zenvia, adoramos essa ideia!

Já a British Airport Authority (BAA), uma operadora espanhola que controla seis aeroportos britânicos, lançou um serviço de SMS que eles chamaram de "Mensageiro do voo". O serviço simplesmente avisa por SMS a chegada de voos aos passageiros que estão à espera de um avião e que estão em reuniões ou em outros lugares dentro do aeroporto de Heathrow, em Londres.

Agora veja isso, o uso mais inusitado que possa existir dentro de um aeroporto: em Jacarta, no Soekarno-Hatta, na Indonésia, o passageiro tem a possibilidade de solicitar por SMS papel higiênico enquanto estiver utilizando o banheiro. Esse aeroporto utiliza o SMS também para o cliente reclamar sobre o serviço de táxi do aeroporto e para repassar informações sobre o estado de partida e chegada dos voos.

E imagina, depois de o voo ter partido, há a possibilidade de fazer uma reserva de hotel via SMS, além de verificar as tarifas na rede de hotéis Mobile Hotel, caso o destino do passageiro seja a Malásia. Como o nome já diz, o hotel possibilita várias interações mobile. No caso das reservas, elas podem ser feitas apenas digitando o nome completo do hotel e o nome do cliente e, em seguida, os enviando a um código de números curtos disponibilizado pelo hotel.

Não é o máximo tudo isso?

Nos acompanhe e não perca o próximo – Você Sabia?

Escrito por

Zenvia