7 dicas de como aumentar as vendas em redes sociais

Atualmente, muitas empresas querem aumentar as vendas em redes sociais. Isso se explica, principalmente pelo fato de que, segundo uma pesquisa da Emarketer, cerca de 93 milhões de pessoas no Brasil usam essas redes.

Antes de saber como aumentar as vendas nas redes sociais, é ideal traçar objetivos consistentes, para que a empresa consiga direcionar ações da melhor maneira, realizando uma comunicação para o público que seja realmente eficiente.

1. Defina os seus objetivos

O objetivo principal é aumentar as vendas, mas, como?

As vendas podem ser ocasionadas por uma série de fatores: seja induzindo os consumidores a observarem os benefícios do produto ou serviço e aumentando o desejo pela compra, como também pela geração de leads e, posteriormente, a criação de ações que sejam direcionadas para esses clientes em potencial.

Para estabelecer os objetivos, um fator determinante é definir, também, qual o conceito da marca anunciada, ou seja, se ela se posicionará a fim de gerar conteúdo relevante e ser uma referência ou se ela será uma marca que proporciona uma interatividade com o público-alvo.

O ideal é definir os objetivos de forma que sejam viáveis e compreensíveis, para que todo o planejamento nas redes sociais seja realizado de forma a alcançar essas metas, respeitando o posicionamento escolhido pela marca.

2. Conheça o trabalho dos concorrentes

Conhecer o trabalho dos concorrentes pode ser uma grande fonte de inspiração e de pesquisa.

É interessante entender o que empresas de sucesso andam fazendo nas redes sociais, quais linguagens e recursos utilizam, como se comunicam com os consumidores e procurar compreender como elas atingiram esse sucesso.

3. Escolha as redes sociais mais adequadas

Atualmente, existem diversas redes sociais e cada uma possui uma finalidade específica. O Instagram, por exemplo, possui como principal função o compartilhamento de imagens, diferentemente do Twitter, que no geral, expõe textos curtos.

Antes de mais nada, o ideal é levar em consideração o posicionamento da marca e traçar estratégias para contemplar esse posicionamento. Por exemplo, se a marca optar por gerar interatividade com o público, escolher uma ferramenta como o chatbot pode ser muito útil.

Essa ferramenta pode ser associada ao Messenger do Facebook, por meio do Facebook chatbot, criando interatividade e proximidade com o consumidor, que terá suas dúvidas ou reclamações respondidas mais rapidamente e de uma forma eficiente.

4. Crie um conteúdo relevante

Conteúdo relevante é conteúdo direcionado e compreensível. Entender o perfil, interesses e desejos do público-alvo é uma das ações primárias para criar algo relevante.

Tudo aquilo que for útil para o consumidor será interpretado de forma positiva e, dessa forma, a marca que estiver oferecendo as informações será percebida como uma marca que possui credibilidade, o que pode ser considerado um fator decisivo na hora da compra.

5. Seja criativo

Criatividade é tudo em redes sociais, tanto para atrair a atenção dos consumidores, quanto para criação de conteúdo.

Criatividade é uma construção que parte de um conjunto de referências, por isso é importante mais uma vez, buscar referências em outros lugares e implementar a criatividade em todas as ações: desde o planejamento, até o conteúdo de imagens, textos e vídeos que serão veiculados nas redes sociais.

6. Planeje seus posts

Se a marca tem o hábito de postar periodicamente, será entendida pelo público como uma marca que se preocupa com as redes sociais e atualiza constantemente o seu conteúdo.

Então é primordial planejar os posts das redes, definir os horários de publicação e os dias da semana também, para que as páginas estejam sempre se renovando, demonstrando um conteúdo cada vez mais aprimorado e atualizado.

7. Crie conexões com os consumidores

Criar conexões com os consumidores vêm com implementação de ações que façam com que o público se sinta bem acolhido e principalmente, ouvido.

Responder comentários, convidar as pessoas a compartilharem, a se expressarem, criar ações de engajamento, são fatores que criam conexões entre a marca e o seu público.

As conexões são muito valiosas, pois fazem com que um consumidor crie apreço pela marca e isso pode levá-lo a comprar os produtos ou serviços oferecidos.

Conclusão

No geral, para aumentar as vendas em redes sociais é ideal enteder três principais aspectos:

  • Estabelecer um planejamento consistente com objetivos bem traçados é o primeiro passo;
  • A criação de um conteúdo relevante e que pode ser compreendido pelo público-alvo (que também terá possibilidade de interagir, ser respondido e ouvido pela marca) é um fator essencial para atrair consumidores;
  • Manter um cronograma de postagem consistente e completo é essencial para atualizar a página e manter o conteúdo sempre renovado.

Esses aspectos são fundamentais e para aumentar as vendas nas redes sociais, uma empresa precisa, sem dúvidas, segui-los à risca.

Escrito por

Zenvia

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.