Case UNISC: Alunos recebem informações por SMS

A UNISC encontrou uma alternativa simples e eficaz, capaz de gerar aproximadamente 85% de economia na sua comunicação com quase 12 mil alunos.

Sobre a UNISC

A Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) é uma das maiores instituições de ensino do Rio Grande do Sul e possui nota máxima na avaliação do MEC. A instituição comunitária oferece cursos de graduação, extensão, pós-graduação ‒ lato e stricto sensu ‒ e também cursos técnicos. Sediada em Santa Cruz do Sul, conta com campus em outras quatro cidades gaúchas: Capão da Canoa, Montenegro, Sobradinho e Venâncio Aires.

Cenário

Desde 2009, a UNISC buscava uma maneira capaz de diminuir custos de comunicação com seus quase 12 mil alunos. Para a universidade, havia uma necessidade de se comunicar de forma segmentada e eficaz com apenas alguns grupos, como integrantes de determinados cursos de graduação. Segundo Erion Lara, da assessoria de comunicação da universidade, “Estávamos em busca de uma solução que diminuísse a demanda de nossos funcionários, substituísse a tradicional carta e que não demandasse muito tempo para chegar até o aluno”.

De acordo com Erion Lara, o departamento financeiro da instituição necessita, semestralmente, enviar avisos sobre o FIES (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior) para mais de 3.500 alunos que utilizam o financiamento, com o pedido de comparecimento ao setor para a assinatura de renovação do contrato.

O departamento financeiro enviava cartas aos alunos ‒ o que, além de ter um custo alto (cerca de R$1,55 por carta) e demandar trabalho manual, demorava muito para atingir o destinatário. Além disso, os alunos que não compareciam eram contatados por telefone, o que demorava dias e também tem um custo alto (em média R$1,17 a ligação). Outra forma era a utilização do e-mail, uma maneira mais barata, mas que não surtia efeito, já que muitos alunos não têm a cultura de acessar o endereço eletrônico institucional.

Solução Encontrada

A alternativa encontrada pela universidade foi fazer do SMS seu aliado, para informações sobre da assinatura do FIES, e demais avisos que a universidade precisava informar aos alunos de diferentes cursos. Para a Zenvia, líder em mensagens móveis no Brasil, a UNISC e outras instituições de ensino têm problemas parecidos; “Quando um cliente com essa característica nos contata, oferecemos nossa solução de envio de SMS para grupos que permite que ele segmente cada comunicação de acordo com os dados pré-cadastrados no sistema. Assim, não é preciso digitar o celular do destinatário cada vez que quiser enviar um SMS”, explica Sandro Schleder, Gerente Comercial da Zenvia.

Sandro diz que o envio para grupos, realizado através do Zenvia Connect, funciona da seguinte forma: “O cliente cria uma planilha em Excel com os dados do grupo e faz uma importação no sistema de envio de SMS da Zenvia, vinculando esses dados a um grupo de destinatários. A partir daí, basta a empresa selecionar ou o grupo ou as características daqueles que devem receber o SMS, digitar o texto e efetivar o envio. É realmente muito simples!”.

Resultados

Para Erion, “Hoje, um relatório com os números de telefone para envio de SMS é preparado em minutos, ao passo que a impressão, a dobradura, a etiquetação e a conferência de cartas podem levar dias”. A instituição obteve uma economia de aproximadamente 85% com o envio de SMS, se comparado ao encaminhamento de cartas, o que fez com que ela aderisse totalmente à ferramenta.

Além do benefício financeiro, o retorno também se dá em relação ao relacionamento com os alunos. Erion diz que, no Ano Novo de 2011, o setor de comunicação da UNISC programou para as 23h55 do dia 31 de dezembro um SMS desejando Feliz Ano Novo aos seus alunos. Ele explica que, devido ao monitoramento realizado pela instituição nas redes sociais, puderam perceber a eficácia da ferramenta: “Muitos dos nossos alunos postaram que a UNISC foi a primeira a lhe desejar Feliz Ano Novo, surtindo o efeito e o retorno que queríamos”, conta.

“Dispositivos móveis são os meios mais fáceis e rápidos para nos comunicarmos com nosso público-alvo. Celulares e smartphones pipocam nas mãos dos jovens, e são, sem dúvida, mídias que permitem comunicar de maneira forte e bem direcionada; a bola da vez é o mobile”.

                                  Erion Lara, Assessoria de Comunicação UNISC

Zenvia API's
Escrito por

Zenvia