Como medir o tempo de resposta de meus consultores

Tempo de resposta é um dos indicadores mais importantes no atendimento ao cliente e mostra o quanto ele espera para receber um retorno.

Tempo de resposta é um dos indicadores mais importantes na comunicação com o cliente! Entenda como medir o tempo de resposta no artigo abaixo.

 tempo-de-resposta-app-sirena-blog

Quando um cliente entra em contato com uma empresa, o mínimo que ele espera é ser atendido com rapidez.

Por isso, medir o tempo de resposta é vital para criar ações com o propósito de garantir satisfação ao consumidor.

Em artigo anterior, mostramos como calcular a Satisfação dos clientes (CSAT), também crucial para medir o desempenho da empresa junto ao cliente.

Agora, neste artigo, você vai ficar sabendo como calcular o tempo de resposta dos seus consultores. E mais, vamos dar cinco dicas preciosas de como agilizar o tempo de resposta da sua equipe.

O que é o tempo de resposta ao cliente

O tempo de resposta é, sem dúvida, um dos principais fatores de reclamação por parte dos clientes. A demora na comunicação é, de fato, considerada um sinal de desrespeito com o tempo de quem espera.

Boa parte dos consumidores desiste depois de uma espera prolongada. Com isso, não só perde o financeiro, como a imagem e a reputação da empresa.

Dessa forma, é fácil entender que esse índice impacta diretamente também no CSAT. O grau de satisfação demonstra, antes de mais nada, se o consumidor pretende continuar tendo um relacionamento com a empresa.

Portanto, o tempo de resposta é o quanto o cliente tem que esperar para receber retorno de uma solicitação feita. Nesse sentido, são levados em consideração todos os diversos canais de comunicação.

Por que é importante conhecer o tempo de resposta da equipe

Conhecer o tempo de resposta dos colaboradores é essencial para:

  • Entender como está a qualidade do serviço prestado;
  • Avaliar a produtividade da equipe;
  • Planejar ações para otimizar o trabalho dos agentes.

Por outro lado, a análise desse indicativo também permite:

  • Avaliar os atendimentos de forma individualizada;
  • Verificar a necessidade de novas contratações;
  • Elaborar um planejamento mais eficaz;
  • Reduzir custos.

A partir da identificação de gargalos e dificuldades, a empresa pode revisar o fluxo de trabalho da equipe. Dessa maneira, analisando e corrigindo as falhas, o grupo se torna mais eficiente e produtivo.

Como calcular o tempo de resposta ao cliente

Para chegar a esse índice, é necessário calcular a média do tempo de resposta ao cliente. Trata-se, aliás, de um cálculo simples. Em primeiro lugar, é feita a soma dos tempos de resposta de cada solicitação, durante um período específico. Depois, basta dividir o valor encontrado pelo total de solicitações.

Entretanto, a qualidade e a fidelidade das informações são fundamentais para uma média real.

Dicas para oferecer um tempo de resposta incrível ao seu cliente

whatsapp-tempo-de-resposta-sirena-app-blog

Listamos abaixo 5 dicas que vão garantir agilidade e rapidez nos atendimentos aos clientes. Vale lembrar que apenas atender o cliente em menos tempo não é o suficiente.

É necessário, também, acompanhar a qualidade do atendimento que os agentes estão prestando. Dessa forma, pode-se reduzir o tempo médio das interações sem comprometer todo o processo.

1. Manter as informações organizadas e centralizadas

As informações que possam ser relevantes para a comunicação com os clientes devem estar sempre organizadas, para facilitar o acesso. Dessa maneira, qualquer solicitação pode ser respondida corretamente e sem perda de tempo.

Uma base de dados acessível a todos evita o retrabalho dos agentes e diminui o tempo de SLA. Afinal, todos sabem onde buscar as respostas que precisam, sem precisar percorrer sistemas ou setores.

2. Histórico de contatos com o cliente

Solicitações semelhantes quase sempre se repetem. Isto é, diferentes clientes podem ter as mesmas dúvidas ou procurar as mesmas informações no decorrer do tempo.

Da mesma maneira, o mesmo cliente pode precisar recontar uma situação várias vezes. Quando o registro do atendimento é feito, pode ser recuperado por outro agente, evitando demoras desnecessárias.

Portanto, manter um histórico sobre os contatos significa mais agilidade, pois permite que a equipe realize consultas mais rapidamente. Como resultado, o cliente fica satisfeito e a produtividade do setor aumenta.

3. Comunicação eficiente entre os colaboradores

A comunicação é a chave para um time vencedor. Todos os colaboradores se comunicando com clareza e cooperação contribuem para baixar o tempo de resposta ao cliente.

4. Software de gestão de atendimento

Nada melhor do que tecnologia para dar mais fluidez aos processos. Com o atendimento ao cliente, não é diferente.

Afinal, uma boa plataforma é capaz de atender plenamente às 3 dicas anteriores. Por exemplo, é possível armazenar o histórico de solicitações, enviar respostas automáticas e elaborar relatórios.

Isso significa gerenciar com eficiência as principais interações entre os clientes e os canais de comunicação. Mais ainda, fica bem mais fácil traçar estratégias e redimensionar ações.

5. Chats e Chatbots

Um chat pode ser usado na comunicação interna e no relacionamento com o cliente. Ou seja, serve para otimizar as trocas entre os setores e para automatizar e agilizar o atendimento ao cliente.

Conheça agora a dica mais poderosa: Zenvia Conversion

Na Zenvia, entendemos que a chave para o sucesso nas comunicações do negócio é baseada em tempos de resposta imediatos. Por isso, mostramos como o Zenvia Conversion permite compartilhar o tempo de resposta com os clientes.

Primeiro, quando um cliente entra em contato, o Zenvia Conversion envia uma mensagem informando o tempo esperado de resposta. Assim, a empresa poderá fornecer informações reais sobre os tempos de espera, resultando em uma melhor experiência para o cliente.

Além disso, nosso sistema calcula o tempo de resposta dos consultores, baseado nas respostas dos últimos 7 dias.

Com Zenvia Conversion, sua empresa calcula e gerencia o tempo de resposta

Para verificar a performance dos assessores, Zenvia Conversion disponibiliza uma série de relatórios. Assim, é possível analisar o desempenho individual e de todo o grupo.

A análise é feita em relação a um grupo de clientes em um período de tempo. Para tanto, as consultas possuem um filtro de data e desconsideram mensagens automatizadas como bots e saudações.

Tempo de primeira resposta

Mostra a média de espera para um consultor atender um contato.

Tempo de resposta

Este é o tempo entre a mensagem do contato e a resposta do agente. O gráfico é calculado com base no filtro selecionado e comparado com um período anteriormente selecionado.

Se você quer provar essas e outras funções, comece com Zenvia Conversion, a plataforma que ajuda a triplicar suas vendas!

Escrito por

Nahuel Gomez