Case Sotopietra: Envio de SMS auxilia na recuperação de inadimplentes

Empresa utiliza o SMS no contato com o inadimplente e consegue um resultado no fechamento de negociações cerca de 30% maior do que no contato por cartas.

Sobre a Sotopietra

A Sotopietra é uma empresa recuperadora de crédito que desenvolveu métodos e processos customizados, e obtém hoje expressivas reduções nos índices de inadimplência das carteiras que gerencia, ou seja, em operações bancárias e crédito direto do consumidor.

A empresa, que já ganhou prêmios e bate metas de recuperação de inadimplentes, é referência no setor, pois utiliza a estratégia de analisar individualmente cada contrato e utilizar os meios mais adequados para recuperação do crédito. Tem clientes como Panamericano, Ficsa, Credifibra, Paulista.

Cenário

Como toda recuperadora de crédito, a necessidade está em dispor de diferentes formas de encontrar o inadimplente. O primeiro contato precisa ser assertivo e ao mesmo tempo não constrangê-lo (muitas vezes ele é encontrado em situações em que, além de não receber a ligação de forma receptiva, desligará o telefone).

Thaís Clemente, diretora da Sotopietra, explica o processo de recuperação, “Nós somos especialistas em recuperação de crédito, desde a fase amigável, ou seja, a cobrança com 5, 10 e 15 dias de atraso no pagamento, até a fase judicial, quando é necessário protestar e ajuizar o contrato; mas durante todo o processo, mesmo na fase judicial, tentamos negociar, realizando uma cobrança ativa”.

Solução Encontrada

Para se comunicar de forma mais assertiva e eficiente com os indimplentes, a Sotopietra optou por utilizar o Zenvia API’s. O SMS é utilizado em todas as fases de cobrança da Sotopietra, principalmente na fase inicial, para localizar o inadimplente. Para Thaís, “A primeira ação de nossos atendentes de PAs é mandar um SMS para ver se localizamos o financiado, com uma solicitação de contato – retorno à recuperadora. Esse volume inicial de SMS é muito grande, e já garantimos grande retorno de pessoas querendo negociar nesse primeiro momento”.

Thaís explica que hoje muitos clientes optam por receber o código de barras de sua negociação por SMS, e que há uma ação interna de envio de lembretes, ou seja, um dia antes da fatura do cliente vencer, é enviado um SMS para informar seu vencimento.

Resultados

A Sotopietra ganha prêmios e atinge metas na recuperação de inadimplentes, pois estabeleceu formas específicas para isso, como o uso do SMS nesse processo.

Thaís comenta o impacto do uso do SMS na operação da Sotopietra: “Fizemos uma pesquisa, um estudo interno que avalia o custo/benefício do SMS e da carta na nossa operação; com o SMS, obtivemos o impacto de 20% ou 30% a mais de retorno em relação à carta. Isso se deve ao fato de que, hoje em dia, todos têm celular. No estudo, o retorno da carta não chegava a 10%, o que demonstra para nós que o SMS é muito efetivo”.

A Sotopietra tem seu sistema de recuperação de crédito da Softnew integrado ao da Zenvia – líder em mobilidade móvel no Brasil. Para Thaís, “A facilidade da integração das plataformas foi essencial. Hoje a gente tem um sistema de envio de SMS que conversa literalmente com toda a nossa base. Veja bem, de todos os SMS que mandamos, temos total controle – possuímos um retorno com informações do que foi enviado –, além da facilidade no processo. É superfácil e rápido mandar SMS”.

“Trabalhamos há muitos anos com a Zenvia, e nunca tivemos problemas, nunca ficamos sem o serviço devido por problemas técnicos ou indisponibilidade. Sem falar no ganho que temos com o SMS. É muito bom contar com um parceiro assim”. Thaís Clemente, diretora da Sotopietra

Escrito por

Zenvia