Mobile Marketing: 3 Mitos sobre o SMS Marketing

Com a correria do dia a dia, as ações de mobile marketing têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. Por isso, as empresas vêm buscando formas de inovar na comunicação junto ao cliente, em prol do relacionamento e do aumento das vendas, para atingir seus potenciais e atuais consumidores onde quer que eles estejam.

Nesse cenário, o SMS marketing demonstra ser uma excelente ferramenta para esta finalidade, ao possibilitar investimentos mais acessíveis e apresentar melhor resposta do consumidor. Contudo, para que a sua estratégia tenha sucesso, é preciso estar atento ao seu público, como ele se comporta e, claro, nas possibilidades que a ferramenta oferece. Para auxiliá-lo nesta tarefa, selecionamos 3 mitos sobre o SMS marketing para que você entenda melhor como ela funciona e em que deve se atentar antes de implementá-la em sua empresa. Confira:

Não é necessário solicitar permissão para o envio das mensagens de texto via celular

Uma pesquisa recente realizada pela Quanti – Pesquisa de Mercado, encomendada pela Zenvia, apontou que 70% dos entrevistados receberam mensagens SMS de empresas que não concederam autorização prévia para o envio. Dentre eles, 61% consideram esta autorização muito importante e 30% importante, totalizando 91% do total das pessoas que responderam à pesquisa.

Diante disso, nota-se a importância do marketing de permissão para o sucesso de sua estratégia de SMS Marketing. Praticar ações de mobile marketing com respeito ao cliente é fundamental. A mesma pesquisa, contudo, apontou que, para 74% dos respondentes, o simples fato de ceder o número de telefone a uma empresa já é equivalente a conceder a autorização para o envio. Uma importante informação para que você desenvolva ações considerando a relação do consumidor com a estratégia!

Para ações de SMS Marketing não é necessário elaborar uma estratégia

Se você acredita que para desenvolver uma ação de SMS Marketing basta escrever uma mensagem e enviar pelo seu próprio celular, sem nenhuma estratégia, a probabilidade de você não obter resultados positivos ou até mesmo prejudicar a reputação de sua empresa é grande.

Na mesma pesquisa divulgada pela Zenvia, 48% dos entrevistados que demonstraram não ter gostado do recebimento do SMS Marketing. Deles, 26% alegou como motivo não conhecer a empresa. Outras 24% indicaram o recebimento em horário inapropriado. 18% alegaram insistência das empresas no envio, 17% se sentiram desrespeitados por não terem autorizado a empresa a utilizar o dado para contato e 14% não se identificaram com o conteúdo da mensagem.

Por isso, antes de utilizar o SMS Marketing em seu negócio, é preciso elaborar uma estratégia embasada em dados reais de seus consumidores. Certifique-se de que você entendeu o comportamento de consumo e os hábitos pessoais deles para identificar o melhor tipo de mensagem, horário mais indicado para o envio, estratégias de marketing de permissão, atuando de forma menos invasiva, dentre outros detalhes que farão a diferença. Com isso, você trabalhará a ferramenta de forma estratégica, em busca de um maior retorno sobre o investimento, ou seja, melhores resultados para o seu negócio. Faça com que o mobile marketing trabalhe a seu favor!

A estratégia apenas se aplica às médias e grandes empresas

Muitos empreendedores acreditam que a estratégia de SMS Marketing apenas é aplicável às médias e grandes empresas. Se você também acredita neste mito, é provável que esteja perdendo grandes oportunidades de negócio!

As plataformas para envio são simples, o investimento necessário é baixo e a aplicação da estratégia pode ser feita por qualquer um, desde que devidamente orientada a resultados conforme o objetivo da ação. Em caso de um pequeno e-commerce comunicando o lançamento de uma coleção ou de novos produtos, por exemplo, é indispensável trabalhar com um site responsivo, que facilite a visualização pelo consumidor independentemente do tipo de aparelho celular que ele tenha.

Assim, é preciso que você tenha um objetivo claro, independentemente do porte do seu negócio, para utilizar os recursos necessários para ampliar o retorno sobre o seu investimento, que cabe no bolso de qualquer empresa, desde que planejado e mensurado.

Quer conhecer mais sobre a relação do público brasileiro com as ações de Mobile Marketing Baixe o eBook: Consumidor Brasileiro e SMS Marketing e confira os resultados de nossa pesquisa! Você encontrará dicas importantes para o sucesso de sua estratégia de marketing direto via SMS.

Escrito por

Zenvia