blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado mobile
sms-saude-criancas.jpg

SMS de Incentivo: Cuidando da saúde das crianças via SMS

Quando o fenômeno da mobilidade se instaurou em definitivo no mundo moderno, muitas pessoas apontavam que o envio de SMS estaria fadado ao esquecimento. Passado algum tempo, o mobile way of life se consolidou, trouxe consigo uma variedade de recursos e facilidades de comunicação, mas não chegou sequer a ameaçar a supremacia do SMS online como ferramenta de marketing e fidelização de clientes. Muito além disso, esse sistema simples e barato de envio de mensagens de texto vem ampliando seu campo de utilidades à seara do comportamento humano, notadamente, no controle de saúde e bem-estar. É o caso da sua aplicação como ferramenta de apoio educacional às crianças. Muitos não sabem, mas além do SMS corporativo e do SMS marketing existe também o SMS de incentivo.

Um experimento de sucesso: SMS no controle dos hábitos infantis

Chamado na Europa de SMS de incentivo, o envio de mensagens curtas de texto no controle da saúde das crianças foi implementado com sucesso e de forma pioneira por força de uma pesquisa acadêmica, desenvolvida entre a Universidade do Minho, em Portugal e a Universität Heidelberg, na Alemanha. O estudo foi feito com 50 crianças com idades entre 8 e 10 anos e tinha como objetivo estimular os pequenos a ingerirem frutas e legumes com mais frequência, além de gastarem menos tempo na frente da TV ou de computadores.

De acordo com os resultados, as crianças apresentaram mudanças significativas em seu comportamento após apenas 8 semanas de teste. O grande segredo do sucesso no experimento é que as crianças sabiam que estavam sendo monitoradas e recebiam feedback sobre seu desempenho, o que fez com que estas associassem esse controle a um “jogo”, detalhe fundamental que ampliou o engajamento dos garotos.

Como o SMS de incentivo foi utilizado

As crianças foram orientadas a enviarem SMS informando os passos dados ao longo do dia (contabilizados por meio de um dispositivo eletrônico), quantidade de verduras e legumes consumidos, além de tempo total em frente à TV, computador ou consoles de jogos (três variáveis apontadas como as maiores causadoras da obesidade infantil).

A taxa de retorno obtida na pesquisa com as crianças foi considerada alta, em torno de 61%. O objetivo final era modificar alguns hábitos das crianças, estimulando-as a caminharem diariamente, ingerirem mais frutas e verduras, além de reduzirem para menos de 1 hora o tempo passado de forma estática em frente a aparelhos eletrônicos.

A segunda etapa da pesquisa pretende reunir 150 crianças com excesso de peso de 4 escolas de Portugal, no intuito de consolidar os resultados obtidos, além de verificar a eficácia do teste em crianças com sobrepeso. Segundo a Uminho (Universidade do Minho), a obesidade atinge mais de 200 milhões de crianças em todo o planeta.

O SMS como fagulha de engajamento social

A pesquisa citada mostra, mais uma vez, como o envio de mensagens de texto por celular é capaz de estimular o engajamento de um determinado público em torno de um objetivo ou comportamento (ainda que estejamos falando de crianças). O SMS de incentivo é a prova de que a tecnologia aproxima cada vez mais as pessoas.

Isso evidencia que essa ferramenta, que conta com mais de 2 décadas de existência, está longe se ser extinta e pode ser um poderoso instrumento de aproximação humana, com ótimos resultados, inclusive, na área empresarial. Seja na realização de pesquisas, de cobranças, divulgação de produtos, SAC ou o estreitamento das relações com sua clientela, o SMS online é uma ótima estratégia de marketing, que não pode ser desprezada de forma alguma.

 Ficou com alguma dúvida? Quer saber como fazer do SMS empresas um canal eficaz para criar laços sólidos com seus clientes? Escreva para nós e vamos falar mais sobre o assunto!

Tags: Saúde SMS

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS