SEO local: como o Google My Business e outras plataformas afetam o seu posicionamento

As classificações das empresas em Google, Facebook, TripAdvisor ou Yelp afetam o posicionamento. Esse é um dos pontos-chave do SEO local.

Em algum momento você já pensou que as classificações que você recebe em sites como Google, Facebook, TripAdvisor ou Yelp podiam influenciar em seu SEO? Bem, não tenha a menor dúvida de que isso acontece. Atualmente, os mecanismos de pesquisa estão totalmente focados em melhorar o desempenho das pesquisas de empresas de acordo ao local em que nos encontremos. E, nesse aspecto, tudo influencia. Neste relatório, direi o que você precisa considerar e como pode fazer para melhorar todas as suas métricas. Não fique de fora!

Vou lhe contar uma história que provavelmente possa lhe ser familiar de alguma forma:

Você está viajando pela estrada e já é tarde. Seu estômago já não está pedindo comida: está rugindo de desespero. Você decide parar na cidade mais próxima que está a 5 minutos de distância. Você entra na cidade em questão, estaciona perto da praça principal e… qual é a primeira coisa que você faz? Pega o celular para encontrar um restaurante que lhe forneça o alimento que tanta falta lhe faz naquele momento.

Você faz sua pesquisa: “restaurante + nome da cidade onde você está”. E com o que o Google lhe responde? Bem, com um mapa da cidade, vários pontos vermelhos que marcam diferentes lugares onde você pode comer e os três restaurantes mais bem classificados pelo ranking do Google, listados de modo especial abaixo.

Você procura qual é o mais próximo a você, vê se tem uma boa classificação e dá uma olhada no tipo de cardápio que oferece. Tudo parece convincente e lá vai você. O caso é que você está numa cidade desconhecida e ninguém lhe inspira mais confiança do que o Google e suas qualificações na hora de jantar.

É algo que certamente já aconteceu com você, seja com um restaurante ou com qualquer outro serviço que você está procurando num lugar que você não conhece muito.

Bem-vindo à era em que o SEO não importa apenas globalmente, mas onde a notoriedade do impacto local é muito maior do que você poderia ter imaginado. Especialmente se você gerencia suas campanhas com empresas físicas ou oferece serviços localizados.

O que você verá abaixo é um relatório detalhado do que é o SEO local e como esse conceito pode ser muito mais amplo do que você pensava, ocupando até questões como as classificações em sites de avaliação.

Não prestar atenção a esses aspectos pode resultar em menos vendas, pior posicionamento, baixo poder de sua marca e no perigo de ser ofuscado por sua concorrência local. Você vai permitir que isso aconteça?

O que é SEO local?

Se você ainda é um daqueles que acredita que tem que se concentrar mais no global do que no local, você deveria prestar atenção a certos dados. Sobretudo se a sua empresa trabalha com uma loja física (ou várias) e um grande público de sua área de influência.

E os números são simplesmente impressionantes:

  • 60% dos usuários de smartphones fazem pesquisas locais.
  • 46% das pesquisas feitas no Google são para objetivos locais.
  • 78% das pesquisas locais relacionadas a empresas terminam em compras de qualquer um dos produtos procurados em lojas físicas ou online.
  • 50% das pesquisas locais feitas por telefones celulares correspondem à localização de comércios.
  • Pelo menos 18% das consultas locais relacionadas a empresas terminam em uma venda concretizada.
  • 71% dos usuários primeiro buscam informações sobre o comércio na Internet antes de irem fisicamente até ele.

Com tudo isso em mente, você acha que o Google não levaria em conta a proximidade como um fator de máxima importância? Bem, isso é assim mesmo e se faz cada vez mais notável.

Se os usuários direcionam suas pesquisas a situações locais, os resultados devem os mais enriquecedores possíveis para aqueles que estão solicitando esse tipo de informação.

Justamente porque o SEO é algo completamente dinâmico e dependente do que os mecanismos de busca exigem, ele foi capaz de se adaptar às necessidades e ajuda você a melhorar suas vendas localmente. Mas como ele faz isso? Fazendo todo o possível para que suas métricas relacionadas à sua localização sejam aprimoradas.

Bem, é assim. O SEO local é um conjunto de procedimentos criados para otimizar tudo o que tem a ver com a sua localização real propriamente dita e também para segmentar o público local, aquele presente em sua área, como um dos seus alvos.

Entre os benefícios que você obterá fazendo o trabalho de SEO local, você encontrará estes:

  • Você dará ao seu cliente todas as informações necessárias para conseguir localizar você física e virtualmente.
  • Você terá mais visitas à sua loja física, suas redes sociais e seu site.
  • Você vai gerar marca, presença, reputação e confiabilidade entre seus usuários e aqueles que estão prestes a conhecê-lo.
  • Você poderá concretizar mais vendas, dado que receberá mais visitas de todo tipo.

Claro, para isso você precisa de um trabalho abrangente que inclua questões como:

  • Trabalhar no SEO “tradicional” de seu site, incluindo palavras-chave e outras questões relacionadas à proximidade
  • Manter todas as suas informações atualizadas e 100% precisas: nome da sua loja, localização, telefone, e-mail, site e quaisquer outros detalhes.
  • Tente ter a autoridade do seu site o mais alto possível, ganhando menções relevantes e links de outros sites, preferentemente de excelente reputação.
  • Atender seus clientes rapidamente e estar atento a todas as métricas disponíveis.

Mas uma das questões mais interessantes e talvez mais desconhecidas do SEO local é que não basta trabalhar apenas com a precisão de sua localização, as verificações da identidade comercial ou links externos.

Há algo que causa bastante impacto em seu posicionamento e são as pontuações obtidas nas redes sociais e outros sites de grande relevância. E é sobre isso que vamos falar a seguir.

Como as métricas de outras páginas afetam seu SEO local?

89% dos usuários de smartphones usam seus dispositivos móveis para pesquisar algo relacionado a empresas locais pelo menos uma vez por semana. Ou seja, pelo menos 9 entre 10 pessoas fazem isso. Você acha que este é um detalhe pequeno a ter em conta?

Imagine que o Google não pode saber as opiniões das pessoas diretamente. Então, quais parâmetros ele usa como referência no momento de oferecer o melhor para seus usuários nas pesquisas? Pois aquilo que está em destaque nas proximidades.

Como ele faz isso? Tendo em conta uma série de aspectos do SEO tradicional, mas também uma boa parte das condições que têm a ver estritamente com o local. Que melhor forma de fazer isso do que consultando as qualificações do negócio ou empresa em questão. E isso ele faz vendo o que se diz sobre eles em sites de referência, muito bem considerados globalmente e com um grande número de usuários estáveis.

Quais são eles? É claro que o Google Business e as opiniões refletidas nele desempenham um papel muito importante. Mas também o Foursquare, o Bing, o Twitter, o Facebook, o Yelp, o AirBnB e outras plataformas mundialmente famosas são fontes nas quais ele se baseia para ter seu site/empresa mais ou menos em conta no momento do posicionamento.

97% dos usuários pesquisados indicaram que a leitura de críticas sobre este ou aquele comércio, empresa, negócio ou produto acaba gerando alguma influência em sua decisão final. Então … por que não medir essas variáveis ao oferecer o melhor para o cliente?

Vamos ver como o posicionamento pode afetar você em cada um desses casos e o que você pode fazer para melhorar essas métricas e, conseqüentemente, seu SEO.

Google My Business

Você sabia que as três empresas consideradas mais fortes para o Google nas pesquisas aparecem acima 93% das vezes? Bem, é isso. E você tem que fazer todo esforço possível para aparecer dentro desse grupo. É assim que você ganhará um site de relevância única no nível local.

Você precisa criar um perfil comercial no Google My Business, o site específico que o Google possui para que as lojas sejam agrupadas nele e deixem todos os dados específicos de localização. Desde o nome, até a localização, passando pelo telefone, e-mail, horário de funcionamento, site e outros elementos.

A chave ao otimizar o GMB para não ter qualquer tipo de problema com o SEO é simplesmente fornecer as informações com a maior precisão possível. Comece com o ponto de localização do seu endereço, seja natural com o nome que você coloca em sua página e as palavras-chave deixem-nas para a descrição. Não se esqueça de manter atualizados todos os dados referentes ao horário de funcionamento!

As classificações que as empresas recebem no mesmo Google acabam sendo cruciais para a sua empresa e são a primeira métrica exibida quando uma pesquisa local é feita.

Recomendo-lhe a leitura deste artigo sobre o Google My Business. Nele você descobrirá como criar uma página no Google para empresas, como configurá-la e tudo o que você precisa saber para que o GMB não pregue peças em você. Ele irá ajudá-lo muito para que você possa obter todo o benefício possível deste elemento que desempenha um papel fundamental no SEO local.

Estima-se que apenas 44% das empresas tenham iniciado seus próprios procedimentos para aparecer no GMB e, assim, fornecer suas informações com a maior precisão possível. Nem todo mundo faz isso e é fundamental!

Foursquare

Atenção se você usa o Foursquare em sua empresa. Embora seja bastante típico de restaurantes, bares e outros locais onde existe certo tipo de “check-in”, já existem muitas empresas de outras segmentos que possuem um perfil criado. A partir do momento em que você gerou um perfil para o seu negócio, ele é indexado pelo Google e pelos mecanismos de pesquisa.

Por esse motivo, você pode optar por retocá-lo um pouco e torná-lo o mais SEO-friendly possível. Antes de qualquer coisa, coloque a localização com a máxima precisão, já que isso é algo fundamental no Foursquare. Você também pode incluir alguma palavra-chave relacionada ao seu negócio e à sua área, sempre da maneira mais natural possível e na sua descrição do Foursquare.

Em qualquer caso, você deve ter em mente que, embora possa usar esses elementos a seu favor, não é precisamente o Foursquare a plataforma que mais influencia no seu SEO. Mas não se esqueça que é um meio que pode melhorar as visitas à sua loja física e você não deveria negligenciá-lo: 50 milhões de pessoas o usam mensalmente.

AirBnB

Embora não seja um site que possa afetar a grande maioria, todos aqueles que trabalham com aluguéis temporários no AirBnB devem levar em consideração as qualificações que nela receberam e se esforçar para ter as melhores. Não devemos perder de vista o fato de que possui 150 milhões de usuários em todo o mundo.

Por quê? Imagine que alguém esteja procurando alugar um apartamento em uma determinada área. Sua acomodação está devidamente registrada no Google My Business, sua localização é perfeita no Google Maps e você tem um site onde oferece seus serviços. Quando algum usuário faça uma pesquisa, sua publicação no AirBnB provavelmente aparecerá entre as relacionadas.

Você gostaria que aparecesse uma classificação ruim ou medíocre? Ou que sua concorrência tivesse lugares privilegiados? Lembre-se de que o Google sempre tenta mostrar os melhores e é crucial ter uma boa reputação em qualquer uma dessas plataformas.

Facebook (e redes sociais em geral)

É claro que as classificações que o seu site tem no Facebook Business, bem como a quantidade de curtidas que você recebeu, são muito importantes quando se trata de posicionamento. Faça um teste simples e pesquise sua empresa no Google. Você verá que a classificação exibida no site do GMB está encima, logo depois provavelmente venha a sua localização. Mas você perceberá quase imediatamente que o segundo e o terceiro links provavelmente serão do Facebook, Instagram, YouTube ou algum site similar.

Por outro lado, as redes sociais trabalhadas em conjunto (Instagram, Twitter, Facebook, YouTube, etc.) são uma parte muito importante para o seu SEO local. Quanto maior seja sua força nas redes, mais seguidores você terá, mais relevante será o seu site e mais qualificado você s estará como marca, para ter um bom posicionamento.

O Facebook Business é completamente integrado às buscas e ter notas ruins na sua página de negócios é um grande gol contra.

E como manter boas notas? Muito simples: fornecendo um bom serviço, respondendo rapidamente, atendendo bem seus clientes, vendendo produtos de qualidade.

Às vezes, também respondendo as opiniões que você tem em seu site, especialmente as desfavoráveis, você pode resolver o problema que gerou um comentário ruim e pode reverter o deslike que mancha sua classificação. Da mesma forma, se você achar que o comentário é malicioso ou vem da concorrência (algo que, infelizmente, costuma acontecer), você pode denunciá-lo.

Outra questão que vale a pena repetir: os mecanismos de busca se preocupam e muito que a geolocalização do seu negócio seja a mais correta possível. Por esse motivo, se você não sabe como colocar a localização do seu negócio no Facebook, faça isso o mais rápido possível: é super simples e se realiza a partir da mesma guia de Informações da sua página do Facebook.

Por sua vez, você também pode convidar seus clientes e usuários a qualificá-lo para manter sua reputação elevada e com um alto número de opinantes. Não se esqueça, também, que se alguém pesquisar sua empresa no Google, sua classificação aparecerá no Facebook. E se for baixa, ninguém vai querer ir ou terá dúvidas sobre a compra. Se você as conseguir melhorar, sem duvida isso irá ajudá-lo no SEO local.

TripAdvisor

Certamente, mais de uma vez, você procurou um lugar para tomar um café, alugar um quarto de hotel ou simplesmente visitar algum lugar nessa ou naquela área. E você não conseguiu nada relacionado ao TripAdvisor nos primeiros termos? Bem, é muito provável que isso tenha acontecido.

É que esta plataforma se tornou uma tendência total quando se trata de encontrar reviews e opiniões sobre algo. Tente procurar um bar mais ou menos conhecido em sua área. Você verá que a primeira coisa que sai são as classificações do TripAdvisor e um convite para ler as resenhas sobre isso.

Se você trabalha em áreas relacionadas ao TripAdvisor, é fundamental prestar muita atenção às qualificações que você recebe lá. É que, para você ter uma idéia, tem 7,5 milhões de estabelecimentos e atrações dentro de sua extensa base de consultas. E seu fandom é muito opinativo sobre tudo, deixa bons detalhes de suas experiências e ajuda outros que têm que tomar uma decisão no momento de ir comer, se divertir ou conhecer um determinado lugar.

Yelp

Você sabe o que é o Yelp? Bem, é um site de reviews muito popular dentro dos Estados Unidos e da comunidade de língua inglesa em geral. Embora não seja tão forte no resto da América, tem uma base de 100 milhões de resenhas no mundo.

O Yelp, que não é nem mais nem menos que um site de reviews, tem a particularidade de trabalhar com a vida noturna, entretenimento e restaurantes, mas também serviços. Então, se você trabalha com um dentista ou uma empresa de encanamento que deseja melhorar seu SEO local, você não deve descuidar os comentários nesta página.

Como qualquer outro site considerado relevante onde os comentários são deixados sobre o que você vende, o Yelp tem uma relevância importante em sua área e é muito provável que ele cresça cada vez mais.

Também outros sites como o Twitter, o Zomato ou qualquer outro que possa lhe dar entidade, nome e marca têm alguma influência. Em geral, qualquer revisão positiva que você tenha em qualquer plataforma relevante, melhor será para o SEO local de sua empresa.

Você foi comer no local que tinha as melhores avaliações do Google com base na sua proximidade. E você gostou tanto que avaliou, salientou alguns de seus detalhes favoráveis, você também adicionou um comentário positivo no TripAdvisor e até mesmo enviou uma foto do prato maravilhoso que foi servido a você.

Sem perceber naquele momento, você contribuiu para melhorar o SEO local de um restaurante em uma cidadezinha desconhecida. Algo que, de certa forma, foi uma maneira de retribuir os dados bons que o mecanismo de pesquisa lhe ofereceu. Todos saíram ganhando.

Acho que nesse momento já fica muito claro a você a importância de atender à área ao seu redor. Ter uma estratégia de SEO local que inclua atenção às qualificações nessas páginas é, sem dúvida, um elemento chave. Você não acha?

Como melhorar o SEO local?

Atenção! Isso não é tudo por hoje. Vou lhe dar algumas dicas extras para contribuir com suas estratégias locais de SEO.

Além das qualificações, comentários e críticas que você receba em qualquer tipo de rede social ou sites de reviews, há também várias questões relacionadas ao SEO local que você deve levar em conta.

Preste atenção a todos esses truques locais SEO passo a passo e você vai melhorar suas métricas:

  • Registre tudo em detalhes no GMB e no Facebook. Não se esqueça que é o ponto de partida e que você deve ser o mais preciso possível quando se trata de localização, horário comercial de seu negócio, sites, telefone e tudo o que consiga informar.
  • Esforce-se por suas notas. Seja sempre grato quando lhe deixem um bom comentário e se esforce em reverter os negativos. Convide a pessoa que saiu decepcionada para visitá-lo novamente e faz com que ela perceba que aquele foi apenas um dia ruim.
  • Trabalhe bem com as palavras-chave. Há sempre um lugar para colocar palavras-chave no seu site. Estas ajudam muito com pesquisas locais e você deve saber como explorá-las favoravelmente. Faça isso naturalmente e com conteúdo interessante para seus usuários.
  • Gere conteúdo relacionado à sua área. Se você tem um blog ou alguma parte do seu site onde você coloca conteúdo, faça isso o mais direcionado possível à sua área de influência. E não se esqueça de que é um lugar perfeito para colocar palavras-chave atraentes.
  • Tente receber links de outros sites locais. Isso é algo que sempre ajuda a elevar o posicionamento local. Na verdade, links externos são bem-vindos de qualquer lugar, mas se eles são da sua área, isso é algo ainda mais relevante.

E nunca, mas nunca mesmo subestime o benefício que pode dar a você uma ferramenta de marketing conversacional tão poderosa como é Zenvia Conversion.

Você sabe como Zenvia Conversion pode ajudar você a melhorar todas as métricas nessas plataformas? Simples: torna seus vendedores completamente eficazes quando se trata de atender o público e satisfazer os compradores.

Em uma era em que o imediatismo nas respostas é sinônimo de mais vendas e melhor atendimento, você está dando um passo certo, rumo a melhores qualificações no Google My Business, Facebook Business, Foursquare, Yelp e qualquer outro tipo de plataforma que possa influenciar o seu posicionamento local. Zenvia Conversion ajuda você a manter o tempo de resposta aos seus leads abaixo dos 7 minutos.

Você pode ter certeza de algo: você nunca receberá reclamações por atender mal seus clientes ou demorar muito ao fazê-lo, algo muito importante.

Além disso, através da Zenvia Conversion, você pode acompanhar detalhadamente a cada um de seus vendedores, saber quais podem estar falhando e, assim, ajudar a melhorar seu desempenho. Melhor atenção = melhores qualificações locais. Não falha.

CONCLUSÕES: Por que sua reputação on-line é tão importante para o seu SEO local?

 De acordo com estudos realizados pela MOZ, os reviews constituem um dos oito fatores mais importantes na construção do SEO local de qualquer empresa ou negócio que trabalhe com uma loja física ou simplesmente venda um serviço.

Então, mais do que nunca, você deve levar em consideração a importância dos comentários recebidos nos diferentes sites de resenhas em todo o mundo. E também em redes sociais como o Facebook que permitem comentários ou no onipresente Google e seu sistema de classificação.

Naturalmente, todas essas perguntas podem ajudá-lo positivamente, mas elas não serão decisivas se você não trabalhar adequadamente todo o seu SEO de maneira integral. Não adianta ter bons comentários, mas incorrer em práticas consideradas negativas pelos motores de busca.

Mas nunca se esqueça que é muito, muito importante o que estão dizendo sobre o seu negócio na internet.

Basicamente, neste relatório especial que você leu hoje, descobriu o seguinte:

  • Que para o Google e os motores de busca em geral, a questão local é muito importante, já que permite a eles fornecer aos seus usuários a maior precisão possível do que eles estão procurando em sua área.
  • Que você tem que manter perfeitamente ajustada sua localização, seus dados e todas as informações relacionadas ao seu negócio ou empresa. Os mecanismos de pesquisa não querem erros ao fornecer esses dados a seus usuários.
  • Que os reviews que você recebe em sites como o TripAdvisor, o Yelp ou o Foursquare são uma parte importante do seu posicionamento local, pois o Google se baseia neles ao determinar o que mostra a seus usuários.
  • Que para além das questões de SEO, é muito importante manter as qualificações nesses tipos de sites no patamar mais alto possível, porque um grande número de pessoas confia nelas antes de fazer uma compra ou escolher um lugar.
  • Que aplicativos de comunicação omnichannel, como Zenvia Conversion, são muito bons para manter o tempo de resposta aos clientes como baixo, o que é essencial para melhorar as qualificações em qualquer site e ser mais bem conceituado.

O que você está esperando para começar a trabalhar no SEO local do seu site através da GMB, Facebook Business, Yelp, TripAdvisor e outros sites? Faça a sua empresa brilhar em todos os sentidos.

Zenvia API's
Escrito por

Nahuel Gomez