blog-herobg.jpg

BLOGZENVIA

Confira nossas dicas e conteúdos
sobre mercado digital
Novo SMS

RCS: você sabe por que deve investir nesse canal?

Nos últimos anos, se popularizaram várias soluções tecnológicas que facilitam a comunicação entre pessoas e empresas. Estamos falando de chats, emails, redes sociais, centrais de atendimento online, canais de conversas como whatsapp e telegram.

E em breve, poderemos contar com mais um canal de comunicação: o RCS. No artigo de hoje, vamos explicar por que esse modelo já vem sendo chamado de "novo SMS" e como ele pode ser útil no atendimento corporativo, quais são as suas principais funções e potencialidades de uso estratégico, além da previsão de lançamento no Brasil.

O que é o RCS?

Vamos começar pelo básico: RCS é sigla para Rich Communication Services ou, em tradução livre, Serviços de Comunicação Rica. Trata-se de um formato de código aberto desenvolvido em conjunto por várias empresas — a Google é a grande incentivadora das pesquisas sobre o novo padrão.

Assim como no WhatsApp, será possível enviar mensagens de texto, áudios, vídeos e fotos, além de criar grupos e receber notificações de recebimento de mensagens. A diferença é que o RCS vai permitir a transmissão de mensagens multimídia entre celulares, mesmo que eles não estejam conectados à internet. 

Quais são as possibilidades do RCS?

O padrão RCS promete trazer funcionalidades importantes dos mensageiros de smartphones conhecidos, mas de forma simples. Para as empresas, significa mais um canal de comunicação com clientes e leads com baixo custo e alto alcance.

Quer conhecer alguns benefícios que sua empresa pode encontrar na tecnologia? Então continue acompanhando!

Alto alcance

As apostas no RCS são altas e não devem ser desconsideradas, principalmente quando um dos apostadores é uma gigante como a Google. Já que o formato foi pensado para ser utilizado de forma nativa nos smartphones, ele deve ser um recurso de fábrica desses aparelhos já nos próximos anos.

O alcance, portanto, é enorme. O WhatsApp, por exemplo, precisa ser baixado por cada usuário e muitos evitam o app ou preferem outras soluções. Com o RCS, no entanto, essa fragmentação de usuários não vai existir, já que, em tese, qualquer aparelho poderá enviar uma mensagem rica em um aplicativo já pré-instalado.

Conteúdo multimídia

Enviar mensagens com imagens, áudios e vídeos aumenta o leque de possibilidades da equipe de comunicação empresarial. Embora seja poderoso, o texto pode não ser suficiente para atrair a atenção de um grande número de pessoas ou não ser ideal para determinados tipos de ação.

Com o RCS, por exemplo, será possível avisar aos clientes fiéis sobre o lançamento de um novo produto, já com as imagens do item. Também será possível enviar conteúdo não restrito ao marketing, como confirmações de reserva ou mesmo passagens de avião.

Mais interatividade

Um canal que permite a troca de mensagens ricas não pode ser utilizado para o envio de spam. Com o RCS, é possível construir diálogos reais com consumidores, inclusive recebendo feedbacks instantâneos ou solucionando os problemas dos clientes de forma rápida e discreta.

O RCS permite a criação de grupos, ou seja, é possível enviar mensagens para várias pessoas rapidamente e sempre de acordo com os interesses do consumidor. Além de ajudar na comunicação com o público, a funcionalidade também pode ser utilizada pelas equipes, melhorando a troca de informações internas.

Quando teremos o RCS no Brasil?

Por aqui, algumas operadoras estão empenhadas no desenvolvimento do RCS. Elas contam com o apoio da Google, que disponibiliza a sua estrutura na nuvem para a implementação da tecnologia, por exemplo. A ação faz parte de um grande plano da empresa, que visa universalizar o RCS em todos os aparelhos com Android — que é o sistema operacional de smartphones mais utilizado no mundo.

A implementação do sistema no Brasil é recente e ainda deve demorar um pouco, mas a intenção é que se comece a disponibilizar esse formato já no primeiro semestre de 2018.

Além do RCS, existem diversos canais e formas de comunicação que serão tendências nos próximos anos. Você pode conhecê-las neste post.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Fique por dentro e confira as nossas dicas sobre o mercado mobile e interação digital.

New Call-to-action

POSTS MAIS LIDOS