3 formas em que um chatbot ajudará você a qualificar leads

Contar com um CHATBOT para qualificar leads é uma ferramenta fundamental para se destacar da sua concorrência.

Usar CHATBOT para QUALIFICAR LEADS é uma ferramenta fundamental para se destacar frente a  sua concorrência.

Quando o filme “O Exterminador do Futuro” estreou, a ideia de um robô que se camuflava entre a população era fascinante e futurista. Talvez uma das coisas mais memoráveis sobre aquele humanoide foi a habilidade de escanear cada pessoa que conheceu e saber todas as suas informações.

Algo que na época parecia muito louco e distante, hoje é possível através do machine learning e as inteligências artificiais.  

 chatbot-calificacion

Um chatbot pode não ter o carisma de Arnold Schwarzenegger, mas será capaz de identificar quais leads terão a capacidade de se tornarem clientes de longo prazo.

Por que qualificar leads com um chatbot?

A classificação de chumbo tem sido um processo manual ao longo da história das vendas comerciais, consumindo muito esforço, tempo e dinheiro das empresas para encontrar os clientes certos e oferecer seus serviços.

Mas com a implementação de um chatbot, as chances de classificar seus leads aumentam de forma automatizada.

Com o objetivo de aprimorar suas estratégias de marketing conversacional, os agentes de vendas e atendimento ao cliente poderão dizer adeus às tarefas repetitivas e concentrar sua energia em ajudar futuros clientes no longo prazo.

Existem três pontos básicos que a implementação de um chatbot para qualificar ofertas de leads:

Expande a base de clientes

Tendo um canal de comunicação disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, mensagens de potenciais clientes serão atendidas sem falhas.

O atendimento a todas as mensagens permitirá que você tenha um maior alcance de leads e obtenha mais informações e feedback para o seu banco de dados.

Monitora informações de clientes

A resposta rápida é uma solução para a retenção de clientes de curto prazo. Mas se realmente queremos fazer essa visita a um cliente de longo prazo, precisamos obter o máximo de informações possível.

O chatbot não só conversará com os usuários, mas também armazenará as informações para essas interações e poderá digitalizar o contexto: se você já tiver um item em seu carrinho de compras, ou se você for contatado por uma rede social, você poderá obter informações sobre seus interesses e hobbies.

É principalmente neste ponto onde o chatbot será capaz de obter informações suficientes para classificar o lead. Lembre-se que sem informações não há classificação ou pontuação de chumbo.

Aumenta o engajamento

Além da classificação que você pode obter, a resposta rápida e apropriada que um chatbot pode dar às consultas dos visitantes aumentará positivamente a experiência do usuário.

E isso resultará em um aumento no engajamento, necessário para a construção de uma forte carteira de clientes.

Mas também, com as informações obtidas do prospecto, o chatbot também pode identificar o ponto da jornada do comprador onde este visitante está localizado. Permitindo que o prospecto se concentre melhor nos recursos para conseguir uma venda segura.

Exemplos de implantações de chatbot bem-sucedidas incluem Dominos, Uniqlo, Kayak.

 chatbot messenger

 

Aumente sua estratégia de Mídia Social

Todos esses benefícios que um chatbot lhe dará também são aplicáveis às suas redes sociais.

Ou seja, ao criar um chatbot para WhatsApp ou um chatbot para o Facebook Messenger, você poderá manter uma comunicação proativa com seus seguidores ou potenciais clientes.

Falamos de atenção constante, fluida e uma personalização de respostas baseadas na coleta de informações e insights. Coletar feedbacks ajudará você a saber com mais precisão onde direcionar seus recursos financeiros.

Saiba mais estratégias de marketing conversacional com o Whatsapp.

Como criar um chatbot para WhatsApp ou Facebook Messenger com Zenvia Conversion?

Agora você deve estar convencido das melhorias que a integração de um chatbot pode trazer para o seu negócio. Segundo a Accenture, 57% dos empreendedores concordam que os bots conversacionais proporcionam um grande retorno sobre o investimento.

Mas criar um chatbot do zero parece uma coisa complicada. Então, como podemos fazer isso?

Contratar o serviço Zenvia Conversion não só você não precisa se preocupar com o desenvolvimento tedioso e complicado que vem com um chatbot. Você também pode contar com os outros serviços que o Zenvia Conversion oferece para melhorar suas plataformas digitais e a comunicação delas:

Integração do Chatbot com Facebook Messenger e WhatsApp

Zenvia Conversion é aprovado como um dos provedores oficiais de Whatsapp, para que eles possam instalar seu novo chatbot de forma automatizada para que você só tenha que se preocupar em começar a receber as vantagens e benefícios de seu uso.

Omnichannel

Outra qualidade que leva muito valor na experiência do usuário é a capacidade de acessar a comunicação a partir de seus canais favoritos.

Sem a integração correta desses canais, você deve ter vários agentes para monitorar cada um deles. Que é um desperdício de energia e recursos.

Ao contratar o Zenvia Conversion, certifique-se de ter todos os seus canais conectados à mesma plataforma a partir da qual você pode monitorar as atividades.

Distribuição de Leads

O chatbot Zenvia Conversion tem a excelente função de redirecionar automaticamente seus leads para um agente que pode lhe dar atenção personalizada para fechar o negócio.

Leia Também: 

zenvia conversion
Escrito por

Nahuel Gomez