O pecado de não ligar para os seus clientes pelo telefone

Não chamar os seus clientes pelo telefone no primeiro contato pode ser um grande erro. Entenda os motivos!

Uns dias atrás, um cliente de São Paulo nos perguntou se era melhor enviar um e-mail como primeira forma de contato às consultas que sua empresa recebia (em vez de realizar uma chamada telefônica). De acordo com ele, já que os clientes estavam consultando por canais digitais, seria lógico que fossem respondidos primeiro pelo computador. Parece fazer sentido!

No entanto, não chamar todos os clientes pelo telefone no primeiro contato pode ser o erro mais caro que sua empresa comete. Nesse artigo explicamos porque.

1) A conversão pelo telefone como primeiro contato é quase 15 vezes mais eficiente que outros canais

De acordo com um estudo da Salesforce, a chamada telefônica é até 15 vezes mais eficiente que os canais assíncronos (e-mail/SMS/WhatsApp) para começar a venda. Isso ocorre pois as chances de receber uma resposta são mais altas, logo a probabilidade de vender aumenta. (Vale destacar que 57% dos e-mails enviados pela empresa são descartados como SPAM!).

2) A maior parte dos clientes fornece seu número de celular privado

De acordo com uma análise recente da nossa empresa no mercado argentino, quase 90% dos telefones registrados nos formulários (leads) corresponde a celulares pessoais. Em outras palavras, o cliente tomou o tempo e a confiança de compartilha seu número pessoal com sua empresa. Por que não chamá-lo?

3) A chamada pelo telefone permite o contato em tempo real, bem no momento em que o cliente está pensando na compra

Uma pessoa acabou de deixar seus dados para ser contatado e está agora mesmo em frente ao PC analisando o que fazer. Qual o melhor momento para chamá-lo senão agora mesmo? A chamada é a forma de surpreendê-lo com uma resposta instantânea e pessoal.

4) Quase a metade das vendas são realizadas com a empresa que responde ao cliente primeiro

Segundo uma análise recente do Hubspot, os negócios que respondem antes aos pedidos de contato canalizam entre 30% e 50% das vendas que esses clientes realizam. E adivinha quem é o primeiro a responder? Aquele que liga primeiro!

Por essas razões, a chamada telefônica imediata é o canal ótimo para transformar leads entrantes em vendas. E a maneira de otimizar sua inversão em marketing é tentando chamá-los a todos, em segundos.

pecado.jpeg

Isso não significa que o seguimento de um cliente não possa ser feito por outros meios, obviamente. Na verdade, recomendamos adequar-se ao canal de preferência do cliente, depois da primeira interação.

Mas na hora de começar o contato, não tenha dúvidas: faça com que seus vendedores liguem rapidamente, ou o seu concorrente o fará!

 

Zenvia API's
Escrito por

Nahuel Gomez